Slider

Ucrânia: Ani Lorak poderá perder o título de 'Artista do Povo da Ucrânia'


O partido maioritário do Parlamento Ucraniano submeteu um projeto de lei que tem como intuito retirar o título de 'Artista do Povo da Ucrânia' a pró-separatistas: Ani Lorak é uma das mencionadas.

A representante da Ucrânia no Festival da Eurovisão 2008, Ani Lorak, poderá perder o título de 'Artista do Povo da Ucrânia', a mais alta distinção cultural do país, juntamente com Taisia Povaliy, Iosif Kobzon e Nikolai Baskov.  Os artistas são mencionados num projeto de lei que deu entrada no Parlamento Ucraniano, tendo sido assinado pelo deputado Ivan Melnichuk do partido Petro Poroshenko Bloc, que detém a maior representação na coligação maioritária. Segundo Ivan, 'A Ucrânia vive um estado de conflito armada com o país agressor, a Rússia. No entanto, nem todos os cidadãos avaliaram adequadamente a situação. Ultraje foi o comportamento de alguns para com a cultura ucraniana, entre eles, alguns com o título de 'Artista do Povo da Ucrânia'. Vemos a cooperação ativa desses boémios com o país agressor, portanto achamos que tais são indignos de continuar a ostentar este título'.
O serviço de imprensa da cantora Ani Lorak já reagiu à notícia, acusando o governo de usar o nome da artista para ofuscar medidas polémicas: 'Nos últimos anos, muitos políticos referem-se ao nome de Ani Lorak e de outros artistas para chamar a atenção das pessoas, antes do lançamento de leis impopulares, como aumento de tarifas e cortes em programas sociais. (...) A perseguição a Ani Lorak já vem há bastante tempo: é pena que a nossa sociedade ainda seja passível de tais provocações. Da boca da cantora nunca soou nenhuma frase anti-ucraniana. Todos os concertos têm temas em ucraniano, russo e inglês. (...) Será que alguém quer parar a música para ter o caminho livre para as suas medidas?'.

O título honorífico 'Artista do Povo da Ucrânia' foi criado em 1922, durante a época soviética, e tem premiado artistas ucranianos que se destacam nas artes do espetáculo: cinema, música, dança e teatro. Philipp Kirkorov, representante russo no ESC1995, é um dos poucos artistas não ucranianos que receberam a distinção. Ruslana e Verka Serduchka, representantes do país em 2004 e 2007, respetivamente, detêm também a premiação.

Depois do segundo lugar na pré-seleção ucraniana em 2005, Ani Lorak foi a cantora escolhida pela NTU para representar o país no Festival da Eurovisão 2008. Com 'Shady Lady', a cantora conquistou a 2.ª posição na Grande Final com 230 pontos, sendo que o televoto português atribuiu-lhe a única pontuação máxima. Recorde, de seguida, a sua atuação:


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: galnet/segodnya / Imagem e Vídeo: eurovision.tv
3
( Hide )
  1. Ai,ai ainda nao se libertaram das fantochadas do periodo sovietico...refiro-me a estes titulos honorificos.Os artistas visados deveriam estar-se nas tintas e nem sequer reagirem,mas nao sao capazes.Bizantinices,uma vez mais...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:59

    Compreendo que a Ani Lorak não queira perder o publico que tem na Russia mas há alturas da nossa vida que temos que ter atitude e neste caso a cantora quer ter tudo se é pró-russo não o deveria ser porque a nossa Patria está primeiro , neste caso só lhe resta ir para a Russia porque se eu fosse ucraniano odiava esta mulher por melhor artista que seja (que o é)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:51

    São em pequenos detalhes como este sensacionalismo que se percebe entre linhas que este conflito Ucrânia-Rússia é muito mais do que parece ... se a Rússia parece a ovelha negra da família, a Ucrânia não lhe fica muito atrás ... não é por querer fazer parte da EU e olhar para o ocidente, que o sangre soviético não lhe corre nas veias.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.