Slider

Faleceu antigo Provedor do Telespectador Paquete de Oliveira

Paquete de Oliveira foi o primeiro Provedor do Telespectador da RTP em 2006. Faleceu hoje com 79 anos de idade.


Sociólogo de formação académica, Paquete de Oliveira foi o primeiro Provedor do Telespectador da RTP em 2006. Atualmente era Provedor do Leitor do jornal Público. Faleceu este sábado, com 79 anos de idade, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde estava internado há dois dias. José Manuel Paquete de Oliveira foi padre, jornalista, sociólogo pioneiro de estudos dos media em Portugal, professor e terminou como um provedor mais “didático” do que dado a conflitos, um perfil que condizia com a sua personalidade. Desde 2013 era provedor do leitor do PÚBLICO.

Em 2006 inaugurou esta figura de Provedor na RTP, "personagem" que foi criada para defender os interesses dos telespectadores. Nessa qualidade, dedicou alguns programas ao Festival da Canção e à Eurovisão, nomeadamente às "reclamações" de muitos quanto "à falta de investimento" da RTP em ambos os programas. Um dos programas foi emitido logo após o Festival da Canção de 2008: telespectadores, artistas e músicos queixaram-se quanto ao televoto do festival que, pelas reclamações apresentadas, fechou as linhas de algumas canções, inviabilizando ou limitando o voto nalgumas canções, facto que foi, na altura, confirmado ao Provedor por fontes da RTP.

O Presidente da República considerou a morte do sociólogo "uma perda para a comunidade académica e para o mundo da comunicação social portuguesa". "Paquete de Oliveira deixa um contributo incontornável no jornalismo, na universidade, na investigação relativa aos mass media", diz a nota de Marcelo Rebelo de Sousa enviada à Lusa. O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, por sua vez, “lamenta profundamente o falecimento deste colega e amigo. Era um homem bom, sério e rigoroso, construtor de soluções”.


O ESCPortugal deixa a mais sentidas condolências a todos os familiares, amigos e colegas de trabalho de Paquete de Oliveira. 




Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: RTP; PUBLICO, ESCPORTUGAL / Imagem:RTP

2
( Hide )
  1. Rui Ramos23:17

    É triste quando perdemos um dos nossos. descanse em paz

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Alves01:35

    Tenho muita pena. Paz á sua alma

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.