Slider

[ENTREVISTA] Deolinda Kinzimba: "Espero ganhar e defender Portugal com garra"


A residir em Portugal desde 2014, a cantora angolana Deolinda Kinzimba estreou-se na televisão na terceira edição do The Voice Portugal, do qual saiu vencedora integrando a equipa de Mickael Carreira. Em outubro passado, na estreia da quarta edição, apresentou o seu primeiro single, "Primeira Vez". Deolinda esteve à conversa com o ESCPORTUGAL. 

Deolinda Kinzimba foi a grande revelação da terceira temporada do programa The Voice Portugal, do qual saiu vencedora. A cantora, natural de Angola mas a residir em Portugal há dois anos, lançou recentemente o seu primeiro single intitulado “Primeira vez”. 


Em entrevista com o ESCPORTUGAL, Deolinda mostrou-se muito feliz por fazer parte da próxima edição do Festival da Canção. “É mesmo um privilégio fazer parte do festival… foi uma boa nova que recebi por alturas do Natal”. Recorde-se que o convite partiu de Rita Redshoes, compositora convidada pela RTP, aquando do convívio de Natal da editora que representa ambas as artistas. Pode (re)ler a entrevista de Rita Redshoes ao ESCPORTUGAL AQUI. “Aceitei logo – recordou Deolinda – mesmo antes de conhecer a canção (risos). A Rita Redshoes é uma das minhas artistas e compositoras favoritas, foi mesmo uma honra ser convidada por ela, nunca poderia dizer que não”. Quando ouviu o tema, “identifiquei-me de imediato”, afirmou convicta. “A letra é muito bonita, muita inspiradora”. Convidada a falar da canção, Deolinda esclarece: “Não é propriamente uma balada. É um pop clássico, com toque de soul. Fala de amor…. Quem não gosta de uma boa canção de amor?”, pergunta com um sorriso nos olhos.

Questionada sobre o facto da sua canção ser cantada em português, sendo que a maioria das canções que interpretou no The Voice foram em inglês, Deolinda tem resposta pronta: “Eu prefiro cantar em português. Em primeiro lugar porque é a minha língua e, em segundo, na música o mais importante é o sentimento. Em pequena eu ouvia muitas canções em inglês mas não entendia uma palavra! Eu fechava os olhos e deixava-me levar pela melodia e pelo sentimento transmitido por quem cantava. Acho que, independentemente do idioma que se canta, o mais importante é fazer com que o sentimento chegue até às pessoas".

Quando falámos com Deolinda há duas semanas, a canção já estava gravada. “Sim, já gravámos a versão definitiva do tema. Desde dezembro fomos ensaiando, acrescentando mais sons e adaptando à minha voz e forma de cantar”. Deolinda irá interpretar a canção n.º 4 da semifinal 1 “O que eu vi nos meus sonhos”. Irá encontrar nessa semifinal os vencedores das temporadas 2 e 4 do The Voice Portugal. “É quase um ‘The Voice’ parte 2” (risos). São todos muito bons, estes e outros concorrentes, o que torna o festival mais rico e desafiante.”


Por estar a viver em Portugal há apenas 2 anos, Deolinda não conhece bem a história do Festival da Canção. O seu primeiro contacto com o festival foi através de Filipa Azevedo, vencedora da edição de 2010 e sua colega do The Voice Portugal. “A Filipa falou-me muito do Festival da Canção e da Eurovisão, fiquei muito curiosa e então fui ver os vídeos no youtube. Nem eu imaginava que iria participar também! " (risos). Uma das canções que mais gostou foi “Sol de Inverno”, de Simone de Oliveira, recordando “que tive o prazer de trabalhar com a Simone no The Voice”. E, claro, “Há dias assim”, da Filipa Azevedo. "Continuamos amigas, continuamos a ver-nos e a falar de música, até porque vivemos perto!”

  

Expectativas para o festival? “Espero ganhar!", diz confiante. "Conseguir passar a emoção e o sentimento para o público. As pessoas esperam e precisam de ver um grande espetáculo para poderem votar, e isso engloba muitas coisas a serem avaliadas a começar na voz, música, performance, entre outras. Todos estes elementos é que vão pesar na decisão de votar ou não, então é necessário preparar algo bom para poder convencer a maior parte das pessoas. Espero ganhar, defender Portugal com garra e trazer o troféu para casa!”

 
Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL, DEOLINDA KINZIMBA / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
13
( Hide )
  1. Anónimo22:26

    De todo o Festival queria mesmo era que a Deolinda tivesse uma canção a sua altura, se isso acontecesse era talvez das maiores apostas de sempre do nosso país. Ela tem uma voz incomum, de Diva que não passa despercebida. Espero uma grande canção!!!

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Alves22:27

    Gosto da confiança e atitude

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:29

    Em frente! Ou muito me engano, ou esta dupla vai a Kiev!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:38

    Em 2010 toda a gente falava da Catarina, da Vanessa e ganhou aquela que ninguem falava: a Filipa. Este ano esta a acontecer o mesmo, tudo fala no Fernando, na Diva mas eu vejo na Deolinda uma potencial vencedora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:48

      Na minha opinião a Deolinda é das favoritas.

      Eliminar
  5. Anónimo23:29

    Estava ancioso que publicassem a entrevista da Deolinda Gostei muito dela no the Voice, espero uma grande cancao da Rita Redshoes

    ResponderEliminar
  6. Anónimo01:42

    a eurovision para a maioria parece um evento feito em Marte.. nunca falam grande coisa ou realmente sabem como é... depois surpeende-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:37

      Sim depois chegam lá e dizem "isto é um mundo, ninguém consegue imaginar, produção top etc" pois se quando se metessem nas coisas fossem procurar info saberiam de ante mão como são as coisas xD

      Eliminar
  7. Anónimo01:58

    Gosto da atitude mas pessoalmente, sempre achei a voz dela muito inconstante. Muitas vezes chega a faltar-lhe folego a cantar. Boa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Fernandes11:04

      Plenamente de acordo... Falta consistência, basta ver como apresentou no The Voice o "Primeira Vez". Só compensado com muito treino. Mas nisso creio que a Rita Redshoes estará atenta. Profissionalismo... Afinal estará a defender uma canção que tem associados nomes de compositora e letrista.

      Eliminar
  8. Anónimo10:55

    Acho que actualmente é uma das melhores vozes em Portugal. Mesmo surpreendente. Com a canção certa pode chegar longe!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16:12

    Gostei muito da entrevista.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.