Slider

Flor de Lis vence Festival da Canção 2009 e representa-nos em Moscovo

RTP Mobile - Emisso Web_3_.asf_0002

Já no final da votação nacional se tinha percebido que não seriam as muitas entrevistas e aparições públicas que salvariam a Lucy.
O júri nacional deu a preferência à canção "Todas as ruas do amor" em 14 das 20 sedes. Os resultados atiraram a esperada favorita Luciana Abreu aka Floribela para a desconfortável, mesmo quando ainda se esperava o resultado do televoto, sétima posição, o que mostrou logo à partida que “No you can’t!”, a não ser que algo de muito diferente acontece-se, o que não sucedeu.
O televoto nacional, mesmo dando a vitória à favorita, confirmou uma certo preferência peça canção que acabou por se sagrar a grande vencedora da noite, que com os 12 pontos nacionais e os 10 do televoto somou 22 e se sagrou vencedora incontestada, tendo em conta as regras da selecção deste ano, o nosso amigo numa vezes, nosso inimigo noutras, 50/50.
Aqui fica a classificação final (primeira coluna resultado nacional, segunda o televoto, terceira a soma de ambos):

fc2009_final2 copy

E assim, a melodiosa, calma, tradicional mas moderna, que toca muito no portuguese style e na world music premiada, “Todas as ruas do amor”, defendida por Flor de liz terá o direito a representar Portugal no Festival da Eurovisão 2009, que se realiza em Moscow, mas também a duríssima responsabilidade de pelo menos igualar o excelente resultado que “Senhora do Mar” alcançou em Belgrado…

Aqui fica a nova canção do nosso orgulho:

35
( Hide )
  1. Anónimo00:18

    YESSSSSS!!! E GANHOU A MELHOR MÚSICA!!!!!!!! GO GO FLOR-DE-LIS!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:24

    É a justa vencedora.
    Uma canção simples, com uma melodia harmoniosa que apela à nossas tradicionais raízes.
    Boa sorte para Moscovo e Cuidem um pouco mais a apresentação em palco.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:29

    Antes de mais Parabéns a Flor de Lis pela bonita musica, espero é mais trabalho a todos os niveis para a eurovisão pois o que lhes safou foi mesmo a musica o resto é tudo muito pobre.. se for assim mais val ficar por cá... é a minha opinião..

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:35

    É boa, sim, mas é a cópia de um anúncio de um banco ou de uns seguros que irei descobrir e enviar para este site para que possam comparar... E não, não apoiava a Luciana Abreu, antes que me acusem de tal!

    ResponderEliminar
  5. Uma canção deveras agradável. =D

    Aposta muito boa.
    Espero, no entanto, que melhorem a performance em palco, ao nível da representação. Senão, duvido que facilmente cheguemos longe.

    Interpretação Musical 5*

    Parabéns Flor-de-Lis

    ResponderEliminar
  6. Anónimo00:37

    exactamente.. ha q trabalhar a imagem da banda... e espero q ela nao faca aquelas meias voltas em palco -.- e caso a entrevistem em moscovo ela q saiba dizer qq coisa... nao faca o q fez no festival e dizer q nao conseguia falar...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:51

    E assim foi mais um festival da canção, que este ano contou com algumas particularidades.
    E, desculpem dizer, mas este ano o festival foi mais fraco que o de 2008 na sua globalidade. Músicas mais fracas, efeitos especiais nulos e planos de camara absurdos (mas quem é que filmou este festival meu deus... que falta de profissionalismo!), até a Sílvia Alberto este ano parecia que tinha tomado qualquer coisa com muito vodka (juntamente com o colega que estava na green room. Enfim, uma pena... e depois veio a votaçao dos distritos...
    Eu gosto muito da musica vencedora, tem boa sonoridade, muito portuguesa, mas a prestaçao em palco foi algo decepcionante... e lá continuamos nós num pais onde não percebem o verdadeiro objectivo da eurovisao neste momento que é mandar uma gaja boa com uma popalhada etnica que chame o olho para as mamas e nao para a musica... e de facto, quem tinha isso era a luciana e o juri foi implacavel (até demais)... o publico la votou pela popularidade ou nao temos que admitir que a unica musica com pendor eurovisivo era a da nucha... mandar uma segunda tentativa de "o meu coraçao nao tem cor" parece-me chover no molhado mas enfim... destaque para os lugares algo exagerados das cançoes de francisco andrade (criançada total) e nuno norte (quem é que gostou daquilo!!) e o facto das tayti nao se mexerem naqueles vestidos... fica para o ano portugal! ... mais uma vez...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:52

    Terminado o festival, eis que se me oferece partilhar convosco algumas reflexões:

    1. O festival voltou a perder em qualidade, interesse musical, espectáculo cénico, capacidade de entretenimento e preservação da memória histórica da música portuguesa. Quando as únicas reminescências que temos de músicas de outros tempos são meras coreografias expresso "De Camillis", sem grande interesse, chegamos à conclusão que o espectáculo não é pobre de recursos, mas sim em ideias, criatividade e inovação - Algo aliás já constatado no inenarrável "A Melhor Canção de Sempre", que nada dignificou e só srviu para preencherduas horas de espaço em branco no alinhamento da RTP;

    2. A votação do júri regional, ainda que justificada por critérios de apreciação técnica e avalizada por profissionais do meio tornou-se um fastidioso exercício de queima de tempo e antena, trazendo à memória, na época da informação sem fronteiras, à distância de um click e a velocidades antes impensáveis, a imagem de um festival salazarento, ligado por telefones e linhas cruzadas, a pessoas sem o mínimo de noção do que é estar em directo na televisão.

    3. A ausência da Vânia Fernades, digníssima representante de Portugal no ESC2008 foi imperdoável, até porque se a acnção dela é a "melhor de sempre", também se deveu à sua brilhante prestação. Além de que a Teresa Radamanto parece um autómato que canta todas as músicas de forma standartizada, de goela muito aberta, ao melhor estilo de uma tal de Celine Dion. Far-se-ia justiça se,agora que vamos entar numa fase de pré-ESC convidassem a jovem madeirense para umas actuações no canal público.

    4. O Festival, depois da edição do ano passado, em que esteve acima da média dos últimos anos, voltou a ser uma imensa desilusão. Um desfile de imitações, prestações mais ou menos esganadas e pseudo-feestivalices de Leste. A prestação de Luciana Abreu foi o paradigma de que a fama, a beleza e potencial vocal não chegam. A canção era de facto medíocre, e o coro péssimo, ao ponto de nunca se perceber um escorreito "Yes, we can". A própria performance deixou a desejar, pelo menos usando como termo de comparação todas as actuações que se têm visto da Luciana Abreu.

    Ressalvas feitas, ganhou a menos má. Não sou fã incondicional da música, creio que necessita de mais arranjos, de uma voz mais trabalhada, de maior entrosamento em palco, de uma performance mais solta, desinibida e afinada, de um melhor guarda-roupa, de instrumentos com mais sonoridade, de uma promoção forte fora do território nacional.

    A Sílvia Alberto mais uma vez agarrou o leme de um espectáculo morno e sem grande emoção, mas cumpriu na perfeição o papel de anfitriã que se lhe exigia.

    Posto isto, e apesar de achar que taé ao ESC2009 há um longo caminho a percorrer se quisermos passar da semi-final, muitos parabéns Flor de Liz, e VIVA PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo00:54

    Desculpem mas onde escrevi Nucha queria dizer luciana... desculpem o engano...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo00:59

    Discordo quando dizem que os Flor-de-Lis têm que melhorar a performance em palco! E adoro aquelas voltas e oxalá ela as faça em Moscovo.

    O que tem de mudar são as roupas. O resto está bem. Simplicidade é o segredo.

    Adorei a banhada na Lucy que mais uma vez provou que a voz não presta, falta-lhe amplitude melódica (não a dos berros, claro).

    ResponderEliminar
  11. Anónimo01:09

    Já agora, queria apenas dizer que o texto longo (em pontos) decorre apenas da minha opinão pessoal e que gostava que digam se concordam com os meus comentários.

    Hugo Luís

    ResponderEliminar
  12. Anónimo01:11

    hugo, concordo a 200% !!!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo01:13

    Mas a Luciana Abreu a única coisa que faz bem é berrar... alguém consegue indicar-me uma música que ela cante sem berrar... de certeza que nao foi a deste ano...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo01:16

    ponham os olhos na vizinha espanha... aquilo sim, é a eurovisao do presente, é daquele genero de musicas q tem sempre um lugar no podio da eurovisao...

    http://www.youtube.com/watch?v=dYwPvDvsGPM&eurl=http://www.oikotimes.com/v2/index.php?file=articles&id=5259

    ResponderEliminar
  15. Anónimo01:25

    A música da Espanha não vai longe. Estilo muito batido, à boa maneira Turca que não vai convencer ninguém.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo01:45

    eu quando ouvi a musica da espanha tb me lembrei logo da musica ao estilo da turquia e tb pensei q ja tava mais q batido... mas se virmos os resultados do ano passado... greece, armenia e coisas assim estap nos primeiros lugares, é isso q a europa quer... o problema d portugal é q ta sempre preocupado com musica tipica, ok concordo, mas honestamente acham q a europa quer saber disso??? a europa quer é uma musica q ponha toda gente a bombar, é q ainda por cima as pessoas votam na flor d lis e dps ainda dizem.. exelente musica, podemos nao passar da semi final mas pelo menos dignificamos o pais... enfim... os portugueses ja entram logo pra perder so com este tipo de pensamentos... é por isso q portugal nunca vai ganhar a eurovisao. livrem-se la desse cavaquinho e acordiao do tempo da minha avo. ACORDEM PARA A EUROVISAO DO PRESENTE!!! nelly furtado ou santamaria.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo02:02

    Até para o ano Portugal!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo03:47

    gosto quando criticam a luciana abreu... mas sim... era a única digna representante de portugal este ano... luciana... não ligues às más bocas... é tudo inveja de alguém que está lá quando quer... mas pronto... flor-do-lis... boa sorte para a eurovisão. representem portugal à máxima dignidade.
    André Rodrigues

    ResponderEliminar
  19. Anónimo10:07

    infelizmente a luciana nao ganhou......enfim....tive pena....espero que esta cantora saiba nos representar......muita força...a musica decerteza que nao incentivará muito o juri no festival...pois nao é muito mechida nem nada...é tipo a senhora do mar que nos representou o ano passadpp

    ResponderEliminar
  20. Anónimo10:17

    Para o Senhor Anti Lucy , não vale a pena procurar, porque os melomanos fãs europeus da eurovisão já estudaram o segredo da sonoridade dos flor-de-lis, (musica muito aplaudida além fronteiras)Ora bem, o anuncio a que se refere não é de um banco nem de uma companhia de seguros, é da EDP o tão afamado tema OVER THE RAINBOW e para apurar ainda mais a melodia tem umas pitadas de TORN de Natalie Imbruglia ( 2 musicas eternas, imortais e sempre presentes nas nossas vidinhas) curioso não???? porque será que ganho? Pergunto eu satisfeito da vida com a nossa musica vencedora...mesmo que fique em ultimo na semi final orgulhar-me-ei sempre das minhas raizes neste ESC2009.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo11:38

    Flor de lis esqueçam, bonita para os portugueses, mas na europa é engolida por tubarões como grécia, turquia opu ucrânia. não keria dizer isto mas duvido muito k passemos a semi-final. a canção não é nada de mais, falta-lhe o brilho, a vida e a força que as musicas pra eurovisão precisam. por este sentido, penso que a musica da luciana ou da nucha, apesar de não serem nada de mais tem uma presença em palco muito forte, que fica na memória, porque é esse o objectivo da eurovisão que depois de 2h de muitas musicas as pessoas ainda se lembrem dakela em específico, o k ñ acontece com flor de lis.
    espero k o grupo trabalhe mto pk vão precisar pk ontem foram das piores presenças em palco, com a cantora a denotar medo em palco, estando pouco á vontad, em moscovo será mta + gente.

    por ironia, a melhor actuação da noite foi da teresa radamanto com a canção do ano passado. pk será? Andrej babic: autor da musica, croata logo com outra visão da eurovisão, mto + competente do que kalker profissional da musica em portugal. no proximo peçam para ele fazer uma nova canção e talvez repitam a vitoria do ano passado!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo11:40

    Estou chocado e perplexo com tudo o que aconteceu...
    Antes de mais, o Festival RTP da canção deste ano foi uma auténtica vergonha digna de um país fraudulento. Foi um festival desastroso se interesse nenhum. As músicas, à excepção de 3, eram um piada sem qualidade nenhuma para nos representar lá fora. Os votos regionais são uma auténtica palhaçada, e já se verificou que dão as notas mais altas às paupérrimas músicas com sons portugueses ( sejam elas boas ou más ). Este ano temos então flor-de-lis a representar-nos. Vou ser muito sincero, era a minha segunda escolha. Por amor de deus, mudam radicalmente a vossa postura no palco porque foi uma anedota perfeita.....
    Bem, nem sei o que mais dizer, sinceramente...estou muito desiluido com isso tudo

    ResponderEliminar
  23. Anónimo22:24

    Flore de Liz??!!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo00:52

    Honestamente, gostei imenso deste festival. Acho que a votação lhe deu outro dinamismo, apesar de ser longa, ao menos não deu a impressão que a RTP estava a querer despachar o Festivaal em 1h30 para se livrar de um fardo, como aconteceu nos outros anos. Flor de Liz: muito bonita a música, má presença em palco, muito monocórdica... por muito que digam que está a ser muito aplaudiada lá fora, não vai passar da semi-final.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo01:51

    Luciana Abreu, a eterna vencedora!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo10:31

    O povo é que mais ordena. Luciana é a vencedora!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo13:45

    Flore? Não sabem ler o q escrevem?

    ResponderEliminar
  28. Anónimo13:51

    Apesar de não estar inteiramente certa do sucesso dos Flor de Lis no ESC, acho que foi a melhor aposta. Concordo que o guarda roupa necessite de ser revisto, a ocasião e o género musical exigiam que a interprete usasse um vestido. Gostei do acessório que usou no cabelo. Quanto á prestaçao vocal, gostaria que no ESC esta se aproximasse mais d versão em estudio, ou seja uma voz mais suave e doce, com os sons dos instrumentos quase a sobreporem-se. Boa sorte em Moscovo!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo14:01

    Quanto á musica da Luciana Abreu, a minha segunda escolha, acho que desiludiu imensamente. Aquela pseudo-coreografia era do mais básico que existe, até o meu sobrinho de 3 anos seria capaz de repeti-la após uma unica visualizaçao... Penso que com uma forte coreografia (por parte dos rapazes, nao necessariamente da parte da Luciana), o resultado final seria mais cativante. Também não entendi o guarda roupa...Entendi que estava toda a gnte a espera q ela aparecesse com um mini-vestido, e que desta forma ela surpreendeu, mas não creio que a roupa se adquasse á cançao em causa...
    a prestaçao vocal é irrepreensivel, mas a cançao torna-se demasiado repetitiva, sobretudo aqueles "oohhhhh"....
    Enfim, se ela tivesse tido em palco a originalidade e a imaginação que Nuno e Fabia tiveram (sem ser no mesmo genero, obviamente), talvez teria votado nela.
    De qualquer forma acho que a votaçao do juri foi despropositada... é incrivel que "voar é ver" ou "lua sem luar" fossem muitissimo mais votadas do que este "yes we can"...

    ResponderEliminar
  30. Anónimo14:02

    Fiquei om uma dúvida que me deixou inquieta... O que aconteceria em caso de empate entre a votaçao do público e do juri?????

    ResponderEliminar
  31. Anónimo14:42

    O povo, para quem apregoa que ela foi a vencedora do publico, lembrem-se que a votação telefónica só terminou quando a votação do juri já estava mais que conhecida e desvendada. Acredito que muitos como eu, com o andar da carruagem a favor dos MÚSICOS Flor de Lis nem sequer se acharam na necessidade de votar. Pois só um enorme azar, o de ficar em 8º lugar na votação telefónica é que eventualmente daria empate com a luciana, e entrariamos naquela situação embaraçosa de 2006 com as non-stop vs Vania oliveira (por acaso musica de carlos coincas também e que eu muito aplaudi!)
    Agora o que interessa é apoiar Todas as ruas do amor, pois lá fora, e basta consultar sites da especialidade, eles adoram a nossa música, não chega +para aprender-mos com as Marizas e Madre Deus? e que tal começarmos por sermos os 1ºs a darmos valor ao que é nosso!
    Ganhar o ESC não ganha, mas que vai dar que falar e cantarolar lá isso vai!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo19:16

    Luciana é a vencedora!

    ResponderEliminar
  33. Anónimo01:16

    Uma cançao esquecivel.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo01:36

    rodrigo, uma coisa é os fans e esses sites especializados q pessoas como nos frequentam, outra coisa sao aquelas pessoas sentadas em casa a verem o festival em directo e a pegarem no telefone para votar.. o q se diz sempre nesses sites nunca bate certo, exemplo disso, a cancao suica e sueca do ano passado eram as favoritas e a suica nem passou a semi final.. e ja pra nao falar em anos anteriores, isso das pools nunca bate certo.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo12:39

    Na minha opinião a melhor música era a da Romana. Esta sem dúvida uma canção com cheirinho a Fado e com uma voz poderosa, embora os problemas técnicos e cantar em segundo lugar a tivessem prejudicado.
    Quanto aos Flor-de-lis, a música é boa, mas a voz da intérprete é muito fraca. Desconfio que passe à final.
    Portugal nunca ganhará o Eurofestival, porque a RTP e os júris nunca irão deixar canções do estilo da Espanha, Azerbeijão ( K entram à primeira no ouvido), participar nem ganhar o Festival RTP. Enquanto houver essas mentalidades antiquadas à frente do Festival Português, não vamos lá...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.