Slider

Roménia: TVR acusada de não cumprir o regulamento do 'Selectia Nationala'


Vários artistas acusam a emissora romena TVR de não cumprir o regulamento do Selectia Nationala 2019, alegando que nem todos os concorrentes têm os mesmos direitos.

A final nacional da Roménia para o Festival Eurovisão 2019 está envolta em polémica. Com inscrições entre 9 de novembro e 10 de dezembro, a emissora TVR recebeu 126 candidaturas, tendo selecionado 24 canções para disputar as semifinais do Selectia Nationala. Dan Bitman, antigo representante do país, constava na lista de apurados, tendo anunciado a sua desistência alguns dias depois do anúncio.

Segundo o regulamento, a TVR apenas aceitaria desistências nas primeiras 24 horas após o anúncio, sendo que, se o artista desistisse posteriormente seria penalizado financeiramente, sendo substituído por um dos candidatos suplentes. Contudo, tal não aconteceu, tendo a emissora romena aberto inscrições para dois wildcards, que foram entregues a Bella Santiago e Linda Teodosiu. Vários artistas acusam a emissora de não cumprir as regras, alegando que os cantores a concurso não têm os mesmos direitos e que a TVR está a manipular o regulamento para decidir quem representará a Roménia em Telavive. 

Mas a polémica não fica por aqui: a canção "Destin", defendida por Trooper, poderá ser inelegível para o Festival Eurovisão 2019. Segundo vários jornais, a canção foi apresentada antes de 1 de setembro, o que vai contra as regras do certame nacional e da EBU/UER para o Festival Eurovisão. Contudo, até ao momento, a TVR ainda não reagiu às notícias.


Estreante em 1994, a Roménia participou em 19 ocasiões no Festival Eurovisão, sendo que omelhor resultado do país foi alcançado em 2010, quando Paula Seling & Ovi conquistaram a 3.ª posição em Oslo com Playing With Fire, repetindo a marca de Luminita Anghel & Sistem em 2005. Em Lisboa, o grupo The Humans representou o país com "Goodbye" terminando em 11.º lugar com 107 pontos, falhando pela primeira vez o apuramento para a Grande Final.


 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: capitalro /Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo18:19

    Será que a Roménia vence este ano a Eurovisão??

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.