Numa conferência de imprensa em São Marino, onde foi apresentada a nova grelha de programação da SMRTV, o diretor-geral do canal, Roberto Sergio, fez novos comentários sobre o Festival Eurovisão da Canção. No início desta semana, tinha afirmado que a estação está a ponderar deixar de competir no concurso europeu.
Desta vez, Roberto Sergio afirmou que "discutiremos com os organizadores e outros pequenos estados... avaliaremos a participação, que gostaria de manter, mas apenas se houver condições de dignidade".
São Marino é o país mais pequeno a competir no Festival Eurovisão da Canção e o único microestado que ainda participa no concurso. Anteriormente, o Mónaco e Andorra já fizeram parte, mas o Mónaco desistiu em 2007 e Andorra em 2010.
Esta não é a primeira vez que São Marino pede satisfações à EBU/UER mas, como vem sendo hábito, o país acaba sempre por marcar presença na Eurovisão. A SMRTV já tinha levantado preocupações sobre a votação na Eurovisão, com foco na forma como o seu televoto é calculado, uma vez que a pontuação de São Marino é determinada por um algoritmo.
Gabry Ponte representou São Marino no Festival Eurovisão da Canção 2025 com "Tutta L'Italia". Levou São Marino à sua primeira aparição numa final desde 2021. Na final, o país ficou em 26º lugar, marcando 27 pontos, incluindo 12 pontos do televoto italiano.
Sem comentários
Enviar um comentário