Slider

[ACONTECIMENTO E PERSONALIDADE] Festival aberto ao inglês e Jamala são os destaques do ano


A Abertura do Festival RTP da Canção a temas em inglês e Jamala são, respetivamente, o Acontecimento e a Personalidade do Ano 2016. Conheça todos os resultados de seguida.

Pelo quarto ano consecutivo, o ESCPORTUGAL levou a cabo a eleição do Acontecimento e da Personalidade do ano que terminou. Depois das escolhas do Regresso de Portugal à Eurovisão e Anouk, em 2013 (AQUI), da Vitória de Conchita Wurst e da própria, em 2014 (AQUI), e da Retirada de Portugal do Festival Eurovisão e Loïc Nottet em 2015 (AQUI), os leitores do ESCPORTUGAL tiveram a díficil tarefa de eleger o acontecimento e a personalidade que mais se destacou em 2016.

De entre os 10 candidatos em cada categorias, eleitos internamente pela equipa do ESCPORTUGAL, o público votou em duas plataformas distintas: 111 pessoas votaram através dos inquéritos, enquanto que 195 utilizadores votaram através do Facebook. As duas votações foram convertidas, separadamente, na escala eurovisiva (12,10,8-1), sendo somadas à votação convertida do painel de jurados da iniciativa, que foi composto por 13 elementos do ESCPORTUGAL e do ESCPORTUGAL Regiões.

Aceda, de seguida, a todos os resultados da iniciativa:

Acontecimento do Ano 2016

A Abertura do Festival RTP da Canção a temas em inglês liderou a votação para o Acontecimento do Ano, tendo vencido a distinção com a pontuação máxima das três vertentes da mesma: 32 pontos. O consenso prolongou-se ao restante pódio com o Novo modelo de votação do Festival Eurovisão a recolher 30 pontos e Ucrânia vence Festival Eurovisão 2016 a terminar na terceira posição com 24 pontos. De realçar que, em quatro edições, é a terceira vez que o Acontecimento do Ano está relacionado com Portugal.

Personalidade do Ano 2016



Jamala, vencedora do Festival Eurovisão 2016, foi escolhida como Personalidade do Ano com a pontuação máxima do júri e da votação do Facebook, enquanto que Saara Aalto, vice-campeã do X Factor UK, terminou na segunda posição, sendo a candidata mais votada nos inquéritos. Poli Genova, representante búlgara em Estocolmo, fechou o pódio com 23 pontos. De realçar que é apenas a segunda vez que um vencedor do Festival Eurovisão alcança o título de Personalidade do Ano: Conchita Wurst venceu em 2014, enquanto que Emmelie de Forest e Mans Zelmerlöw terminaram na segunda posição em 2013 e 2015, respetivamente.

Recorde as anteriores edições do Acontecimento e Personalidade do Ano AQUI.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.