A MRT confirmou que está em negociações com a EBU/UER para o Festival Eurovisão Júnior 2027 ser organizado na Macedónia do Norte.
Presença assídua no Festival Eurovisão Júnior ainda que esteja de fora do Festival Eurovisão desde 2022, a emissora estatal da Macedónia do Norte - MRT - é um dos cinco países que já confirmou a participação no concurso infanto-juvenil do próximo ano. Contudo, a emissora do país prepara também já a edição de 2027... que tenciona organizar.
A garantia foi dada pela própria emissora que, no rescaldo da reunião do Conselho de Programação, revelou que está em negociações com a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) para a organização do evento: "A MRT está atualmente em negociações com a EBU/UER sobre a possibilidade de organizar o Festival Eurovisão Júnior 2027, o que seria uma grande oportunidade para promover o país e incentivar jovens talentos musicais".
De realçar que, ao contrário do que acontece no Festival Eurovisão, o país vencedor do concurso infanto-juvenil recebe o direito de preferência para a organização, sendo usual que o país decline a organização. A França, país vencedor em título, já anunciou que não organizará o evento de 2026, sendo esperado que a EBU/UER abra um concurso alargado para a organização, com São Marino a admitir uma candidatura à organização.
Participante na edição inaugural da competição, a Macedónia do Norte entrou ininterruptamente em todas as edições do concurso, excepto em 2012 e 2014. O melhor resultado, o 5.º lugar, remonta a 2007, sendo que, em três ocasiões, ocupou o último lugar da tabela: 2006, 2013 e 2015. Em 2025, o país foi representado por Nela Manceska e "Miracle" tendo alcançado o 7.º lugar em Tbilisi com 141 pontos, resultante do 5.º lugar no júri (92) e o 10.º no voto online (49), sendo o melhor resultado do país desde 2019.

Sem comentários
Enviar um comentário