Slider

Jorge Fernando condecorado pelo Presidente da República

O músico, compositor e cantor Jorge Fernando foi condecorado esta tarde pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.



A Ordem do Infante D. Henrique é uma distinção de mérito entregue pelo Presidente da República Portuguesa, em nome dos portugueses, pela prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, sua História e seus valores. Esta tarde, Cavaco Silva distinguiu o compositor, músico e cantor Jorge Fernando, nos últimos anos mais conhecido pela sua ligação ao fado. São da sua autoria canções como Boa noite solidão, Búzios, Quem vai ao fado ou Chuva, celebrizados pelo próprio e por diversos intérpretes como Ana Moura, Mariza e Fábia Rebordão. A cerimónia decorreu no Palácio de Belém.

Jorge Fernando, 58 anos, iniciou a sua carreira na música aos 16 anos de idade. Participou no Festival da Canção em 1983 (com Rosas Brancas para o meu amor), 1985 (com Umbadá) e 1990 (com Via aérea), sempre como intérprete. Em 2012, foi convidado pela RTP para compor um fado para a voz de Filipa Sousa, contudo, mais tarde declinou o convite.

O ano passado, Umbadá voltou a ser recordada de forma massiva pelos portugueses. Trazemos o momento protagonizado pelo músico na Rádio Comercial:



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ESCPORTUGAL /Imagem: GOOGLE /Vídeo: YOUTUBE
2
( Hide )
  1. Anónimo21:36

    Parabéns a Jorge Fernando e ao Presidente da República por não ter ligado a certa "inteligentzia", incapaz de "perdoar" a Jorge Fernando ser um artista popular. Haverá quem não acredite, mas conheço quem tenha começado a aprender português depois de ter escutado "Chuva". E eu comecei uma grande amizade, longe de Portugal, por causa dessa canção. Peço desculpa pelo tom pessoal deste comentário, talvez impróprio deste "site", mas, quando vi a caixa de comentários vazia (à hora a que escrevo), senti que, modestamente, deveria deixar expresso o meu agradecimento a um cantor, compositor e letrista que veio de um bairro pobre e soube "voar" até mais longe do que alguns pensam, porque não faz alarde do muito que conseguiu. Os meus parabéns a Jorge Fernando, o meu reconhecimento à atitude do Presidente da República e o meu "obrigado" ao ESC Portugal por não ter feito como a maioria da comunicação social, que escondeu esta notícia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo das 21.36: O comentário é muito adequado a este site. Volte sempre para comentar ou, simplesmente, para nos ler :)

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.