Slider

Impressões do ensaio de hoje


O lugar é agradável e o ambiente descontraído e de diversão. O palco tem ecrã central e vários LEDs laterais. De um lado o logo da RTP do outro o da edição 2008 do seu Festival da Canção.
A descrição que se segue é subjectiva e pessoal. Reflecte a opinião do redactor presente no ensaio e que ouve pela primeira vez, ao vivo, as 10 canções a discurso. Antes de qualquer outra coisa, dizer que o lote de temas que verão amanhã é globalmente superior ao do ano 2007 e mais homogéneo.

Canção nº 1 – “Em Água e Sal”
Marco tem uma voz muito interessante e defende muito bem o tema. Há algo nesta canção que remete para o fado mas nao estamos perante um fado típico. Palavra de destaca para a beleza do som das guitarras e para a qualidade da letra.

Canção nº 2 – “Cavaleiro da Manhã”
Trata-se, de facto, de uma canção alegre e bem-disposta. O instrumental é atraente e a canção joga bem com as diferentes nuances do português falado no velho continente, em África e no Brasil. Realce para a presença da gaita-de-foles que empresta ao tema uma sonoridade bastante agradável.

Canção nº 3 – “Por ti, Portugal”
O tema surpreende pela excelente interpretação dos 4 elementos e dos coros. Quem espera algo de demasiado nacionalista pode ficar descansado. Não é o caso. É um tema atractivo ao estilo hino que pode ter sucesso na lide eurovisiva.

Canção nº 4 – “Porto de Encontro”
Joana Melo no seu melhor em termos vocais e de presença. A interpretação começa por ter laivos de fado suportada num ambiente mais techno mas vai se libertando do estilo fadista, aligeirando. Boa orquestração para um final literalmente de “arrepiar”.

Canção nº 5 - “Senhora do Mar”
Balada intensa e dramática. O tema explora a voz da Vânia e a Vânia explora o dramatismo transmitido pelo instrumental. O coro entra de uma forma vigorosa na canção elevando o dramatismo, quer do ponto de vista cénico quer vocal. Um final vigoroso põe fim à canção que não deixa ninguém indiferente na sala.

Canção nº 6 – “Do Outro Lado da Vida”
Mais um tema muito forte. Vanessa interpreta de forma impressionante um tema com um quê de Broadway graças à garra com que a intérprete agarra na canção. É um tema bastante mais "fácil" que o interpretado o ano passado pela Vanessa. Vai certamente agradar aos fãs de baladas modernas.

Canção nº 7 – “Canção Pop”
Ricardo está bem solto como exige uma canção ao estilo pop. É um tema com uma sonoridade actual, agradável de ouvir, nas simples. O intérprete brinda-nos com um daqueles momentos musicais que poucos conseguiriam executar, mas talvez se esperasse algo de mais exigente.

Canção nº 8 – “Obrigatório Ter”
Com excepção das duas fortes baladas, é talvez, o tema mais ao estilo eurovisivo. É um tema divertido sobre a alegria de viver. Em palco, Alex vive alegremente e partilha essa alegria com o coro. Fica bem no ouvido e é dos temas a concurso mais facilmente trauteável.

Canção nº 9 – “O Poder da Mensagem”
É um tema que pode surpreender. Tem partes interpretativamente bastante bem conseguidas, com um instrumental eficaz e o que, secundado, por uma encenação bem pensada (com direito a fitas tipo ginástica artística) pode funcionar junto dos telespectadores.

Canção nº 10 – “Magicantasticamente”
Uma entrada de rompante a anunciar a festa! O estilo é peculiar e tanto pode agradar muito como ser rejeitado facilmente. Certo é a agradável postura dos 3 jovens intérpretes que, seguros e absolutamente descontraídos, conferem um charme interessante ao tema. Uma boa forma de acabar o desfile.

Medley
Mostra, acima de tudo, a boa disposição reinante. Alguns momentos bastante bem coreografados pautados por boas interpretações dos concorrentes.
4
( Hide )

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.