A emissora dinamarquesa DR decidirá, esta semana, qual a versão de "Før vi går hjem" que Søren Torpegaard Lund defenderá no Festival Eurovisão 2026.
Depois do triunfo de Søren Torpegaard Lund com "Før vi går hjem" no Dansk Melodi Grand Prix 2026, a emissora dinamarquesa DR revelou que, esta semana, decidirá se a canção continuará em dinamarquês em Viena ou se será apresentada em inglês.
"Teremos uma reunião na próxima semana para discutir isso em relação ao idioma. Ainda não é algo que tenha sido decidido. Analisaremos o que consideramos mais adequado" frisou Erik Struve Hansen, chefe de delegação do país, revelando que já existe uma versão em inglês pronta para a competição, "Já vimos anteriormente na Eurovisão que cantar na língua nacional pode dar algo especial a uma canção. E acho que esta canção tem uma energia muito especial em dinamarquês".
Questionado sobre a possível mudança, Søren Torpegaard Lund garante estar disponível para eventuais mudanças, mas admite que prefere a versão original em dinamarquês: "Estamos a trabalhar no que vai acontecer agora e a experimentar coisas diferentes. Mas como já disse antes, o meu sonho é cantá-la em dinamarquês. Agora vamos ver o que acontece" frisou, realçando que "a canção significa muito para mim, porque é algo que vem de mim e do meu coração. Estou extremamente orgulhoso de que a Dinamarca queira enviar uma canção em dinamarquês para a Eurovisão".
Contudo, a decisão será tomada em conjunto entre a emissora dinamarquesa DR e o artista: "Anunciaremos assim que estivermos prontos para tal. Mas, da parte da DR, não vamos obrigar a nada. Se fossemos mudar para o inglês - e isso é um grande se - seria numa decisão conjunta entre a DR e o Soren".
De realçar de que, apesar da mudança da regra da língua no Festival Eurovisão em 1998, todas as canções do Dansk Melodi Grand Prix tiveram de ser interpretadas em dinamarquês até 2005, com as vencedoras desses anos a serem traduzidas para inglês após o triunfo. A última canção integralmente em dinamarquês no Festival Eurovisão foi "Ove os pa hinanden", canção representante do país em 2021.
Estreante em 1957, a Dinamarca conta com 52 participações no Festival Eurovisão, tendo marcado 45 presenças na Grande Final e três triunfos (1963, 2000 e 2013). Vencedora do Dansk Melodi Grand Prix 2025, Sissal representou o país em Basileia com "Hallucination", tendo conquistado o primeiro apuramento para a Grande Final desde 2019, tendo terminado em 23.º lugar com 47 pontos, fruto do 17.º lugar no júri (45) e o 24.º no público (2).

Sem comentários
Enviar um comentário