Slider

Portugal: Trasladação de Eusébio contará com homenagem de Dulce Pontes

Dulce Pontes, representante portuguesa no ESC1991, interpretará o hino nacional na cerimónia de trasladação de Eusébio para o Panteão Nacional. Rui Veloso é responsável por outra das homenagens da cerimónia.


Um ano e meio após o seu desaparecimento físico (5 de janeiro de 2014), a memória do futebolista Eusébio da Silva Ferreira será perpetuada no momento destino às figuras que marcaram a história de Portugal. Os restos mortais do 'Pantera Negra' ficarão, a partir de hoje, na sala 2 do Panteão Nacional, que acolhe as arcas tumulares do escritor Aquilino Ribeiro, do general Humberto Delgado e da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen. O cortejo iniciar-se-à no Cemitério do Lumiar e contará com passagens pelo Estádio da Luz, onde será entoado o hino do SL Benfica, e pelo topo do Parque Eduardo VII, onde a urna será transferida para uma charrete. 

Por sua vez, na chegada do corpo ao Panteão Nacional, previsto pelas 19h00, Dulce Pontes será a responsável pela interpretação do hino nacional, 'A Portuguesa', enquanto que o elogio fúnebre será efetuado por António Simões, antigo jogador do SL Benfica e da seleção nacional. A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e o Presidente da República, Cavaco Silva, também vão discursar, seguindo-se duas canções interpretadas por Rui Veloso. Cavaco Silva, Assunção Esteves e o primeiro-ministro, Passos Coelho, irão depois assinar o "termo de sepultura", por volta das 20h00, ouvindo-se novamente o hino nacional, executado pela banda da Guarda Nacional Republicana.

Na Graça, desde terça-feira que as imediações do Panteão Nacional tem estado em preparação para receber os restos mortais. A GNR tem procedido a ensaios (na foto) nos últimos dias, enquanto que se procedeu à colocação de um grande painel num dos edifícios frontais ao monumento nacional, algo que se repetiu nas anteriores cerimónias do género, devido à avançada degradação do edíficio.


Em 2006, Dulce Pontes interpretou o hino nacional português no Estádio do Jamor, no evento que contou com a presença de 18 mil mulheres que entraram no Guiness World Records como a Maior Bandeira Humana:


 Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte:musicasapo/Expresso/CorreiodaManha / Imagem: Expresso
2
( Hide )
  1. Anónimo12:19

    A Dulce é ótima. Vou gostar de ver

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:19

    A homenagem esta a ser linda

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.