Slider

[AO VIVO] Adelaide Ferreira teve o "papel principal" em Tolosa


Representou Portugal no Festival Eurovisão de 1985 e, anos depois, continua a ser uma das artistas mais recordadas e acarinhadas pelo público português. Adelaide Ferreira foi a cabeça de cartaz do 'Tolosa em Festa 2018' e o ESCPORTUGAL marcou presença nas festividades.


Cabeça-de-cartaz das festas de verão da vila de Tolosa, denominadas Tolosa em Festa 2018, a cantora e atriz Adelaide Ferreira levou largas centenas de pessoas ao Alto Alentejo para assistir ao seu concerto, onde, a solo, mostrou a razão por ser (ainda) um dos nomes de renome da música portuguesa.

Apesar dos problemas técnicos que marcaram o início do concerto, deste cedo, a cantora mostrou uma das características que melhor a define: a irreverência. E foi em defesa de "Como encontrar o amor" que Adelaide Ferreira abriu as hostilidades e mostrou que não são os palcos que definem os artistas, mas os artistas que definem os palcos, seguindo-se "Não és de Ninguém" no alinhamento.


Recordando a participação no Festival Eurovisão de 1985 como uma das melhores "experiências da sua vida", "Penso em ti (Eu Sei)" seguiu-se no espetáculo, com Adelaide Ferreira a lamentar "o fraco resultado alcançado": de recordar que a candidatura portuguesa ficou-se pelo 18.º lugar, entre 19 países, com apenas 9 pontos. Contudo, tal não colocou qualquer entrave na carreira da artista que continua a fazer questão de recordar a sua passagem pelo certame internacional... A mesma 'sorte' não tiveram "Quero-Te, Choro-Te, Odeio-Te, Adoro-Te" e "Paz", temas que defendeu no Festival da Canção de 1984 e 2015, respetivamente.

O amor sempre foi a principal temática do reportório de Adelaide Ferreira, o que foi espelhado no concerto com "Fala-me de Ti", tema que se seguiu. Descalça, a cantora quis mostrar a sua ligação ao público que assistia ao seu espetáculo e... abandonou o palco para dar voz a "O Vento Mudou", tema que Eduardo Nascimento levou a Viena em 1967, literalmente, no meio do público. E foi junto das pessoas que a tornaram num dos nomes da música portuguesa que Adelaide deu voz àquele que é, sem dúvida, o grande êxito da sua carreira: "Papel Principal", canção de Tozé Brito lançada pela cantora em 1986.


"Adeus", como o próprio nome indica, antevia o aproximar do final do concerto... mas os pontos altos estavam ainda por chegar. "Já Chorei" seguiu-se no alinhamento, com "Dava Tudo" a ser acompanhado a plenos pulmões por muitos dos presentes, com a cantora a despedir-se do público e a descer do palco... até atender aos apelos do público para "mais uma".

E o regresso ao palco (isto é, ao recinto das festas) foi em jeito de regresso aos origens. Adelaide Ferreira convidou todos a regressar ao início da década de 80, dando voz a "Trânsito", um dos seus maiores êxitos da fase "pré-baladas". E com o público ao rubro e a mostrar toda a sua irreverência, a cantora voltou a interpretar "Papel Principal", aquele que é o ex-libris da sua carreira, encerrando o concerto na vila norte-alentejana.


Para breve está um novo concerto de Adelaide Ferreira em Lisboa, acompanhada pela sua banda. Será que teremos no alinhamento"Vem no Meu Sonho", tema com o qual conquistou o melhor resultado de sempre de Portugal no Festival da OTI (2.º lugar)? Ou outro dos temas que defendeu no Festival da Canção? O melhor é esperar para ver mas com uma ideia ciente: o "papel principal" voltará a ser de Adelaide Ferreira, seja em que circunstâncias for... e decerto Tolosa não esquecerá o concerto da noite passada.

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte, Imagem e Vídeo: ESCPORTUGAL
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.