Slider

Itália: Levante recusa participação no Festival Eurovisão 2026

 
A cantora e compositora italiana Levante revelou que, caso vença o Festival di Sanremo 2026, não participará no Festival Eurovisão 2026: "Se vencer em Sanremo, não vou competir na Eurovisão: está a acontecer um genocídio por Israel".


Com o arranque dos ensaios dos artistas com a orquestra que os acompanhará no Festival di Sanremo 2026, certame que, devido à realização dos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão Cortina, acontecerá mais tarde que o habitual, começaram a surgir os primeiros detalhes e declarações dos concorrentes da edição deste ano.

E a primeira posição relativamente ao Festival Eurovisão já foi declarada: Levante não participará no Festival Eurovisão 2026 caso vença o Festival di Sanremo 2026. A posição foi tomada pela própria em declarações ao Corriere della Sera: "[O Festival Eurovisão] é um evento muito mais politizado do que se pensa. Estamos lidando com um país que recentemente cometeu enormes tragédias e a aplicar um genocídio: não podemos fingir que nada está a acontecer" frisou, garantindo que não participará no concurso internacional, "Se vencer em Sanremo, não vou competir na Eurovisão: está a acontecer um genocídio por Israel".

Esta não será a primeira participação de Levante no Festival di Sanremo: em 2020, a artista participou com "Tikibombom", tendo terminado em 12.º na Grande Final, enquanto, em 2023, ficou em 23.º lugar com "Vivo".


De realçar que, nos últimos anos, a RAI exige que todos os concorrentes do Festival di Sanremo interessados em competir no Festival Eurovisão apresentem, antes da Grande Final, um formulário específico. Caso o vencedor do concurso tenha apresentado o formulário, este será automaticamente anunciado como representante italiano no Festival Eurovisão. Caso decida não participar, a organização do concurso selecionará um artista de entre os candidatos aptos para o concurso internacional, com base nos próprios critérios, podendo ou não considerar a classificação final.

Com 48 participações desde 1956, ano de estreia do concurso, Itália é um dos países com melhores resultados no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias e 12 presenças no pódio eurovisivo. Segundo classificado no Festival di Sanremo 2025, Lucio Corsi adquiriu o direito de representar o país em Basileia depois da desistência de Olly. Com "Volevo essere un duro", o país terminou em 5.º lugar na Grande Final com 256 pontos, fruto do 4.º lugar no júri (159) e o 10.º no televoto (97), tendo sido o país mais pontuado por Portugal: 12 pontos do júri e 8 do televoto.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: RAI / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.