Slider

Sérvia em clima de instabilidade

Fontes: Azeri Press Agency, AFP

Durante o dia de hoje, os territórios da Sérvia e do Kosovo começaram a viver um clima de instabilidade, com ataques civis, isolados e sem ligações entre si, a órgãos oficiais de ambos os estados, bem como a edifícios diplomáticos externos. Esta situação preocupante, causada pela declaração unilateral de independência do Kosovo no passado Domingo, não reconhecida pela Sérvia, apesar de pela maioria da diplomacia internacional, incluindo a União Europeia, coloca todos os eurofãs, mais do que nunca, de olhos postos em Belgrado, cidade que irá receber de 20 a 24 de Maio o Festival da Eurovisão deste ano.
Há poucas horas, em declarações à Azeri Press Agency, do Azerbaijão, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia tenta acalmar as hostes e explica que o ESC2008 não está em risco, que aquele ex-estado jugoslavo está preparado de receber o certame e que todas as condições de segurança serão asseguradas. A Sérvia vai realizar o Festival da Eurovisão!
Mas é da UER que o silencio deixa algumas dúvidas em vários fóruns mais alarmistas, uma vez que ainda não foi, até ao momento, feito nenhum comunicado oficial sobre a situação agravante a cada minuto, o que deverá acontecer nos próximos dias, caso as forças da NATO, onde Portugal tem um contingente de mais de 200 homens, não conseguirem controlar a situação.
A verdade é que a é que a declaração de independência já fez os primeiros estragos no mundo eurovisivo, mesmo que ligeiros. A RTS, televisão pública sérvia e organizadora do ESC2008, deu a conhecer ontem que a data da final nacional seria adiada para data a anunciar mais tarde.
O escportugal.pt.vu vai continuar a acompanhar a situação, desejando que boas notícias surjam nos próximos dias.
2
( Hide )
  1. Anónimo11:49

    Hola amigos, en España esta sucendiendo algo que nunca habia pasado en un proceso de seleción, este año se eligen 5 temas para la final através de la web www.myspace.com/eurovision2008 y lo que parecia una forma segura y legal de elegir al representante español para Belgrado 2008, se ha convertido en un descontrol incontrolable, votos masivos desde un mismo ordenedor, canciones que no duran ni 2 minutos, votaciones que nunca llegan por que no se validan los e-mail de los internautas y a todo esto si le sumamos el pasotismo de RTVE lo que queda en una autentica chapuza, espero que en este web vuestra se llegue a publicar algo de lo que estamos sufriendo los Españoles, moito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:17

    Será triste para os todos os eurofans se houver o cancelamento do evento devido a questões políticas mal resolvidas.
    Restam-nos alguns meses de esperança para que as hostilidades se dissipem. Caso contrário temo pelo pior.
    Vai ser curioso ver a influência deste acontecimento politico com as votações entre vizinhos.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.