Slider

ESC2009: Queda de avião militar russo faz 92 mortos


Um avião militar russo despenhou-se neste domingo com 92 pessoas a bordo. Transportava membros do Exército Vermelho, a caminho da Síria, grande parte dos quais pertenciam a um coro militar, o Alexandrov Ensemble, que atuou no Festival Eurovisão da Canção 2009 sediado em Moscovo. 

O Alexandrov Ensemble ia actuar numa festa de Ano Novo na Síria. Segundo as mais recentes informações do Ministério da Defesa russo, citadas pelo jornal Público, não há sobreviventes. A aeronave tinha descolado de Adler, a sul da estância de Sochi, na costa do Mar Negro, onde fizera escala para se reabastecer de combustível. Entre os passageiros estavam também nove jornalistas. “Os destroços do avião foram encontrados a quilómetro e meio do litoral de Sochi, a uma profundidade de 50 a 70 metros”, indicou o ministério da Defesa russo, de acordo com o qual o aparelho tinha sido fabricado há 33 anos. "Apenas três dos cantores do coro não seguiam a bordo", explicou um dos membros que ficou em terra.

No voo também viajavam músicos e dançarinos do prestigiado Alexandrov Ensemble. O prestigiado coro - que chegou a atuar algumas vezes em Portugal no Estado Novo - participou no Festival Eurovisão 2009, sediado em Moscovo, no "interval act" da semifinal 1. A sua atuação, em conjunto com a escola de música militar e uma companhia de teatro, foi efusivamente aplaudida, não fosse este um símbolo da forte aposta da Rússia na Educação pela música e nas artes, em geral. O maestro do grupo, Valery Khalilov, está entre os mortos já declarados.


     

As nossas condolências à família e amigos dos agora desaparecidos, bem como ao povo russo tratando-se este Grupo um dos símbolos da pátria. 


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: PÚBLICO, ESCPORTUGAL / Imagem: e Vídeo: YOUTUBE
3
( Hide )
  1. Anónimo13:37

    Estou em choque. Já é o 4.º aviao em tao pouco tempo. DEP

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Alves14:52

    Vi a noticia na TV mas nao associei que era este grupo. :-(((

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:59

    Um dos melhores coros do mundo, uma grande perda para a humanidade. Vai ser difícil reerguer este coro, mas a Rússia ira conseguir!!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.