Slider

Portugal: Morreu Francisco Nicholson, um dos autores de "Oração"

Morreu Francisco Nicholson, um dos autores da canção "Oração" com a qual António Calvário venceu o primeiro Grande Prémio TV da Canção e representou, pela primeira vez, Portugal no Festival Eurovisão da Canção.


O ator, dramaturgo e argumentista Francisco Nicholson morreu, esta terça-feira, aos 77 anos de idade, em casa, anunciou a família. Recorde-se que, em 2011, já tinha sido submetido a um transplante de fígado. 

Diversas gerações de portugueses habituaram-se a acompanhar a carreira de Nicholson desde que, aos 14 anos de idade, começou a fazer teatro. Estudou em Paris, frequentando a Academia Charles Dullin, do Théatre Nacional Populaire, privando com grandes nomes do teatro francês, como Jean Vilar, Georges Wilson, Gerard Philipe. No currículo, tem a autoria das primeiras telenovelas portuguesas, como "Vila Faia", "Cinzas", "Origens", "Os Lobos" e "Ajuste de Contas", tendo também assinado diversas peças de teatro, sobretudo teatro de revista. Em 2014, surpreendeu com o primeiro romance "Os mortos não dão autógrafos", que dedicou à mulher. Fez parte dos elencos da Companhia Nacional de Teatro e do Teatro Estúdio de Lisboa onde representou grandes textos da dramaturgia mundial, de autores como Strindberg, Kleist. Bernard Shaw, Arnold Wesker, Davis Storey, Apollinaire, entre outros. Raul Solnado convidou-o para inaugurar o Teatro Villaret integrando o elenco da peça “O Inspector Geral” de Nicolau Gogol, permanecendo no elenco mais de dois anos, tendo interpretado várias comédias e encenado “Quando é que tu casas com a minha mulher?”.Mas foi no Teatro ABC que se popularizou com o teatro de revista.

É um dos autores da canção "Oração" com a qual António Calvário ganhou o primeiro Grande Prémio TV da Canção, conquistando assim o direito de ser o primeiro representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Copenhaga, Dinamarca, em 1964.


Conquistou, por duas vezes, o Festival da Canção da Figueira da Foz, esteve no Festival internacional da Canção do Rio de Janeiro, em que Paula Ribas concorre com “Canção de Paz para todos nós” com poema de sua autoria composta por Jorge Costa Pinto; nas Olimpíadas da Canção, em Atenas, de novo com uma composição de Jorge Costa Pinto interpretada por Vitória Maria; ainda desta parceria foi a canção “Amar é vencer” com que Madalena Iglésias se apresentou no III Festival Internacional da Canção, 1968.

Escreveu letras para canções para diversos artistas, nomeadamente António Calvário, Madalena Iglésias, Tony de Matos, Simone de Oliveira, Marco Paulo, Fernanda Batista, Fernanda Maria, Maria da Fé, Maria Armanda, Ada de Castro, Lenita Gentil, Florbela Queirós, Anabela, Natércia Maria, Mariema, Maria Lisboa e João Braga. Deixa viúva a também atriz e bailarina Magda Cardoso e orfã a atriz Sofia Nicholson.

A equipa do ESCPORTUGAL envia as sentidas condolências à família, amigos e familiares.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: RTP, ESCPORTUGAL /Imagem: GOOGLE / Video: YOUTUBE

1
( Hide )
  1. Ricardo Alves12:54

    Já vejo este ator há muitos anos na televisao, mas nao fazia ideia que era autor da "Oração". RIP

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.