Slider

“O Festival Eurovisão não é uma ferramenta política” defende embaixador de Israel na ONU

 O embaixador de Israel junto da Organização das Nações Unidas (ONU), Danny Danon, respondeu às críticas da RTVE sobre a presença do país no Festival Eurovisão, aconselhando o país a "concentrar-se nos seus próprios assuntos artísticos" e recordando que não vence o concurso há quase seis décadas.


Desde maio que Espanha tornou-se numa das vozes mais críticas à presença de Israel no Festival Eurovisão, com Pedro Sanchéz a apelar para o afastamento do país e a RTVE a garantir que, caso Israel seja representado em Viena, que Espanha boicotará a edição. Contudo, a confirmação da intenção de boicote da RTVE levou Danny Danon, representante de Israel na Organização das Nações Unidas (ONU), a criticar a posição de Espanha sobre o assunto.

Nas redes sociais, o diplomata sublinhou que o Festival Eurovisão "deveria funcionar como um elo entre culturas e música, e não como uma ferramenta política", apelando a que Espanha "se concentre nos seus próprios assuntos artísticos em vez de apontar o dedo a outros países". Danny Danon recordou ainda que Espanha não venceu a Eurovisão há quase seis décadas, comentário que rapidamente se tornou viral e desencadeou o debate político e mediático nos comentários.

O representante israelita referiu ainda que "Israel tem apresentado artistas de alto nível ao longo dos anos", relembrando que os quatro vencedores - Izhar Cohen, Gali Atari, Dana International e Netta Barzilai - tornaram-se "verdadeiros embaixadores internacionais da cultura".


Estreante em 1973, Israel conta com 47 participações no Festival Eurovisão, tendo vencido as edições de 1978, 1979, 1998 e 2018.  Representado por "New Day Will Rise" e Yuval Raphael, o país ficou em 2.º lugar na Grande Final do Festival Eurovisão 2025, fruto do 15.º lugar no júri (60) e do 1.º lugar no televoto (297). No total, a candidatura israelita venceu o televoto de 13 países (Alemanha, Austrália, Azerbaijão, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Resto do Mundo, Suécia e Suíça).

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: Eurovision/ Imagem e Vídeo: Eurovisiontv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.