A emissora israelita KAN anunciou várias mudanças no processo de seleção da canção que representará Israel no Festival Eurovisão 2026. As inscrições terminam a 26 de janeiro.
Com as inscrições a decorrerem até 26 de janeiro de 2026, o novo regulamento foi elaborado nas recomendações de Yoav Ginani, presidente da ACUM (Associação de Compositores, Autores e Editores de Música de Israel), que assume, a partir deste ano, o papel de consultor externo e supervisor de todo o processo, de modo a criar um sistema aberto e justo, garantindo assim igualdade de oportunidades para todos os compositores elegíveis.
Segundo o regulamento, qualquer compositor registado na ACUM e com cidadania israelita pode submeter uma canção, sendo que autores sem cidadania israelita apenas poderão participar na composição do tema mas não na letra. Relativamente ao idioma, as canções submetidas poderão ser interpretadas em qualquer língua, mas terão de conter, obrigatoriamente, pelo menos duas frases em hebraico.
Qualquer artista poderá submeter até duas canções, independemente de participar como letrista, compositor ou responsável pelos arranjos. Ao contrário dos anos anteriores, todas as canções contarão com anonimato total dos autores durante a fase de submissão, sendo proibida a submissão de canções com a voz dos autores ou o uso de qualquer elemento que permita a sua identificação: para tal, o regulamento permite o recurso a vozes criadas com inteligência artificial para vozes de demonstração.
Após o fecho das inscrições, um comité profissional composto por especialistas em música e televisão analisará todas as candidaturas e selecionará cerca de 40 temas na primeira fase. Durante a fase de gravação e preparação, a comissão poderá solicitar ajustes ou melhorias nos temas pré-selecionados. Caso o comité conclua que nenhuma das canções submetidas reúne as condições necessárias, a KAN reserva-se ao direito de avançar com um processo de seleção, o convite direto a compositores não concorrentes ou a escolha de uma canção em catálogo da ACUM ou de anos anteriores que cumpra os requisitos da EBU/UER.
Estreante em 1973, Israel conta com 47 participações no Festival Eurovisão, tendo vencido as edições de 1978, 1979, 1998 e 2018. Representado por "New Day Will Rise" e Yuval Raphael, o país ficou em 2.º lugar na Grande Final do Festival Eurovisão 2025, fruto do 15.º lugar no júri (60) e do 1.º lugar no televoto (297). No total, a candidatura israelita venceu o televoto de 13 países (Alemanha, Austrália, Azerbaijão, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Resto do Mundo, Suécia e Suíça).

Sem comentários
Enviar um comentário