Slider

Eslovénia: Final do 'EMA 2018' não terá qualquer restrição linguística


A emissora eslovena RTVSLO revelou alguns detalhes sobre o EMA 2018: apesar de nas semifinais ser obrigatório interpretar os temas numa das línguas oficiais do país, na Grande Final há liberdade linguística para todos os candidatos.

Apesar de ter apenas permitido inscrições de temas interpretados numa das línguas oficiais da Eslovénia (esloveno, croata, alemão, húngaro, italiano, romani ou sérvio), o país poderá ser representado por uma canção em inglês no Festival Eurovisão 2018, em Lisboa. O anúncio foi feito pela emissora RTVSLO que revelou que todas as canções serão interpretadas em esloveno na semifinal do EMA 2018, não havendo qualquer regra linguística na Grande Final do certame. De realçar que a última vez que o país foi representado por um tema totalmente interpretado em esloveno foi em 2012: desde então, apenas Tinkara Kovač, em 2014, apostou numa versão bilingue no concurso europeu.

Depois do anúncio da emissora, a imprensa eslovena avançou que o certame contará com duas galas, sendo que as mesmas decorrerão no RTVSLO Studio 1, na capital do país, Ljubljana, estando a semifinal marcada para 17 de fevereiro e a Grande Final para 24 de fevereiro, algo que não foi confirmado pela RTVSLO. A publicação avança ainda que os temas só serão conhecidos na semifinal onde concorrerão os 16 candidatos: os quatro mais votados pelo público e os quatro mais votados do júri conseguirão o apuramento para a Final do concurso.

Recorde AQUI os candidatos do EMA 2018.

Participante desde 1993, a Eslovénia entrou em 23 edições do Festival da Eurovisão, tendo por 13 ocasiões disputado a final. O melhor resultado alcançado foi o 7.º lugar alcançado por Darja Svajger e Nusa Derenda em 1995 e 2001, respetivamente. Em Kiev, o país voltou a ser representado por Omar Naber (o cantor já havia representado o país em 2005) com On My Way. Contudo, a candidatura falhou o apuramento para a grande final terminando na 17.ª (e penúltima) posição com apenas 36 pontos, 4 deles oriundos do televoto português. Recorde a atuação de seguida:

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.