Slider

ARJ Macedónia: Escolha de Jana Burčeska envolta em polémica


A escolha de Jana Burčeska para representar a ARJ Macedónia no Festival Eurovisão 2017 está a causar grande polémica no país: o pai da cantora é o braço direito do embaixador dos EUA no país e mantém uma amizade próxima com o novo diretor da emissora.

A emissora estatal da ARJ Macedónia supreendeu a comunidade eurovisiva na passada segunda-feira ao anunciar Jana Burčeska como a representante do país no Festival Eurovisão 2017. A cantora, desconhecida da maioria do público, deu-se a conhecer no Idols em 2011, tendo terminado a competição em sexto lugar; posteriormente participou em duas edições do SkopjeFest e foi embaixadora da UNICEF para uma campanha anti-bullying.

A notícia passou também despercebida dos principais tablóides do país, devido às eleições parlamentares de 11 de dezembro que colocarão fim a um período de instabilidade política vivida nos últimos meses na ARJ Macedónia. Contudo, nas últimas horas, alguns utilizadores do Twitter acusam que a escolha de Jana Burčeska se deve a amizades políticas do seu pai.

Mitko Burchevski, pai de Jana, é conselheiro na embaixada dos Estados Unidos da América no país há vários anos, mantendo uma relação de grande proximidade com Jess Baily, embaixador desde 2014. Contudo, a amizade de Mitko Burchevski com o novo diretor da MRT é também conhecida, sendo que muitos garantem que essas influências motivaram a escolha da cantora para o concurso europeu.


Posteriormente, alguns dos utilizadores que denunciaram esta situação nas redes sociais tiveram as suas contas de Twitter bloqueadas, revelando que o mesmo pode ter acontecido por mencionarem a Embaixada dos Estados Unidos no tweet.


Aceda a uma prestação de Jana Burceska:




A ARJ da Macedónia participa no Festival da Eurovisão desde 1998, tendo participado por 16 ocasiões no certame europeu. O melhor resultado obtido pelo país remota a 2006, quando Elena Risteska e 'Ninanajna' conquistaram a 12.ª posição em Atenas, sendo que desde a implementação das duas semifinais, o país apenas conseguiu o apuramento em 2012. Em Estocolmo, Kaliopi representou a ARJ Macedónia com Dona terminando a semifinal no 11.º lugar com 88 pontos. Recorde a atuação de seguida:


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: MINA / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.