Slider

ESC2018: Eslovénia oficializa participação no Festival Eurovisão 2018


A emissora eslovena RTVSLO oficializou, esta manhã, a participação no Festival Eurovisão 2018. Os representantes do país em Lisboa serão selecionados por uma final nacional.

Depois de ter manifestado interesse em impor uma regra sobre o idioma dos temas a concurso na próxima edição da sua final nacional (AQUI), a emissora estatal da Eslovénia confirmou, esta manhã, que o país estará representado na próxima edição do Festival Eurovisão, certame que decorrerá em maio de 2018 na capital portuguesa. 

Os representantes eslovenos serão escolhidos através de uma final nacional, sendo espectável que o EMA 2018 seja o formato selecionado. Contudo, apesar de não ter revelado o formato escolhido, a emissora eslovena RTVSLO está a recolher inscrições de cantores e compositores até 16 de novembro, conforme pode aceder AQUI.

Agendado para 8, 10 e 12 de maio no Parque das Nações, em Lisboa, o Festival Eurovisão 2018 conta com 34 países provisoriamente confirmados: Alemanha, Arménia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Chéquia, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Irlanda, Islândia, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra, Eslováquia, Luxemburgo, Liechtenstein, Mónaco e Turquia já confirmaram que não estarão representados em Lisboa. 

Participante desde 1993, a Eslovénia entrou em 23 edições do Festival da Eurovisão, tendo por 13 ocasiões disputado a Grande Final. O melhor resultado alcançado foi o 7.º lugar alcançado por Darja Svajger e Nusa Derenda em 1995 e 2001, respetivamente. Em Kiev, o país voltou a ser representado por Omar Naber (o cantor já havia representado o país em 2005) com "On My Way": contudo, a candidatura falhou o apuramento para a Grande Final terminando na 17.ª (e penúltima) posição com apenas 36 pontos, 4 deles oriundos do televoto português. Recorde a atuação de seguida:


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCToday/ Imagem/Vídeo: eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo19:51

    Ainda bem! Gosto muito da Eslovénia, trazem quase sempre boas canções e são sempre prejudicados por serem um país muito pequeno.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.