Slider

[A ESCOLHA É TUA XIII] Conhece as regras e os 32 candidatos da edição deste ano


A 13.ª edição do A Escolha É Tua está prestes a começar e 32 candidatos disputarão, nos próximos dias, o título de "candidato ideal para representar Portugal na Eurovisão".

Depois de uma primeira fase que contou com mais de uma centena de artistas nomeados, a décima terceira edição do A ESCOLHA É TUA, iniciativa do ESCPORTUGAL que tem como principal objetivo eleger o candidato ideal para representar Portugal na Eurovisão, chegou à segunda fase. 32 candidatos foram eleitos e disputarão a vitória da iniciativa em formato de duelos. A votação decorrerá no Instagram do ESCPORTUGAL e os resultados estarão a cargo exclusivo do público, podendo acompanhar tudo AQUI a partir de hoje, 15 de setembro de 2025.

#AEET13 - As regras


A votação decorrerá exclusivamente na página de Instagram do ESC Portugal (@escportugal.pt) e começará com 16 rondas de duelos, onde é possível ouvir um excerto de uma canção de cada artista e finalmente, uma sondagem onde podes votar no teu favorito. Desses 16 duelos, os vencedores seguirão as batalhas nas rondas seguintes, até ser apurado o grande vencedor. 

Os duelos são escolhidos aleatoriamente através da plataforma Random.org.

A votação está 100% a cargo do público!

#AEET13 - Conhece os participantes


Luís Sequeira

Cantor e compositor do Montijo, conhecido por participar no The Voice Portugal 2014 e pelo single "Se ao menos eu te odiasse" - Lançou o álbum de estreia Ensaio Sobre o Sequeira em 2023.

Marta Lima

Cantautora algarvia com formação desde criança na Academia de Música de Lagos; aposta numa pop/soul intimista e lançou o EP Murmúrio.

Motherflutters

Duo indie formado por dois irmãos (André Cameira e Filipe Cameira), com abordagem poderosa ao pop/indie, com ritmos dançáveis e uma forte presença de palco.

Catarina Filipe

Nome em crescimento no pop nacional, com vários hits, milhões de streams e refrões muito radio-friendly. Também é Youtuber e influencer.

Mónica Teotónio

Cantora e compositora de 26 anos, nascida num família de artistas. Estreia-se na música com "Todos os Dias", balada emotiva escrita com João Só.

Murta

Cantor e compositor que ganhou notoriedade no The Voice Portugal 2016 e desde então construiu uma carreira sólida com singles de sucesso.

Índia Malhoa

Estreou-se na música quando era apenas uma criança, mas precisou de passar por uma fase de introspeção para descobrir a sua verdadeira identidade musical. O single "Razão" tornou-se o primero passo da sua verdadeira identidade. 

Valle

Artista e autor que "faz música por se sentir bem e por sentir que os outros são felizes ao ouvi-lo". Por isso gosta de cantar na sua língua materna, o Português, por sentir que é "a forma mais sincera de se expressar".

Nayr Faquirá

Canta, toca piano, é letrista e produtora. Tendo um vasto repertório de músicas lançadas em nome próprio, a sua sonoridade passa muito pelo RnB, WorldMusic e uma pitada de Pop.

Aurora Pinto

Jovem promessa indie/pop, com singles que mostram uma estética etérea e presença crescente nas playlists nacionais. Foi participante no The Voice Kids.

Mallina

Conhecida entre a família como Moça Malina, mulher de força, feitio e raça fortes. A música não foi algo imediato e só depois de terminar a universidade decidiu explorar aquilo que, até há pouco tempo, era “apenas” um hobbie e estudar produção musical.

Papillon

Um dos MC’s mais energéticos e genuínos da música portuguesa. Rapper e letrista respeitado da cena urbana portuguesa, conhecido por álbuns introspectivos como Jony Driver.

Lucy Val

Autor de Serpentino, o seu EP de estreia pela MAR (Match Attack Records), teve de trilhar um percurso de superação pessoal e auto-descoberta artística até chegar a um primeiro trabalho em nome próprio (re)definido.

Terror Empire

Banda de metal/metalcore com discos e energia ao vivo — representa o lado “pesado” na seleção.

Bia Maria

Cantora que mistura tradição e modernidade (muitos temas ligados a raízes e arranjos acústicos).

Oioai

Projeto indie/alternativo com disco e canções experimentais. Começaram a carreira e lançaram o seu primeiro álbum já quarentões, com influências como Radiohead e Ornatos Violeta.

Prana

Banda/Projeto com influências world/folk, uma história que conta já com uma década de música, amizade e paixão pela criação artística. Em dez anos não se esgotaram em fórmulas, têm a capacidade de se reinventar e mantêm a curiosidade acesa.

Sardinha Também é Peixe (STéP)

Grupo irreverente com espírito divertido, grooves e letras bem-humoradas, marcada por uma forte identidade de banda.

Mar 

Artista autora da canção Old Money (últimos lançamentos em 2025) — indie-pop/folk com escrita moderna.

Anda Pacheco

Atriz e Cantora-performer com singles recentes como Barco Vazio; mistura pop alternativo e composições viscerais.

Lázaro

Autor de Camomila; cantor-compositor de pop/acústico com letras suaves e produção intimista.

Tatiana Duarte

Com formação em piano/canto, pop/soul contemporâneo; singles como Apneia ganharam destaque como banda sonora em produções televisivas.

Catarina Castanhas

Sonha com a música desde cedo e estreou-se em concursos com 14 anos, tendo vencido o "All Together Now" em 2021. Participou também no "A Tua Cara Não Me É Estranha Kids", "The Voice Portugal" e foi artista MTV Push em 2024. 

Francisca Borges

Afirma-se como a grande revelação da música portuguesa, com um estilo pop rock autêntico e uma voz que nos agarra ao primeiro acorde.

Nufla

Cantora pop com singles marcantes (UNIVERSO, Louca); voz pessoal e escrita direta. Conhecida ainda pela sua participação no programa Casa dos Segredos.

André Amaro

Jovem de raízes ibéricas, vem de uma aldeia fronteiriça entre Portugal e Espanha. Quando aqui se cresce, com família e amigos de ambos os lados, as ondas de rádio são espanholas, a televisão não é apenas portuguesa, absorvem-se duas culturas como se de uma se tratasse, com o Fado a ser Flamenco e o Flamenco a ser Fado.


Daniela Soares

Cantora e compositora portuguesa. Após vários anos a estudar música e canto lança-se a solo no mundo da música pop portuguesa.

Pikika

Natural de Portalegre, Margarida é mais conhecida por pikika, nome com o qual se afirmou no último ano como uma das vozes mais promissoras da pop portuguesa.

S. Pedro

Nome artístico de Pedro Pode, um músico português nascido em Espinho em 1980, que ganhou notoriedade como vocalista do grupo doismileoito. Conta com dois álbuns lançados a solo.

Treze

Artista com projeto musical diversificado, a estreia de TREZE deu-se com o tema “Brisa”, com uma ótima aceitação da parte das rádios.

GNTK

Dupla/pop-hiphop com vários hits e presença assídua em playlists nacionais; sonoridade entre pop e urbano.

Camila Ribau

Cantora indie/pop com singles como Última Noite de Agosto, presença em rádios e projectos colaborativos.


Está ainda disponível uma playlist com os finalistas do A ESCOLHA É TUA, para que possas conhecer um pouco do repertório dos candidatos:


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL / Spotify / Universal Music / MusicBox / Sony Music / Rimas e Batidas / Comunidade Cultura e Arte
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.