Slider

"Amar Pelos Dois" escolhida para o Cancioneiro da União Europeia


"Amar Pelos Dois", tema vencedor do Festival Eurovisão 2017, foi uma das canções portuguesas escolhidas para integrar o Cancioneiro da União Europeia.



Desenvolvido pela European Union Songbook Association, com sede em Copenhaga, o Cancioneiro da União Europeia é uma iniciativa do dinamarquês Jeppe Marslingor, procurando reunir 168 canções, seis de cada um dos 28 países membros da União Europeia. Divididas por seis categorias (Amor, Fé/Espiritualidade, Natureza, Paz/Liberdade, Música Popular e Música Infantil), as canções de cada país estão a ser selecionadas através de votações públicas, depois de uma pré-seleção a cargo de membros da comunidade musical nacional.

"O Cancioneiro da União Europeia não tem quaisquer laços políticos ou financeiros com o sistema da União Europeia (...) Queríamos ter a certeza que as pessoas entendam que este não é um projeto para promover a imagem de Bruxelas mas feito de paixão pela ideia de uma União Europeia de povos" sublinhou Jeppe Marsling, destacando a existência de eventos europeus como a Liga dos Campeões e o Festival Eurovisão, "Há mais de 50 anos que nós, cidadãos europeus, trocamos coisas físicas: carvão, peixe e outros produtos. O intercâmbio cultural, por outro lado, até agora consitiu principalmente na área do desporto - Liga dos Campeões-, e por um concurso de música - a Eurovisão. Sentimos que é tempo para criar um símbolo comum mais duradouro, um cancioneiro".

No site oficial do projeto (AQUI) lê-se ainda: "Mesmo que a música seja verdadeiramente uma linguagem universal, apenas ler a partitura das 168 músicas a serem impressas no ‘Cancioneiro’, não é culturalmente satisfatório, portanto, as letras serão impressas com uma tradução em inglês, bem como nas 24 línguas da União Europeia, o que permitirá que todos cantem juntos. Embora o inglês seja falado por cerca de 40% da população europeia, todos os cidadãos devem ter a opção de cantar as 168 músicas nas suas línguas maternas".

Depois de várias semanas de votação em Portugal, as seis canções escolhidas foram reveladas pela organização do Cancioneiro da União Europeia. "Amar Pelos Dois", tema de Luísa Sobral, venceu a categoria Amor, superando "Perdidamente", canção escrita por Florbela Espanca e musicada por João Gil, que liderava a votação nos primeiros dias. "Canção do Mar", de Frederico de Brito e com música de Ferrer Trindade, venceu a categoria Natureza, enquanto "Grândola Vila Morena", de Zeca Afonso, venceu na categoria Paz/Liberdade. "Malhão, Malhão" (Tradicional), "Foi Deus" (Fé) e "A Loja do Mestre André" (Infantil) foram as restantes canções escolhidas, deixando de fora "E Depois do Adeus" e "Uma Flor de Verde Pinho", canções representantes de Portugal no Festival Eurovisão e nomeadas nas categorias Paz/Liberdade e Amor, respetivamente.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: EUSongbook / Imagem: Google
6
( Hide )
  1. Anónimo22:28

    Bem merecido!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:18

    Que bom fiquei contente

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:10

    Se não houve manipulação nas votações, como acontece com o FC/RTP, a maioria que votou tem memória muito curta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:14

      Só cá faltava um com as teorias da conspiração...
      Ò iluminado, explica aí: se as votações estão "combinadas" porque é que a RTP não poupa dinheiro e faz uma seleção interna?

      Eliminar
    2. Anónimo19:37

      Anónimo 16:14, não percebes nada de Economia. O dinheiro que a RTP encaixa nas chamadas em 2 semifinais e numa final daria perfeitamente para não trabalhares mais pelo resto da tua vida, como queres que ela largue essa fonte de dinheiro fácil, que não tem de declarar a ninguém (a RTP nunca divulgou o número de chamadas que recebeu cada canção).

      Eliminar
    3. Anónimo07:21

      Se o FdC 2017 tivesse dependido só das chamadas telefónicas, o quem tivesse ganhado teria sido Viva la Diva e tivesse ficado ultima na sua meia-final

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.