Slider

[AO VIVO] Mariza apresentou o seu “Mundo” no Coliseu

Mariza está a protagonizar uma série de concertos em diversas partes do mundo para apresentar o seu novo CD “Mundo”. O primeiro em Portugal decorreu no Coliseu do Porto nas duas últimas noites esgotadas e o ESCPORTUGAL pôde comprovar porque é Mariza considerada a voz de Portugal no mundo.



Gotemburgo, Estocolmo, Malmo, Nova Iorque, Washington DC, Nova Jérsia, Montreal, Toronto, Geneva e Viena. Foram estas as cidades de dois continentes que ouviram, nas últimas semanas, a voz de Mariza, a embaixadora da música portuguesa no mundo. E é precisamente “Mundo” o título que deu ao seu novo trabalho de originais. O disco inclui 14 temas, muitos deles assinados por nomes bem nossos conhecidos: Rosa Lobato de Faria, Tiago Machado, Miguel Gameiro, Jorge Fernando, Paulo Abreu Lima, Paulo de Carvalho e Rui Veloso, tal como anunciámos AQUI . Rui Veloso, homem do Porto, estava sentado na primeira fila na noite do dia 26.

Que Mariza é A Artista em palco já sabíamos há muito. As capacidades vocais continuam irrepreensíveis, o seu contacto com o público está melhor e mais sedutor que nunca e o reportório que esta noite apresentou no Porto, amplamente baseado no seu último álbum, é o melhor de sempre. Perante isto, o público rendeu-se por completo à voz sobrenatural e à presença magnetizante de Mariza.



Mariza chega ao palco em penumbra a fazer lembrar as velhas casas de fado da Mouraria. Mas mesmo na sombra, o público reconhece o vulto ao entrar em cena e depressa reage com uma enorme salva de palmas. É assim que iniciamos a viagem pelo novo álbum. Uma viagem guiada por uma voz inconfundível e por quatro músicos. A mulher alta e magra diante de nós canta-nos a alma, a paixão e a maldição e também nos fala de um sol que anda na sua rua…

Fadista louco
tem honras de abertura. Apenas a voz de Mariza faz calar a sala cheia do Coliseu Porto. Envergando um vestido longo negro, Mariza senta-se num banco alto no centro do palco e começa a soltar a voz. Anda o sol na minha rua e Maldição seguem-se no alinhamento. Só depois, as luzes acendem-se e as cores fortes enchem o palco, com Mariza a surgir de vestido vermelho.




Ao longo de mais de duas horas e meia, a cantora canta sobretudo as canções do seu último disco, talvez o mais intimista dos 7 que já editou. Apresentou também alguns dos êxitos dos álbuns anteriores. Contámos 21 temas, a maioria dos quais cantados também pelo público, como se de um grande coro se tratasse. Seguiu-se, no alinhamento, dois temas de fado tradicional, Dona Rosa e Primavera. Depois, 9 temas de “Mundo”, Missangas, Adeus, Sem ti, Sombra, Alma e Rio de Mágoa. Em Caprichosa conseguiu soltar muitas gargalhadas do público, introduzindo aqui a língua espanhola no seu reportório. Eis que o silêncio se apodera novamente da sala. Melhor de mim, talvez o tema mais bem conseguido deste álbum. Em Padoce faz recordar as suas raízes africanas, ensaiando o refrão com o público.

Ao longo da noite, Mariza mostrou ser uma comunicadora nata. Nos diversos diálogos que protagonizou com o público, explicou a razão porque esteve cinco anos sem gravar. “Esse tempo foi uma grande lição, fez-me crescer, olhar a vida de forma diferente e é um convite a todos vós a entrarem no meu mundo musical e tentarem perceber aquilo que eu transformei nestes últimos anos”.

Em Chuva, Mariza dá tudo de si e, de emoção em emoção, abraça depois Barco negro com o público todo de pé e encerra com Rosa Branca e Paixão para descontrair um pouco o ambiente.

O público queria mais e Mariza regressa ao palco. E aqui cumprimenta a família, toda presente na plateia. Aos primeiros acordes de O tempo não para, pega no filho ao colo. Num espetáculo pensado de forma cuidada, onde se criou um clima de magia e de grande cumplicidade entre toda a equipa, esta foi uma oportunidade rara de assistir a Mariza numa enorme declaração de amor à sua família mas, especialmente, ao seu filho.

Novo encore com o imprescindível Ó Gente da minha terra. Mariza percorre a sala e, com a ajuda do público, canta o tema-âncora da sua carreira. Por fim, e para terminar em festa, Saudade solta. Muita alegria e confetis no ar.

O concerto desta noite no Coliseu do Porto foi dedicado à Dama do Fado - Beatriz da Conceição, desaparecida precisamente nesse dia.


VEJA UM PEQUENO EXCERTO DO ESCPORTUGAL, COM UM DOS MOMENTOS EMOCIONANTES DA NOITE

Mariza no Coliseu do Porto [2015-11-27]
Veja um dos momentos mais emocionantes do concerto de Mariza no Coliseu Porto. www.escportugal.pt #Mariza #ColiseuPorto
Publicado por ESC Portugal em Sexta-feira, 27 de Novembro de 2015




Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: FACEBOOK ESCPORTUGAL
11
( Hide )
  1. Anónimo19:37

    Vi Mariza na Suíça e adorei. Fiquei em lagrimas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:36

    Excelente artigo. Fiquei com vontade de ver a Mariza na meo arena em dezembro

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:00

    Vocês estiveram mesmo em cima do palco. :-)

    ResponderEliminar
  4. Sem sombra de duvida,Mariza e a voz de Portugal no mundo desde 2001 ate 2015,actualmente seguida muito de perto por Ana Moura. Vi-a ao vivo 2 vezes na Finlandia e 1 vez em Lisboa.Para alem da perfeiçao na tecnica vocal e no estar em palco,Mariza e uma comunicadora,flirta muito com o publico. (h)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:55

    Reportagem lindissima e muito bem conseguida. Eu também estive no coliseu e este é o melhor artigo de todos os que li sobre o espectáculo. Nao conhecia este site.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. Tentámos passar para o leitor a emoção sentida no concerto. Agora que conhece o ESCPORTUGAL, volte sempre :-)

      Eliminar
  6. Anónimo10:52

    O que tem a Mariza a ver com o FC ou o ESC. cantora de muito valor e ainda bem que nunca se meteu nestas andanças mas estava convencido que aqui só davam noticias sobre artistas do FC ou do ESC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ESCPORTUGAL é dedicado a artistas, músicos e letristas que já concorreram ao FC/ESC. É o caso de diversos autores de temas do último álbum de Mariza, como pode ler no 1º parágrafo do artigo. Obrigado pela preferência e até breve :)

      Eliminar
  7. Anónimo13:07

    Quem nos dera que a RTP pensasse algum dia em levar uma artista deste calibre ao ESC

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10:08

    Adorei ver esse momento do video

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.