A emissora italiana RAI revelou, em comunicado, que votou a favor da participação de Israel no Festival Eurovisão: "O compromisso da RAI com o concurso confirma o seu desejo de fortalecer o papel da Itália na promoção da música, da cultura e do entretenimento a nível internacional."
Depois de, em setembro passado, o Conselho Consultivo da RAI ter discutido um possível boicote ao concurso, conforme podes recordar AQUI, a emissora italiana reforçou, em comunicado, o seu compromisso para com a participação no Festival Eurovisão, tendo confirmado também o voto favorável às novas regras do formato e à participação israelita no evento. O comunicado, disponibilizado em baixo, foi lido, em direto, na TG3 por um porta-voz da emissora italiana.
A Itália participará ma 70ª edição do Festival Eurovisão, agendada para 12 a 16 de maio de 2026 em Viena.Como membro do Big Five, a Itália sempre esteve entre os países que acreditaram e investiram no Festival Eurovisão, contribuindo significativamente, inclusive financeiramente, para o seu desenvolvimento e sucesso internacional. Nos últimos anos, o nosso compromisso tem crescido de forma constante, demonstrando o valor que atribuímos a um evento que representa o festival internacional de música mais antigo, capaz de unir diversas culturas numa celebração conjunta. O compromisso da RAI com o concurso confirma o seu desejo de fortalecer o papel da Itália na promoção da música, da cultura e do entretenimento a nível internacional.Nessa perspectiva, a RAI, no debate dentro da EBU/UER, apoiou a participação da emissora pública israelense KAN na próxima edição.
Com 48 participações desde 1956, ano de estreia do concurso, Itália é um dos países com melhores resultados no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias e 12 presenças no pódio eurovisivo. Segundo classificado no Festival di Sanremo 2025, Lucio Corsi adquiriu o direito de representar o país em Basileia depois da desistência de Olly. Com "Volevo essere un duro", o país terminou em 5.º lugar na Grande Final com 256 pontos, fruto do 4.º lugar no júri (159) e o 10.º no televoto (97), tendo sido o país mais pontuado por Portugal: 12 pontos do júri e 8 do televoto.

Sem comentários
Enviar um comentário