Slider

Estónia: Concorrentes do 'Eesti Laul 2026' serão revelados a 29 e 30 de outubro

  

A emissora estatal da Estónia revelará os 12 concorrentes do Eesti Laul 2026 na transmissão do Ringvaade de amanhã, 29 de outubro, e do dia seguinte.

Depois do histórico resultado em Basileia, onde registou a sua segunda melhor classificação de sempre e o melhor resultado dos últimos vinte e três anos, a ERR revelou, recentemente , a recepção de 171 temas para o Eesti Laul 2026, ficando a quatro propostas de igualar o número do ano passado (175). De entre as propostas recebidas, 77 são interpretadas em estónio (mais 12 que em 2025) e 94 noutra língua (menos 16 que em 2025), havendo a registar intérpretes de 20 países diferentes, como Brasil e Austrália.

Dias depois do fecho das inscrições, e depois das canções terem sido analisadas por um júri de 34 personalidades, a ERR revelará amanhã, 29 de outubro, e no dia seguinte, dia 30, os 12 artistas selecionados para o Eesti Laul 2026. Tal como nos anos anteriores, a revelação acontecerá no Ringvaade, cuja transmissão arranca às 17h00 (hora de Lisboa), sendo esperado a revelação de 6 artistas em cada uma das transmissões, com a revelação das canções a estar prevista para dezembro.

Tal como na última edição, o Eesti Laul 2026 voltará a contar com apenas uma gala, sendo que 12 candidatos disputarão o passaporte eurovisivo. A gala está agendada para 14 de fevereiro na Unibet Arena, com a votação a ser composta por duas rondas: os três mais votados do júri e do televoto apurar-se-ão para a SuperFinal, onde o público determinará o vencedor.

Estreante em 1994, a Estónia conta com 30 participações no Festival Eurovisão, tendo 20 presenças na Grande Final e uma vitória (2001). Em Basileia, o país foi representado por Tommy Cash e "Espresso Macchiato": depois do quinto lugar na semifinal, a candidatura alcançou o 3.º lugar na Grande Final com 356 pontos, fruto do 9.º lugar no júri (98) e o 2.º no televoto (258), com 4 pontos de Portugal (1 do público e 3 do júri), sendo o melhor resultado desde 2002.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte:ERR / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.