Slider

Portugal: Conheça os apurados da 2.ª semifinal do Festival da Canção


Já são conhecidos os 4 finalistas da 2ª semifinal do Festival da Canção. Celina da Piedade, Jorge Benvinda, Pedro Gonçalves e Lena D'Água foram os escolhidos para acompanhar Salvador Sobral, Fernando Daniel, Viva La Diva e Deolinda Kinzimba na final do concurso.

A 2ª semifinal do Festival da Canção 2017 terminou há instantes e já estão escolhidos os 8 finalistas a concurso. Nos estúdios da RTP, em Lisboa, oito temas foram defendidos e apenas quatro passaram à grande final, que irá decorrer no próximo domingo no Coliseu dos Recreios. Veja a votação do júri e do público:

O júri votou da seguinte forma: 
12 pontos - Celina da Piedade
10 pontos - Lena D'Água
08 pontos - Beea
07 pontos - Jorge Benvinda
06 pontos - David Gomes
05 pontos - Helena Kendall
04 pontos - Pedro Gonçalves
03 pontos - Inês Sousa

O público votou da seguinte forma:
12 pontos - Pedro Gonçalves
10 pontos - Jorge Benvinda
08 pontos - Helena Kendall
07 pontos - Celina da Piedade
06 pontos - David Gomes
05 pontos - Beea
04 pontos - Lena D'Água
03 pontos - Inês Sousa

97
( Hide )
  1. Anónimo23:23

    A Lena D'Agua veio em sétimo com o publico e passa para a final -- algo me cheira mal mesmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:29

      O Pedro Gonçalves veio em sétimo com o publico e passa para a final -- algo me cheira mal mesmo... :-D

      Eliminar
    2. Anónimo07:24

      17:29 o pedro teve pontuaçao maxima do publico.

      Eliminar
  2. Anónimo23:24

    Que alivio. Nao sou adepto do ingles mas sofri muito pelo Pedro Goncalves. O juri tentou mesmo que nao passasse. Gracas a deus o bom gosto do Publico. Acho que a musica do Noiserv tinha muito potencial se houvesse uma parte que ela elevasse a voz com um forte instrumental

    ResponderEliminar
  3. o júri tentou afastar o Pedro da final, mas nós portugueses conseguimos a passagem dele

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:25

    O juri... que mess de votacao!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:25

    Como é possível a RTP escolher esta gente completamente "datada" para júri.

    ResponderEliminar
  6. Uma palavra que define o juri:Ridículo , devem tar agora com uma dor , a público deu lhes bem a volta! Em nenhum país ito aconteceria, Vergonha!!! Força Pedro , o público está contigo Rumo a Kiev!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo09:50

      Ainda bem que na final o júri é outro

      Eliminar
  7. Anónimo23:26

    O que vai a Lena d'Agua fazer a final? Alguém me explica???
    Ines Sousa mil vezes melhor...
    O juri devia ter vergonha.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:26

    Enfim.... o Pedro Gonçalves nunca irá ganhar. É pena porque a canção melhor apresentada tem imenso potencial.

    Agora é esperar que os Viva la Diva sobrevivam ao juri e ao voto do publico e remedeiem a situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:53

      Digo o mesmo. Estou a torcer pelos Viva La Diva.. mas reconheço que vai ser dificil!! 760 10 10 08 :)

      Eliminar
  9. Não percebi a pontuação tão baixa à canção 8. Nem estava à espera. Não percebi a passagem da Lena d'Água. Prémio carreira, talvez.

    A música do Pedro não é má, vai agradar ao público português (como se viu no televoto), mas em Kiev não fará qualquer diferença. É demasiado igual a tanta coisa que por lá passou sem sucesso.

    Salvador Sobral é a proposta que marca pela diferença. E é para mim perfeita. Continuarei a apostar nesta.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:27

    O júri vai ser o regional na final?
    Fiquei em choque, 3 pontos ao Noiserv? Tinha um grande instrumental, não merecia nada ter ficado em último!
    Pedro Gonçalves 4 pontos? Até o júri da Eurovisão dava top 4!
    Pedro para Eurovisão!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:28

    Via-se logo que o júri ia tentar "destruir" o Pedro Gonçalves, mas o que importa é que NÓS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:42

      calma lá sff, não roubem o protagonismo aos Amor Electro com essa frase xD

      Eliminar
  12. Anónimo23:28

    isto vai ser lixado na final. O juri vai cometer o mesmo erro que em 2011 e enviar Homens da Luta n. 2

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:53

      Foi o público é que lhes deu 12 pontos...

      Eliminar
    2. Anónimo09:26

      anonimo, que publico? os fas do vai tudo abaixo? ou os jovens que se fartaram de ser humilhados e decidiram trolar a eurovisao... o juri tambem lhes deu uns bons pontinhos.

      Eliminar
  13. Na final isto vai ser entre o Salvador e os Viva la Diva, visto a combinação dos votos do público e júri que foi bastante equilibrado (ganha Salvador !!)

    PS: vergonha de júri, se os elogiei a semana passada, hoje retiro o que disse. O que foram aqueles votos para o Pedro e a Inês ?!

    ResponderEliminar
  14. Este júri e uma vergonha. Não evoluíram no tempo. Felizmente o publico não dorme e sabe qual a melhor canção para não envergonhar Portugal.

    ResponderEliminar
  15. É "criminoso" e pretensioso os 4 pontos dados pelo juri à proposta do Pedro Gonçalves e dar 10 à pior canção desta semifinal! Como é possível? Foi por ser cantada em inglês? Se foi, ainda mais injusto é! Triste...como sempre são as votações do nosso pseudo juri que de neutralidade e isenção nada tem! Independentemente de ser ou não uma canção a piscar o olho à Eurovisão (é sempre discutível) é de uma injustiça tremenda classificar a canção 4 como a segunda "pior" da noite...sinceramente. Aos que queriam ver o Pedro em Kiev, esqueçam...nem com 12 pontos do público lá chega.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo23:32

    O júri e muito injusto a votar apenas 4 pontos para o Pedro Gonçalves e 10 para a Lena d' Água?? Que grande injustiça, mas ainda assim ainda bem que o Pedro passou!!
    Que na final seja só o público a votar para termos uma final digna e levarmos a melhor canção a Kiev, porque o júri não quer saber das boas canções.
    Pedro Gonçalves para Kiev!!!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:33

    Este juri é a maior merd* que alguma vez existiu! Cambada de pretenciosos e mofentos. Quase que conseguiram eliminar uma das melhores músicas a concurso, mas como sempre o televoto consegue salvar-nos desta gente decadente e retrógrada que precisa de minisons para ouvir como deve ser. Amen que está gentalha não vai estar na final. A Lena d'Água na final? Depois daquela música de genérico dos teletubbies??? Vergonha nacional, velhos!!!!! vao coser meias ou para a RTP memória.....

    ResponderEliminar
  18. Anónimo23:33

    Aquele júri é uma vergonha :-b mas prontos...Ainda bem q há televoto :))

    ResponderEliminar
  19. Anónimo23:34

    A melhor música foi claramente a do Pedro Gonçalves, tem potencial para um top 15 em Kiev mas obviamente terá de ganhar a final e ai terá a concorrência do Salvador Sobral, a questão que poderá estar contra do primeiro referido é o júri e o segundo haverá o receio de não ter a mesma reação que teve há uma semana

    ResponderEliminar
  20. O júri a prejudicar à força toda a participação do Pedro... Estava na cara que eles iam votar contra ele, tal como fizeram com a Lisa Garden. Uma vergonha!!! Ainda bem que o público tem juízo e leva o festival mais a sério.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo23:40

    Manifestamente o público quer canções em inglês. O júri é realmente tendencioso. E novos compositores em Portugal precisam-se, sobretudo a compor directamente em computador e não mais de guitarra na mão. Outros tempos, outros sons para agarrar.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo23:42

    Parabéns à RTP que, finalmente, conseguiu ser menos chata e enchedora de chouriços, indo ao essencial. Os 4 apurados desta semifinal foram mais pacíficos e, penso, mais consensuais entre todos nós. Agora temos uma semana para votar... Sem saber como irão ser apresentadas e interpretadas as canções na Final, uma vez que o palco é maior e a apresentação será diferente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:16

      Ahahah! Menos chata e menos enchedora de chouricos? A RTP? Ahahah! 8 canções juntas tinham a duração de 24 minutos e a semi-final teve quase 3 horas! Depois da apresentacao das canções estiveram literalmente 1h30 a encher chouricos com medleys do século passado e com lavagens cerebrais tão habituais no dia-a-dia dos guionistas e responsaveis da RTP. O Jorginho a dizer "Qualquer uma vence em Kiev" ahahahah rindo para não estar chorando.

      Eliminar
  23. Confesso que me dá riso assistir a esta votação do júri e pensar que o cartão de visita da RTP este ano foi o de revitalizar e renovar o Festival da Canção. De facto, este júri não poderia estar mais distante deste posicionamento quando teima em valorizar canções cuja sonoridade tantas vezes já se ouviu neste certame e tantas vezes flopou na eurovisao. Pelo contrário, quando aparecem propostas mais arrojadas e que nunca se ouviram iguais no FC, ficam nos últimos lugares. Já nem discuto se se gosta ou não, se é preferida ou não, só o simples facto de arriscar algo nunca apresentado e de tentar aproximar-se um pouco mais do público estrangeiro devia ser valorizado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:13

      Muito bem Ana! Concordo plenamente.

      Eliminar
  24. Anónimo23:50

    Muito bem celina !! Melhor da noite.Para mim a 4 musicas que podem ir a kiev e alcançar um bom resultado
    Pedro Gonçalves,Celina da Piedade , Salvador sobral e Viva la Diva
    Pedro---Moderna e bem conseguida ,num ano de baladas principalmente na semi de portugal pode conseguir chegar a final e alcançar um bom resultado

    Celina---Musica Animada , muito Celina,boa apresentaçao em palco e mostra um pouco de Portugal

    Salvador----Simplesmente fantastico,foi muito bem recebida pelo estrageiro e pode surprender

    Viva la diva---Conta com uma boa classificaçao dos jurados e publico,tive alguns erros e na minha opiniao o som do estudo nao estava muito bom,com apenas um mes de existencia podem melhorar bastante em Kiev!!!E uma musica differente

    Parabens RTP,o melhor festival desde 2010 !! Espero pelo palco da final.Como é que vai funcionar o voto dos juri ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:14

      Não haverá júri de bancada mas sim um júri regional que terá 50% dos votos, assim como o publico. Só em caso de empate será só o publico a votar.

      Eliminar
    2. Anónimo09:23

      e vao se juntar todos os votos do juri ou vai ser revelado 1 por 1....

      Eliminar
    3. Anónimos 1:14 e 09:23 - Em caso de empate, não haverá nova votação (julgo) mas ganha automaticamente a canção que teve a maior pontuação no televoto. Julgo que far-se-ão contactos com todos os júris regionais para saber as pontuações, depois de tudo somado convertem-se os resultados nos habituais 3-8, 10 e 12 pontos e, finalmente, adicionar-se-ão os resultados do televoto também na escla 3-8, 10 e 12 pontos.

      Eliminar
  25. Os portugueses continuam sem conhecer sons modernos e experimentais. A única notícia positiva foi mesmo a vitória da Celina porque a Lena... só rir. E a Inês em último!! :-b

    Posto isto, espero que sejam inteligentes e votem na qualidade e não na fantochada. Salvador ftw!!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo23:59

    O júri esteve quase a estragar tudo, não fosse o público salvar a noite. O Pedro Gonçalves tem a música ideal para a Eurovisão! Contudo, precisa de melhorar a afinação, fora isso siga p'ra bingo!

    O David Gomes devia ter sido apurado em vez da Lena d'Água! Gostei muito do Jorge Benvinda, não tanto da Celina, mas mereceu passar apesar de tudo.

    Top 8 da Final:

    8 - Lena d'Água "Nunca me fui embora"
    7 - Deolinda Kinzimba "O que eu vi nos meus sonhos"
    6 - Fernando Daniel "Poema a dois"
    5 - Celina da Piedade "Primavera"
    4 - Jorge Benvinda "Gente bestial"
    3 - Viva La Diva "Nova glória"
    2 - Salvador Sobral "Amar pelos dois"
    1 - Pedro Gonçalves "Don't walk away"

    ResponderEliminar
  27. O juri não devem ter visto o mesmo FC que o publico xD
    4 para a melhor da semifinal? =)) =))
    Obrigado televoto. Ainda bem que existes xD

    ResponderEliminar
  28. fiquei horrorizado com a votação do júri... o meu coração entrou num verdadeiro sobressalto à espera do televoto... e tenho muito medo do novo juri na final.. o salvador será a minha segunda escolha, porque o Pedro Gonçalves arrasou... só os bailarinos é que precisam de treinar mais a sincronização ... e de mais espaço

    ResponderEliminar
  29. Shevek00:04

    Já estava à espera destes resultados. A Celina e o Jorge têm propostas muito divertidas. O Pedro quer ser moderno e atual, mas é um cantor inexperiente com uma canção medíocre que nunca chega alevantar voo; aqueles dançarinos são de um amadorismo confrangedor. A Lena d'Água passou por ser quem é. Parabéns a todos!

    Os manos Sobral devem e merecem ganhar o FdC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:16

      a partir do momento em que o autor admite que nao fez a musica a pensar na eurovisao, nao merece ganhar o FDC.

      Eliminar
    2. Anónimo07:26

      O pedro levou uma proposta ACTUAL, quer admita isso ou nao. Mediocre é a cançao dos sobral, vai por toda a gente a dormir.

      Aqueles bailarinos são o que mais se ve na eurovisao, aconselho-o a ver a performance da KERLI este ano.
      Nota-se que o Shevek nao acompanha a eurovisao todos os anos.

      Eliminar
  30. Anónimo00:06

    TANTO MEDO DESTE JÚRI! MAIOR VERGONHA DE SEMPRE!

    ResponderEliminar
  31. Por mim vai o Pedro Gonçalves com "don´t walk away", representar Portugal em Kiev.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo00:10

    Bem temos uma semana para fazer o funeral à "Don't walk away".

    A coroa de flores com os 12 pontos do publico diria que estará garantida.

    O melhor coveiro do país (Júri do sec XIX) já está apostos para enterrar a canção.

    É uma pena porque é uma canção muito forte (põe as canções Canta por mim e Mea Culpa, do mais próximo que apareceu no FC, num cantinho). Daria acesso à final e atrevo-me a dizer dava-nos facilmente pelo menos o top10.

    Não simpatizei com o Pedro no The voice, mas hoje esteve bem, a canção serve-lhe que nem uma luva, os coros funcionaram na perfeição, guarda roupa perfeito, só é preciso melhorar a parte dos bailarinos.

    Enfim... que comece o choro e a agonia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:40

      É uma boa música a "Don't walk away", mas desculpa, sinceramente não acho que seja superior às propostas da Catarina, especialmente a Mea Culpa (quer cantada em inglês como português)

      Eliminar
    2. Anónimo01:15

      anonimo 18:40 a do PEDRO É MUITO superior à da catarina , nao ha comparaçao. A da catarina era pimbalhada disfarçada por um toque grego.

      Eliminar
  33. Anónimo00:11

    Abaixo os júris! 100% TELEVOTO! O povo é que manda!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo00:12

    Viva la Diva, Pedro, Deolinda e se melhorar muito a Celina.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo00:12

    Queria tanto uma "Nova glória" em inglês!

    ResponderEliminar
  36. Não sei se tenho mais medo deste júri ou do suposto júri regional...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:58

      Bem, já tivemos como juri regional Vânia Fernandes e Flor de Lis. Pelo que pode ser que não sejam Maus.

      Eliminar
    2. Errado. Quando a Vânia Fernandes venceu o festival a votação foi 100% público.

      Eliminar
    3. Anónimo17:58

      Penso que o Anónimo da 1:58 queria dizer que a Vânia Fernandes e os Flor de Lis Já fizeram parte do júri regional. A Vânia, pelo menos, lembro de ter sido júri.

      Eliminar
  37. Anónimo00:19

    Por causa dos seus 12 pontos, O juri devia ser obrigado a cumprir 5 anos na apanha da azeitona!

    ResponderEliminar
  38. Portugal e Espanha têm a mesma doença! Júris!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:18

      Verdade. Espero que não nos aconteça o mesmo que aconteceu com a Espanha...

      Eliminar
    2. Não necessariamente; se escolherem um júri em condições, concordo com 50%+50% (para evitar "palhaçadas" em representação de Portugal) - aconteceu o mesmo no ESC (a partir da incorporação dos júris nacionais, as chamadas "joke entries" decresceram exponencialmente, felizmente!)

      Eliminar
  39. Anónimo00:22

    100% TELEVOTO!
    Fora com os júris!
    100% TELEVOTO!
    Fora com os júris!
    100% TELEVOTO!
    100% TELEVOTO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:43

      Não concordo, o público também faz asneiras, não foi o 100% televoto que levou os Homens da luta até a Alemanha??? Foi e foi um desastre!!!!
      PJC

      Eliminar
    2. Anónimo18:38

      Concordo, anónimo das 10:43 "aka" PJC

      Eliminar
    3. Também concordo com o PJC.
      Anónimo 00:22 - Há é que saber escolher um júri em condições (entenda-se: ecléctico, actual, representativo do povo português, diversificado, conhecedor do fenómeno ESC...)

      Eliminar
    4. Anónimo18:04

      Anónimo das 10:43: Curiosamente os Homens da Luta venceram num ano com júris distritais!... E houve júris (penso que 2) que deram 12 pontos! É sempre uma questão complicada. Por exemplo em 2009, não havendo júris, teria ganho uma gritaria da Luciana Abreu. Nesse caso até foi o júri que salvou.

      Eliminar
  40. Conhecendo agora todos os 8 finalistas, presumo que será uma final muito renhida e interessante.
    Olhando para os resultados, podemos observar que há muitos candidatos apreciados pelo público, p.ex.
    Salvador Sobral (8pts na semi), Pedro Gonçalves(12), Fernando Daniel(10), Viva la Diva(12), Jorge Benvinda(10).
    Já os fosseis dos jurados acham que Lena d'Agua(10) devia representar Portugal, Celina da Piedade(12), Salvador Sobral(12), Viva la Diva(10).

    Prevejo que o júri regional também seja tão antiquado como o júri de sala. Logo dão mais valor a interpretes com mais anos de carreira (tipo Lena d'Agua). Fazendo as contas, os candidatos mais equilibrados são de facto o Salvador Sobral e os Viva la Diva.
    Algo semelhante a isto prevejo no próximo domingo:
    VIVA LA DIVA(10J /10T) = 20
    SALVADOR SOBRAL(12J /7T) = 19
    PEDRO GONÇALVES(3J/12T) = 15
    CELINA DA PIEDADE(8J/5T) = 13
    FERNANDO DANIEL(4J /8T) = 12
    JORGE BENVINDA(5J /6T) = 11
    DEOLINDA KINZIMBA(6J /4T) = 10
    LENA D'AGUA(7J /3T) = 10

    Isto é simplesmente a minha opinião, e isto pode bater certo como pode estar completamente errado. Pessoalmente, espero que me tenha enganado e que seja o Salvador a vencer.

    Caso contrário, Pedro Gonçalves ou Celina da Piedade também ficaria contente :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:38

      já eu espero que estejas realmente certo quanto ao primeiro lugar, de resto não importa, ainda que concorde com os 2 últimos lugares que atribuiste.

      Eliminar
    2. Anónimo18:12

      7 pontos no Televoto para o Salvador, pelo que se houve e lê, parece-me pouco... Embora não deseje que isso aconteça, não me surpreendia se o Salvador conseguisse um duplo "12 pontos".

      Eliminar
  41. Anónimo01:09

    Pena que Jorge Fernando não tivesse escolhido outra interprete para esta canção muito melodiosa, a nº3, que fica facilmente no ouvido, para além dos acordes da guitarra portuguesa. Faltou-lhe uma voz (não é que a da Beatriz não seja bonita) com timbre mais de fado. Na minha opinião merecia muito mais ter passado a nº3 do que a nº2 da Lena d Água, que a meu ver teria ficado nos últimos lugares. Das que foram apuradas nesta 2ª semifinal apenas a nº4 do Pedro tem hipótese no festival da eurovisão. A primeira semifinal teve sem dúvida melhor qualidade, embora tivesse deixado de fora outra boa hipótese a nº2 das Golden Slumbers. Na final haverá um júri regional e o publico. Esperemos que desta vez não deixemos que nos humilhem..

    ResponderEliminar
  42. Anónimo01:50

    renovaram tudo menos o juri... é o que eu digo, tirem o toze brito e o ramon dali, ponham gente jovem.

    ResponderEliminar
  43. Anónimo01:53

    Estou a lembrar-me do que aconteceu com a Catarina pereira, ganhou com o publico e perdeu para a Filipa.

    ResponderEliminar
  44. Anónimo04:04

    Na final o júri decide ou só o público ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ambos: 50% júri regional (7 grupos) + 50% televoto (público); em caso de empate, prevalece a pontuação do televoto

      Eliminar
  45. Anónimo08:32

    Uma só expressão... "ABAIXO O FESTIVAL!!!!"
    Tenham vergonha e respeitem o dinheiro que é gasto com tanta me....!

    ResponderEliminar
  46. Anónimo09:49

    Realmente o voto do publico pode compôr melhor a escolha da canção que nos irá representar. O juri é "louco", composto por fracassados de festivais anteriores, que teimam em não aprender quais são os gostos lá fora. Ponham gente nova e jovem no júri. A segunda meia final foi bem melhor que a primeira. Não entendo a valorização de alguns do Salvador, há canções melhores (todas de ontem). Boa a canção nº 7 apenas na minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:25

      A segunda semi final melhor que a primeira? Em que país?? A segunda semi final foi muito fraquinha a unica que se aproveitou foi a do pedro Gonçalves e talvez do jorge benvinda. de resto todas muito fracas....entao a lena d agua....por amor de deus, para mim a pior!

      Eliminar
  47. Anónimo10:23

    os juris da semifinal não são os mesmos da final pois não?

    ResponderEliminar
  48. Anónimo11:18

    Uma palavra: VERGONHOSO. Que júri fóssil, a RTP quer inovar mas só põe gente que ainda está presa aos anos 70 no júri. Como é que querem ter um bom resultado na Eurovisão?

    ResponderEliminar
  49. Anónimo11:20

    Não alinho neste bota-abaixo do júri em geral - em 2009 livrou-nos da Luciana Abreu e a nível eurovisivo tem permitido a boas canções ficarem em lugares honrosos, algo que não acontecia com o sistema 100% televoto.

    Contudo, neste FC em particular, não tenho dúvidas de que o júri é o grande calcanhar de Aquiles. Por um lado, castiga as canções de recorte eurovisivo atual (pop/dance, em ingles); mas por outro, também não premeia as propostas mais arrojadas (Márcia, Golden Slumbers,Inês Sousa) que podiam vingar pela qualidade. O que sai a ganhar com este júri? As propostas intermédias, nem modernas nem antiquadas, que na verdade podiam ter aparecido em qualquer edição anterior do FC.

    Apesar de tudo, acho que com este FC a RTP está no bom caminho, a qualidade musical subiu 1000% e diversificou-se. Para a próxima, porque não um júri internacional como fazem os suecos e outros? Ou um júri misto (nacional/internacional)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo quase na íntegra. Também sou apologista da existência de um júri (desde que seja bem escolhido...) para evitar a proliferação das chamadas "joke entries" e canções de qualidade duvidosa. É interessante a ideia de integrar um painel de jurados internacional e, porque não, alguns fãs do ESC com provas dadas (entenda-se, com conhecimento aprofundado do fenómeno eurovisivo).
      Das 3 canções que apresentas como sendo arrojadas, concordo com as duas primeiras mas, confesso, que para mim a canção do Noiserv disse-me muito pouco (ao contrário, por exemplo, da canção do duo Sobral - calma mas muito apelativa)

      Eliminar
  50. Anónimo11:55

    Não concordo com a abolição do júri e a responsabilidade integralmente depositada no televoto. Os exemplos de 2009 (o júri "impediu" que uma canção banal, com título despropositado, cantada por uma intérprete mediática, vencesse) e 2011 (o televoto premiou uma das piores representações de sempre) não devem ser esquecidos. Mas um júri deve ser (muito) mais representativo do que o deste FC 2017. A média de idades era decerto superior a 45 anos e porquê tantos radialistas de programas que essencialmente não são musicais? Com certeza que deve haver elementos de mais idade nos júris, mas também outros mais jovens. Não foi por acaso que nos ESC de 1971, 1972 e 1973 um elemento do júri tinha de ter mais de 25 anos e outro menos. Outros tempos, eu sei, mas a essência estava lá: os gostos (e todos os gostos são respeitáveis) variam com a idade. Por outro lado - e pode ser um erro meu -, senti que a maioria dos elementos deste júri não aprecia o ESC, um direito que lhes assiste mas os devia afastar à partida da escolha para serem jurados de uma emissão que visa a participação no mesmo. Em relação ao próximo domingo, embora desconhecendo quem integrará os júris regionais, receio uma "disputa" entre o que se considera a "portugalidade" (posição dos júris) e o que é aparentemente mais cómico (preferência do televoto), ou seja, receio que as canções que não se "encaixem" nestas vertentes sejam penalizadas apesar de mais indicadas para o ESC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:26

      Muito bem Anónimo 11:55! A RTP e as pessoas que ela escolhe para jurados de facto não gostam ou não se revêem no ESC atual, alguns provavelmente vêm de forma distraída cada ano. Guardam uma ideia mítica do Festival RTP dos anos 60 e início de 70 que é ela própria enganadora, porque se a qualidade de músicas e interpretes era superior, os resultados eurovisivos eram igualmente decepcionantes. O FC foi criado para escolher uma canção que representasse Portugal num concurso que a RTP deixou de compreender e que na verdade despreza.
      Tudo aceitável, mas então para què insister em participar?

      Eliminar
    2. Concordo na íntegra com o Anónimo das 11:55.
      Já expus argumentos semelhantes em resposta a comentários acima.

      Eliminar
  51. Anónimo12:01

    força para os viva la diva!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:52

      760 10 10 08!!! é o número para os viva la diva

      Eliminar
  52. Anónimo12:45

    Na minha opinião não devia existir juri era só a RTP escolher bem as músicas e não deixar entrar trolls.

    ResponderEliminar
  53. Bem...
    Está tudo doido! O Pedro Gonçalves mais a canção? Não percebem que quem votou foram as adolescentes com as hormonas aos saltos.
    Já agora! Interessa ganhar a todo custo! Mesmo cantando em inglês, ou que interessa é impormos a nossa cultura, ou seja, cantar em PORTUGUÊS….

    ResponderEliminar
  54. Bem...
    Está tudo doido! O Pedro Gonçalves mais a canção? Não percebem que quem votou foram as adolescentes com as hormonas aos saltos.
    Já agora! Interessa ganhar a todo custo! Mesmo cantando em inglês, ou que interessa é impormos a nossa cultura, ou seja, cantar em PORTUGUÊS….

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:19

      Que comentário tao retrógado.. Obviamente que se para ganhar for necessário cantar em inglês, é preferível fazê-lo do que continuar na cauda da Europa. Para impormos a nossa cultura e cantar em português já tivemos os 50 anos anteriores e com resultados desastrosos. Basta ver que somos dos poucos a cantar na lingua materna. E atenção, também defendo que cada pais deveria cantar na sua lingua, mas não sendo essa uma imposição, então que se envie uma boa canção, seja em português ou inglês, mas que seja com o objetivo de vencer, senão não seria um concurso/competição.

      Eliminar
    2. Anónimo15:58

      Pois e é esse o problema. Seja em inglês ou em português, o que interessa é a canção. E a musica do Pedro é moderna, mas nada que se destaque, e perde com a apresentação desse jovem cantor que obviamente não tem voz nenhuma nem presença de palco.

      Eliminar
    3. Anónimo18:36

      O que a Maria disse é verdade! É verdade que muita boa gente votou porque gostou do Pedro, mas também muitos desses votos são provenientes de pitas que nem sequer ouviram as outras 7 canções nem sequer vêem o FC. Acham isso justo? É que eu não acho, e o mesmo dizia se fosse em relação a quem apoio. Trata-se de ganhar de forma limpa e justa. Ainda assim, não nego que a música dele seja boa porque é efetivamente e está no meu top 4.

      Eliminar
    4. Anónimo21:39

      com as hormonas aos saltos porque? eu vi muitos mais fanboys a votarem no salvador e a falar dele em todos os sitios, inclusive no video dos outros concorrentes. Diria que ele é muito mais popular.

      Eliminar
    5. Anónimo21:42

      15:58 ainda acha que a voz é das coisas que mais conta...se a musica nao 'pegar' facilmente e for 'easy on the ear' de nada vale. Tantas actuaçoes num top 10 que nao tinham voz. Lembro-me da Lena da Alemanha, ou Dum Tek Tek.

      Eliminar
    6. Anónimo21:45

      18:36 tem alguma prova disso? porque senao tem, isso sao desculpas esfarrapadas, pense o que quiser. Essas pitas sao menos que voce ou eu? Sabe la se nao vêm a Eurovisao. Votam muito mais pitas e fanboys no Salvador, até para o video dos outros concorrentes vao fazer campanha. E ele continua a ser mais popular que o Pedro. Nao percebo a sua indignaçao.

      Eliminar
  55. Anónimo17:02

    Eu espero que ganhe a celina ou o Gorge salvador , são as únicas que tem hipótese de ir á final , o juri é jurássico , espero que nunca mais voltem ,devem pensar que estão nos anos 80

    ResponderEliminar
  56. Tentando ser bastante sucinto:
    Se na 1ªSF o júri esteve na generalidade bem, nesta 2ªSF o seu contributo foi desastroso - dar 10 pts à canção da Lena d'Água? e 8 pts à da Beea (não era má, mas não merecia tanto)? e só 4 pts à proposta defendida pelo Pedro Gonçalves? e 5 pts à da Helena Kendall (que agradável surpresa!). Acho bem que se mantenha os 50% de votação do júri mas, por favor RTP!, haja mais critério na escolha dos jurados: ecléctico, diversificado na idade, actual, com conhecedores de música e do fenómeno eurovisivo - não é pedir muito, pois não?!
    A condução do espectáculo foi melhor, na minha óptica, e a qualidade das canções também [eu bem avisei para não começarem a "deitar abaixo" a RTP antes de concluídas as SF; conforme alertei, de facto o sorteio favoreceu a 2ªSF]; contudo, não veio a confirmar-se o que esperava: que nesta 2ªSF se fizesse uma viagem a anos mais recentes do FdC e ESC, entenda-se décadas de 90 e anos 2000-2016; a RTP esteve mal, ao manter-se "colada" a um passado que, embora com a sua qualidade, já é longínquo.
    Quanto aos apurados para a Final, concordo com todos com excepção da Lena d'Água (que eu substituiria pela Helena Kendall).
    Vamos ter uma Final, no geral, com um bom naipe de canções, algumas com bastante potencial.
    Para mim, a vitória e consequente representação de Portugal em Kiev, deveria ser disputada por estas 3 propostas:
    Salvador Sobral, Viva La Diva e Pedro Gonçalves.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.