A canção "Can U Feel It", dos Late Runner, não está disponível no Spotify em Israel: ainda que a situação não viole as regras do concurso dinamarquês, o bloqueio geográfico de uma canção viola o regulamento da EBU/UER para o Festival Eurovisão 2026.
Horas depois da revelação e do lançamento das oito canções concorrentes no Dansk Melodi Grand Prix 2026, final nacional da Dinamarca no Festival Eurovisão 2026, há uma das candidaturas que está a causar polémica nas redes sociais, ao estar indisponível no Spotify em Israel.
Ao contrário das restantes canções, "Can U Feel It", do duo Late Runner, não está disponível no país o que, por si só, não representa qualquer violação ao regulamento do Dansk Melodi Grand Prix 2026 que apenas obriga à distribuição das canções pelos artistas no território dinamarquês. Segundo o regulamento, a distribuição internacional é opcional e os artistas têm liberdade para decidir em que países as canções estarão disponível.
Contudo, caso a canção seja selecionada para o Festival Eurovisão 2026 e a manter-se a situação, o bloqueio geográfico da canção a um dos países concorrentes na edição torna-se uma violação do regulamento da EBU/UER para o concurso internacional, o que poderá ditar a uma desclassificação da mesma. No entanto, até ao momento, o duo ainda não reagiu à polémica.
Concorrentes do Dansk Melodi Grand Prix 2026
Sander Sanchez - Two Spirits"
Ericka Jane - Death of Me"
Emil Otto - Copenhagen Noir"
Myrkur - Touch My Love and Die"
Late Runner - Can U Feel It?"
Søren Torpegaard Lund - Før vi går hjem"
Sissal - "Infinity"
Lasse Skriver - "Roaring Heart"
Estreante em 1957, a Dinamarca conta com 52 participações no Festival Eurovisão, tendo marcado 45 presenças na Grande Final e três triunfos (1963, 2000 e 2013). Vencedora do Dansk Melodi Grand Prix 2025, Sissal representou o país em Basileia com "Hallucination", tendo conquistado o primeiro apuramento para a Grande Final desde 2019, tendo terminado em 23.º lugar com 47 pontos, fruto do 17.º lugar no júri (45) e o 24.º no público (2).

Sem comentários
Enviar um comentário