Fonte: esckaz.com
Está prestes a começar a festa do ESC 2008. Helsínquia passou a ser história, e espera-se a resposta de Belgrado à excelente organização finlandesa. Entretanto os mais variados países começaram a preparar a sua participação na capital Sérvia. Com a ajuda dos meus companheiros ESCKaz.com, venho fazer um ponto de situação de alguns participantes.
Suíça: Os suíços já anunciaram como irão seleccionar a canção para Belgrado, as regras são idênticas relativamente aos anos anteriores. A TV suíça exige que o artista tenha pelo menos um CD lançado e um videoclip profissional não havendo restrição relativamente à nacionalidade do mesmo. Termina dia 22 de Outubro o período de entrega das canções.
Israel: O Representante de Israel em 2008 será um dos 3 finalistas do concurso do Channel2 “Pop Idol”. IBA revelou recentemente que os finalistas são Marina Maximillian Blumin, Boaz Mauda e Shlomi Barel, um deles irá representar Israel em 2008.
Noruega: NRK já anda à procura de canções para participar no “Melodi Grand Prix”, é permitida a participação de outras nacionalidades para além da norueguesa. A data limite de entregas das canções é 1 de Setembro.
Bulgária: Depois do sucesso de “Voda” em Helsínquia, BNT lançou uma campanha de promoção do ESC no país com o intuito de chamar a atenção de todos, principalmente aos possíveis concorrentes à final nacional búlgara, numa tentativa de trazer a Belgrado a melhor canção possível. O Slogan “To be a star, to get on the big stage, turn the summer romantic into music.” Surge por toda a Bulgária e tem como principal canal de divulgação a Televisão estatal (BNT).
A partir do dia 1 de Outubro a BNT vai iniciar uma longa maratona à procura da canção para 2008, lançando um novo programa na sua grelha televisiva, de nome “EuroBGVision”, todas as semanas durante 3 meses haverá um programa de selecção, através de televoto, as 3 melhores canções que irão participar directamente na semi-final búlgara.
Além destas três canções, a BNT irá continuar à procura de mais canções, as novas canções irão se juntar as não seleccionadas pelo Televoto no EuroBGVision, e um júri local especializado irá seleccionar 9 para a final. Esta selecção decorrerá no final do mês de Janeiro. Além destas 9 canções, BNT irá produzir 3 canções que irão participar directamente na final.
Islândia: Vai ser a primeira a começar o seu processo de selecção, teve até de pedir autorização à UER para iniciar antes do dia 1 de Outubro como vêm estipulado nas regras da competição. A TV islandesa convidou 6 compositores a apresentar 3 canções para a selecção nacional, juntando-se a 6 canções de outros tantos autores, perfazendo no total de 33 canções concorrentes. A Pré selecção será composta por 11 programas semanais mais um do famoso “Wildcard” ( Um género de segunda hipótese aos não seleccionados), com início no ultimo fim-de-semana de Setembro. Em cada programa sairá uma canção vencedora para a final nacional que deverá ser no final de Dezembro ou Inicio de Janeiro a data a confirmar pela RUV.
De resto, um pouco por toda a Europa já se iniciou o período de entrega das possíveis canções às televisões responsáveis pela representações nacionais. Como é normal, pelo menos eu não consegui nada nesse sentido, A RTP nada informou os fans dos seus planos para 2008. O Segredo é a alma do negócio!
Pedro és lindo. Adoro-te!
ResponderEliminar