Slider

[VÍDEO] Portugal: 'Voz do Cidadão' dedicado à participação de Portugal na Eurovisão

O Festival da Canção e a participação de Portugal no Eurovision Song Contest foram abordados no programa Voz do Cidadão, da responsabilidade do provedor do telespetador.


O programa Voz do Cidadão desta semana foi dedicado à participação de Portugal no Festival Eurovisão da Canção. O provedor do telespetador da RTP começou por distanciar o que se faz em Portugal com o que acontece noutros países, como a Suécia. "Por cá os telespectadores queixam-se da fraca qualidade das músicas e das letras, do processo de seleção e do facto de Portugal ficar sistematicamente para trás nas pontuações", disse.

Os telespectadores convidados a darem a sua opinião abordaram diversos temas. Pedro Fernandes afirmou que com a mudança de chefe de delegação estava com "expectativas que alguma coisa mudasse, no entanto Portugal continua a cometer os mesmos erros". Algumas das soluções apontadas, pelos telespectadores, passam por uma "reestruturação, a começar pelo Festival da Canção. E ainda fazer concurso aberto para os compositores e um casting para os intérpretes".

Carla Bugalho, chefe da delegação portuguesa, defendeu-se dizendo que "a RTP já tentou todas as formas e não nos podem acusar de nunca o ter feito. Cabe inteiramente à RTP escolher a forma como quer selecionar a sua canção para o Festival". Abrir o concurso a compositores estrangeiros foi também uma das medidas defendidas pois, segundo os intervenientes, "estes conhecem melhor a realidade eurovisiva e não se perde o cunho português, veja-se o exemplo de 2008". Carla Bugalho afirmou que esta regra não é definitiva e não lhe atribui grande importância: "acho que não condiciona a nossa participação".  

Em relação à participação portuguesa deste ano, os telespectadores convidados mostraram todos o seu agrado para com Há Um Mar Que Nos Separa. No entanto, criticaram o facto de ter sido cantada em português. A solução proposta foi a de permitirem canções em inglês no Festival da Canção e deixarem a decisão final para o público. 

Os comentários de Ramon Galarza foram também abordados. Ramon Galarza e Carla Bugalho sustentaram esta escolha da RTP dizendo que os comentários "nem sempre foram felizes mas representam a opinião pessoal do produtor". Ramon Galarza aproveitou a oportunidade para se desculpar se feriu a susceptibilidade de algum telespectador. 

Pode ver este programa AQUI (a partir do minuto 04:20).


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: RTP
122
( Hide )
  1. Miguel Matias14:59

    A Carla Bugalho, pelas afirmações que fez, mostra ser mais retrógrada que o José Poiares.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:02

    Eu vi e nao gostei da atitude da tal Carla Bugalho.... Ela nao respondeu a nada como deve ser. E estava com uma cara de quem está a ser repreendida... Limitou-se a "defender-se" sem nunca tocar nos pontos importantes! Ridiculo... Sugeriram que se abrisse a competicao a compositores estranheiro, e a senhora diz que ja o fizeram no passado e que este ano foi uma opcao. Mas claro! Tudo é uma opcao! LOL

    ResponderEliminar
  3. Pedro Carvalho15:06

    A Carla Bugalho diz que já fizeram de todas as formas de seleção. Nada mais errado!!! Nunca convidaram os artistas e os compositores que VENDEM em Portugal, nunca permitiram canções em inglês e nunca fizeram promoção e marketing do festival da canção e da canção vencedora. Ou seja, nunca fizeram o que realmente tem de ser feito!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:09

      Nem mais...

      Eliminar
    2. Anónimo15:29

      pedro acho que a soluçao e mesmo acabar com convites... sinceramente isso dos convites ja irrita, tem que abrir o festival a todos...

      Eliminar
    3. Pedro Carvalho21:01

      Concordo com convites, mas a artistas/compositores/produtores que VENDEM musica em Portugal. Não é o que acontece

      Eliminar
    4. Anónimo00:25

      Os artistas portugueses que vendem em Portugal,apropriados para o ESC, desejam participar no FdC ou no ESC? Duvido.Talvez Rita Guerra,mas sem concorrencia,com concorrencia tenho fortes duvidas que ela acedesse.

      Eliminar
    5. Anónimo15:44

      LOL,LOL, PURA UTOPIA totalmente fora da realidade!Em Portugal nenhum artista QUE VENDE quer participar no FC. :-))

      Eliminar
    6. Anónimo22:42

      15:44 concordo, um artista não, mas um produtor que vende, sim, se for pago para isso, e depois convida-se um/a cantor/a com boa voz e boa imagem e presença

      mas a RTP só sabe convidar produtores desatualizados tipo Ramon Galarza ou Fernando Martins, presos nos anos 90, ou ainda o Emanuel no lado pimba.. isto é o melhor do talento nacional que a RTP consegue arranjar... uma rasquice

      Eliminar
    7. Anonimo 15:4407:46

      22:42,Isso sim,trata-se duma alternativa realista,desde que a RTP esteja disposta a pagar,porque essa de trabalhar de borla por amor a camisola...ate desencoraja! Com um bom produtor talvez Carolina Deslandes,Rita Seidi,Diogo Piçarra,Agir...

      Eliminar
    8. Anónimo20:48

      so com manifestaçao marcada a porta da rtp bem melhor canal podre , ja que vao acabar este verao com os melhores dois programas e as tretas continuam muito bem rtp continuem que vao no bom caminho e voces acham que eles quiseram saber alguma coisa , ouviram mas tudo bem que se lixe pro ano e a mesma treta e esta feito.

      Eliminar
  4. HUGO15:08

    Como se costuma dizer,é vira o disco e toca o mesmo,e tocará se as coisas nao mudarem na RTP defenitivamente ....

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:11

    Corrigo o que o telespectador disse: A "Senhora do Mar" não teve um excelente resultado na Eurovisão!!! 13º lugar não é excelente, na minha opinião!! Foi a melhor classificação de Portugal desde 1998, contudo, não é excelente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:51

      Vamos ser honestos: Portugal nunca teve uma classificação "excelente"

      O máximo foi 6º lugar da Lúcia Moniz, o que é uma classificação "boa"

      Excelente é de top 3 para cima

      13º é apenas "menos mau" do que os péssimos resultados a que Portugal se sujeita

      Eliminar
  6. Anónimo15:16

    E ENTAO SE A RTP JA TENTOU TODOS OS METODOS!
    NOS COM O CONCURSO ABERTO A TODOS FOMOS A FINAL, MENOS EM 2011 QUE FOI A VERGONHA QUE FOI!
    QUEREMOS FESTIVAL ABERTO A TODOS COMO A SUECIA E OUTROS PAISES, ESTAMOS CANSADOS DE CONVITES E CUNHAS NO FESTIVAL DA CANÇAO
    SE A CARLA BUGALHO NAO SABE FAZER UM BOM TRABALHO QUE SE DEMITA.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:17

    A Carla Bugalho agora está sempre a dizer: "cabe totalmente à RTP escolher a canção para a Eurovisão!" Nós já sabemos isso!! Mas se não ouvir o seu público, vai fazer um festival só para si e para os seus!! Secalhar é esse o problema: não ouvem os outros, não ouvem quem está por dentro do assunto

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:18

    Solução é abrir o festival da cançao a todos, contratar um juri especializado , UM JURI ESPECIALIZADO, E NAO RAMONS E FERNANDOS MARTINS, e depois vao ver como temos qualidade como em 2010.
    Agora convites? por favor... qualidade é pessima com convites...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:18

    carla bugalho acha mesmo que metodo de escolha nao importa na participaçao, lol, sem comentarios.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:20

    eu estou chocado com o que vi!
    Festival da cançao tinha que ser aberto a todos, até a compositores estrangeiros, mas claro interpretes tem que ser portugueses , temos que fazer como os outros paises.
    O melodifestivalen por exemplo, tem musicas em sueco e em ingles, e publico é que escolhe, e em Portugal devia ser exatamente a mesma coisa, portugues e em ingles no festival da cançao, e o publico que escolha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Varios,muitos paises tem levado ao ESC cantores/interpretes estrangeiros.Termos de fazer exactamente o que todos ja fizeram,nao me parece criterio de peso.Para mim essencialmente trata-se duma questao de trabalhar com tempo e com produtores actualizados tendo em vista o ESC.

      Eliminar
  11. Anónimo15:22

    concordo totalmente com os comentarios dos convidados do programa, discordo apenas com o castig dos cantores, pois em 2012 isso nao resultou e foi péssimo, colocaram vozes más em grandes musicas, acho que abrir candidaturas com musica e interprete (a escolha do compositor como em 2010) era a solução.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15:23

    POIS É CARLA, MAS EU ACUSO A RTP DE NAO FAZEREM MUDANÇAS, EM 2009 E 2010 ABRIRAM O CONCURSO A TODOS E FOMOS A FINAL, EM 2011 APESAR DE NAO TERMOS IDO A FINAL TIVEMOS QUALIDADE NO FESTIVAL DA CANÇAO, QUALIDADE E ALGO QUE NAO TEMOS DESDE 2012 , DESDE OS METODOS.

    ResponderEliminar
  13. O Ramon Gallarza tem piada. Diz que este ano se optou por uma canção mais virada para o pop/rock! Sim, optou-se, mas estes produtores estragaram completamente a canção impondo um coro sem sentido, e retirando o pouco de rock que já tinha. Eu senti-me defraudado porque no FC votei numa coisa e depois no ESC apresentaram outra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:15

      Aquele coro parecia uma coisa saída da Pocahontas da Disney... LOL
      Só mesmo esta delegação da caca para achar que aquilo fazia sentido na sonoridade da canção (que por si própria já era um pop/rock muito "gasto")

      Eliminar
  14. Anónimo15:26

    O André Rocha acha que o Ramon esteve bastante bem??!!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:53

      Boa tarde, sou precisamente o André Rocha e devo dizer que gostei, no geral, dos comentários feitos pelo Ramon. Claro que tudo se resume a opiniões e gostos, e estes variam de pessoa para pessoa, mas se a polémica está ligada ao comentário feito à atuação da Polónia, não posso discordar do que o Ramon Galarza disse.

      Eliminar
    2. Anónimo22:53

      André Rocha, gostei dos teus comentários no programa, obrigado por usares a tua voz para tentar fazer a diferença, os portugueses agradecem-te, pois falaste por milhares, se não milhões, disseste o que a maioria pensa em relação ao festival na atualidade!

      Obrigado! (h)

      Eliminar
    3. Anónimo23:56

      Caro André Rocha - No meu caso, fiquei mais escandalizada com os comentários feitos à música da Estónia. Uma das favoritas do ano e que o Sr. Ramon fez questão de espezinhar quer na semi-final, quer na final. Aliás, o comentário de que Portugal deveria estar na final em vez da Estónia mostra de forma resumida essa "sabedoria" do Sr. Ramon em relação ao ESC. Risível e ridículo.

      Eliminar
    4. Anónimo00:10

      Acredito que todos juntos podemos fazer a diferença. Muito obrigado pelas palavras :)

      André Rocha

      Eliminar
    5. Anónimo23:55

      Anónimo das 23:56: Quanto ao caso da Estónia, o Ramon não esteve bem, mas como eu disse, concordei com os comentários, no geral. Seria impossível ter concordado com tudo o que foi dito. Pessoas diferentes têm opiniões diferentes, e ainda bem que assim é. Neste sentido, percebo o seu comentário e acabo por concordar consigo.

      André Rocha

      Eliminar
    6. Andre Rocha,a questao e de ser apropriado ou nao,Ramon atirar com opinioes,como se estivesse na sua sala de estar.Ao dar-se opinioes tao personalizadas,esta-se ate a influenciar a direcçao de voto dos telespectadores. Isso e incorrecto.

      Eliminar
    7. Ha"milenios atras"eu ate adorava os comentarios cortantes e acutilantes do Terry Wogan da BBC.Mas NESSE TEMPO NAO HAVIA TELEVOTO e o juri ja tinha votado antes do directo da Final.Nesse caso,OK mandar ca para fora do mais forte e ironico,dentro dos limites do decente,claro.

      Eliminar
    8. Anónimo23:29

      RG, consigo perceber o seu ponto de vista e volto a frisar, tudo assenta na opinião pessoal de cada um. No meu caso, penso que se o Ramon foi convidado para comentar, assim o fez. Bem ou mal, foi para o que lhe pagaram, todos temos noção disso. Não acho que isso tenha influenciado o televoto. Mas não estou a tomar nenhum tipo de partido, apenas considero que desempenhou relativamente bem o papel para o qual foi nomeado.
      André Rocha

      Eliminar
  15. Anónimo15:26

    O Gallarza lembrou-nos que tem experiencia e conhecimentos do ESC: Imaginem se nao tivesse!! =))

    ResponderEliminar
  16. Carlos Borges15:29

    Cada vez mais me desiludo com a Carla Bugalho. Para a nossa chefe de delegação o Ramon Galarza é das pessoas que melhor conhece a Eurovisão .
    O Pedro Fernandes, que não conheço, dou-lhe os parabéns porque foi o UNICO que falou bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:25

      A Carla Bugalho não tem competência para a função que desempenha.

      Eliminar
  17. Anónimo15:30

    por culpa da RTP, paises como a noruega e a suecia, riem-se de nos todos os anos! eles envergonham o nosso pais com musicas antiquadas e sem graça! E ainda tem a lata de dizer que todas as musicas do festival da cançao chegavam facilmente a final de um ESC, não é mesmo carla bugalho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:04

      Ve se percebes que nesse aspeto ela nao podia dizer: nao ha nenhuma musica capaz de chegar a final do ESC. E os compositores?

      Eliminar
  18. Joel Reis15:34

    A produtora Carla Bugalho afinal ainda é mais retrógrada nos seus comentários do que o José Poiares. O facto de dizer que mal ganhou a canção no FC, já estavam a trabalhar na semana seguinte na Áustria e em Abbey Road. para mim é atirar areia para os olhos. Nós escolhemos a canção em MARÇO e os outro países, muito antes que nós!

    Por favor, Carla Bugalho, seja mais receptiva aos comentários dos mais jovens! Abra os olhos!

    ResponderEliminar
  19. Pedro Carvalho15:41

    É impressionante o quanto a Carla Bugalho/Ramon estão atrasados e mais incrivel é que acham que fizeram tudo bem. LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:16

      É a "bolha" da RTP no seu pior

      Eliminar
  20. Anónimo15:43

    pior disto tudo é que nem reveleram os resultados do festival da cançao, nem o numero de votos.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo15:44

    Com esta Carla ainda vamos ter vontade de gritar "Volta, Poiares, estás perdoado!"!!!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo15:47

    A melhor parte foi a Carla a dizer que já tinham feito todos os métodos ! Um grandessíssimo LOL para ela.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo15:48

    Já fizeram tudo? Por favor poupem me ....Há tanto mas tanto para fazer!!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo16:09

    ramon que fique calado! aonde ele tem experiencia? poupem-me!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:54

      Tem experiência em flops

      Eliminar
  25. Anónimo16:09

    com a carla nao sera 50 anos sem ganhar, será 50 anos sem irmos a final...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:20

      cada vez tenho mais certezas disso :(

      Eliminar
  26. Anónimo16:14

    Conclusão: Só mudando quem está á frente do projeto é que podemos sonhar em mudanças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:18

      Basicamente

      Ou esta nova administração demite este pessoal atrasado e contrata pessoas com ideias frescas e ambição, ou então nem vale a pena participar mais

      Eliminar
  27. Anónimo16:15

    uma coisa que festival da cançao tem de mal, é a votaçao estar aberta desde inicio! é uma palhaçada, e os compositores escolherem uma musica para a finalissima e outra coisa ridicula!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:20

      Sempre achei isso também

      Quem raio se lembrou de abrir as votações desde o início?!?!?!
      Onde está a justiça e igualdade perante todas as performances? Basicamente posso passar 1 hora a votar na canção 1 quando ainda nem ouvi a 10... é completamente ridículo... como é que estas coisas não podem passar pela cabeça de quem organiza um concurso, é de bradar aos céus. Ou pior, se calhar passam pela cabeça, mas alguém diz "Epá, deixa tar, abrir a votação desde o início dá mais dinheirinho das chamadas e isso é que interessa" ... uma tristeza, em ambos os casos [-(

      Eliminar
    2. 22:20 - Totamente de acordo contigo.

      Eliminar
  28. De todo este blablabla destaco aquele espectador ter afirmado que em 2008 obtivemos um excelente resultado com"Senhora do mar".Se 13º lugar e excelente,diria que nao ha limites para a modestia +a"famigerada"humildade. Sugiro:1)Começar a trabalhar a tempo e horas 2)Ramon &Martins para fora doFC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:24

      Percebo o que quer dizer. E se estivéssemos a falar por exemplo de uma Suécia, eu concordaria a 100%!!! No entanto compreendo o comentário do espectador, pois somos o país que somos e um 13º lugar num leque de 43 participantes (ano de 2008)´não é um resultado excelente. É um milagre!

      Eliminar
  29. Anónimo16:38

    nunca aceitam criticas, para a RTP, eles fazem tudo bem os outros é que estão errados, para a RTP os maus resultados devem-se as politicas e aos vizinhos, e não ao mau trabalho da emissora... para a RTP eles fazem tudo 5 estrelas! sem erros!
    UMA PALHAÇADA

    ResponderEliminar
  30. Anónimo16:39

    Uma pergunta que faço, vão manter o método dos convites ou vão abrir o festival a todos? se é para manter o método dos convites mais vale nem irmos a suecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:21

      Eles nem sequer decidiram se vão participar para o próximo ano, quanto mais em o resto.

      Eliminar
  31. Anónimo17:16

    É impressionante como este pessoal da RTP não se enxerga...eu bem digo que a maior preocupação da comitiva da RTP é mesmo o de passear à custa dos contribuintes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:23

      Houve aqui uma comentadora que esteve em Viena a assistir ao espectáculo quando Portugal participou e basicamente relatou que a delegação portuguesa pura e simplesmente não aplaudia os outros participantes e andavam de um lado para o outro de copo de vinho na mão como se aquilo fosse um jantar de amiguinhos... é este tipo de gente que os portugueses andam a pagar para irem passear às nossas custas.

      Eliminar
    2. Anónimo15:51

      eu estive lá também e isso é mentira, em primeiro lugar, não era vinho, havia champanhe para todas as delegações, e todos beberam, depois todos batiam palmas as actuações dos outros, não acreditem em tudo o que ouvem e andam a ler, os Portugueses andam a pagar? então para o ano não se vai participar e assim n se gasta dinheiro nenhum.

      Eliminar
    3. Suponho que pelo menos parte das delegaçoes azeri,israelita e albanesa,talvez tambem macedonia,nao beberam champanhe.As religioes muçulmana e judaica proibem a ingestao de bebidas alcoolicas. Suponho que andaste a investigar o que havia nos copos dos outros... 8-)

      Eliminar
    4. 15:51 -Deve-se participar,mas com outras pessoas a frente do empreendimento,logo a partir do proprio FC.Basta de fazer tudo a pressa e a trouxo-mouxo,sem brio nem profissionalismo,que sao coisas gratuitas!!Precisa-se atitude e mentalidade novas para o FC e ESC!!

      Eliminar
    5. Anónimo13:49

      Desculpe anónimo das 15,51: Mas houve quem bebesse e andasse de um lado para o outro durante as atuações, sim. Houve quem passasse a maior parte do tempo mandando mensagens em vez de estar atento ao espetáculo, sim. Houve quem não aplaudisse outras canções e o apuramento de outras canções, sim (não me esqueço, por exemplo, da imagem tão pouco profissional do cantor do coro com barba quando se anunciou o apuramento de Montenegro - mesmo não se gostando da canção, aquelas mãos na cabeça eram dispensáveis). Corretos foram sempre (e só) a cantora e o autor.

      Eliminar
  32. Olá, podem ver os meus covers:
    https://www.youtube.com/channel/UCemgVNavFpyqHgoBXHl5_ng

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:58

      cantas bwe mal não gostei.

      Eliminar
    2. Anónimo19:06

      eu gostei da sua voz. (h)

      Eliminar
    3. Anónimo19:23

      Adorei os seus covers.
      Boa sorte. (h)

      Eliminar
    4. Anónimo19:41

      Tens uma voz bonita, treina mais ;)

      Eliminar
    5. Anónimo19:42

      Para mim a sua voz é suave e doce.
      Eu gostei.

      Eliminar
    6. Anónimo21:19

      Se estás a pensar em concorrer ao FC tens ainda muito caminho a percorrer.

      Eliminar
    7. ouvi o flashlight e a tua voz está muito desafinada, e fora de ritmo... "é um não"

      Eliminar
    8. Anónimo00:28

      a que gostei mais foi o flaslight.

      Eliminar
    9. Anónimo00:50

      Adorei a sua voz.
      E as musicas que gostei mas foram rude,flaslight e love me harder

      Eliminar
    10. Anónimo01:21

      Eu gostei por mim é um sim :)

      Eliminar
    11. Anónimo18:22

      A tua voz é tao linda.
      Adorei.

      Eliminar
    12. Anónimo13:36

      Ao contrário de algumas pessoas adorei, tens uma voz linda, muito doce. Precisas de treinar mais que podes ir longe, basta quereres. Boa sorte!

      Eliminar
  33. Anónimo19:37

    Achei tão mau no FC o júri se fosse justo teria escolhido a Yola para a finalíssima, vê-se mesmo que houve uma votação de interesses. A votação devia ser toda pelo o televoto ou se não mais valia terem feito uma seleção interna.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:52

      como não ganhou a tua preferida, então houve interesses, lol, há com cada um!!

      Eliminar
    2. Anónimo16:54

      Não é o fato de ter sido a minha preferida, eu nem conhecia a Yola antes do festival, mas ela foi muito desvalorizada, enfim.
      Mas acho que o júri naquela competição votou na pessoa que tinha menos chances de ganhar (assim como disse o jovem que estava a comentar o FC), e pelos vistos votaram no Gonçalo e ele não tem culpa nenhuma do que aconteceu.

      Eliminar
  34. Anónimo19:39

    Acho que depois disto acarla deve ter ficado tao envergonhada que ou nao vo ao ESC este ano ou entao vao mudar o FC( edpero bem que sim)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:52

      para o ano não há nada para ninguém.

      Eliminar
  35. Anónimo21:13

    O que mais me choca é acharem que fizeram tudo o que lhes era possível e que não dava para fazer mais nada. Pensei que com a Carla a realidade mudaria para melhor, mas parece que piorou. Enfim, espero que para o ano tenham a decência de mudar os moldes do FC e que, pelo menos, se empenhem mais na promoção da canção, que não foi DE TODO promovida na Europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:52

      sim, fizeram tudo o que podiam com o pouco dinheiro que tinham para gastar.

      Eliminar
  36. Anónimo21:18

    O comentário final do sr. Provedor é uma chamada de atenção para o que tem sido o deixar andar da RTP nestes concursos.

    Se nada mudar, a pressão vai com certeza ser mais forte.

    No entanto, para os colonizados pelo inglês relembro que atrás de Portugal na classificação ficaram canções cantadas em inglês.

    Muita coisa foi de facto tentada pela RTP excepto a industrialização do mercado nacional, que esse não existe. Mas esse também não é o verdadeiro papel da TV.

    Talvez tenha de haver um FC exclusivamente voltado para a exportação. Mas exportação de quê? De artistas/compositores já eles mesmos estrangeiros??? É uma reflexão que tem de ser feita. Os suecos não concorrem com compositores estrangeiros...

    De salientar que o cantor Mika afirmou esta semana que já recusou por 4 vezes representar o Reino Unido e que também nunca representaria a França, porque a música veiculada na Eurovisão é muito má, na opinião dele. Muitos cantores consagrados não estão para isso.

    A música que nos representou este ano era mázinha. Eu não morreria por ela em circunstância alguma. A indústria musical tem interesses e lobbies nas rádios que ouvimos. E assim também nos moldam o gosto auditivo.

    Cantar em inglês também pode ser um fracasso se a música/letra/interpretação não tocarem a alma dos telespectadores. É complicado.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo22:22

    O provedor parece-me uma pessoa séria e bem-intencionada. Surpreende-me, por isso, que não tenha publicamente - como devia - mostrado o seu desagrado pela não divulgação das classificações / dos votos telefónicos no FC 2015. Foi um desrespeito por quem telefonou votando por outras canções que não a vencedora. Quem ficou em segundo lugar naquela "finalíssima": Gonçalo? Teresa? E, por favor, não venham dizer-me que se podem consultar os resultados na Wikipedia... Houve um festival, solicitou-se o voto dos espetadores, é nesse evento que se devem divulgar os resultados.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo22:30

    Grande LOL @ "já tentámos todos os métodos" e ainda mais hilariante "já convidámos produtores musicais com intérprete e canção, tudo completo"... que bom, Carla, e que produtores? O Feist?? O Emanuel?? o Fernando Martins?? tudo pessoal completamente desatualizado. Que bom Carla, obrigado por terem convidado estes "grandes" produtores, e nunca novos talentos que façam música radio-friendly para o mercado musical de 2015, não o de 1995

    ResponderEliminar
  39. Anónimo22:34

    "Ramon Galarza é uma das pessoas que melhor conhece o Eurofestival" LOL

    Conhece tão bem que só produz flops que nunca chegam a lado nenhum no Eurofestival

    Conhece tão bem que dizia que Portugal ia arrasar a Estónia, que tinha uma música que segundo ele não prestava para nada... quando qualquer pessoa com um palmo de testa sabia que se Portugal passasse à final era um milagre, quanto mais "arrasar" com qualquer outro país...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu não conheço o eurofestival mas sim a Eurovisão...

      Eliminar
    2. Andre,o Eurofestival cabe dentro da Eurovisao,mas a Eurovisao nao cabe dentro do Eurofestival. :-) Em varios paises o ESC tem denominaçoes proprias,por ex. na Finlandia "viisut" ou "euroviisut"...Eurofestival e aceitavel e practico,mas Eurovisao nao esta muito correcto...

      Eliminar
    3. Anónimo01:46

      É óbvio que não conheces nada ó André. Informa-te antes de dizeres asneiras. "Eurofestival" é um termo que já existe há muito tempo...

      Eliminar
    4. André, informar te mais sobre o termo "Eurofestival" :)

      Eliminar
  40. Acho que em principio a versao das cançoes apresentada no FC deveria ser a versao ja lapidada,polida e envernizada para o ESC.Claro,isso implica começar a trabalhar para o FC a tempo e horas.As cançoes deveriam estar seleccionadas em Dezembro e prontas para serem postas on-line em Fevereiro.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo23:39

    FESTIVAL TEM QUE SER EM PORTUGUES E INGLES, O QUE GANHAR REPRESENTA, SE GANHAR UMA CANÇAO EM INGLES E PORQUE A MAIORIA DOS TUGAS QUER INGLES NA EUROVISAO, E PONTO FINAL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:41

      A maioria? Não tás na suécia onde 98% da população se consegue expressar em inglês, tás em Portugal, um país onde apenas 25% da população percebe e se consegue fazer entender em inglês

      Eliminar
    2. 22:41 - Deves estar a sonhar com esses 98%...Para ja desconta 10% de populaçao imigrante mais velha que muitas vezes nem em sueco se sabe fazer entender,depois desconta a populaçao abaixo dos 10 anos.Quanto ao Ingles no FC/ESC,nao obrigado!Estamos em sintonia?

      Eliminar
  42. Anónimo01:40

    Fizeram tudo que estava ao seu alcance? Se tivessem feito, tinhamos ganho. Ou então comprávamos o concurso e pronto....assunto resolvido. E depois a RTP impunha as suas leis como a da lingua oficial ,etc.

    ResponderEliminar
  43. Anónimo10:03

    Bem, só esperava que a resposta da RTP, em vez de um pseudo programa desinteressante de muitos minutos, fosse:
    1) Queremos melhorar - e não foi, só ouvi já tentámos tudo, tudo;

    2) Vamos trabalhar com tempo na discussão de como poderemos ser melhor e na selecção da música- e não ouvi, só que trabalhamos com imenso tempo um mês antes.

    A verdade é que apresentamos músicas antiquadas, que não promovemos devidamente, que talvez não seleccionemos da forma mais adequada (talvez também não "convidemos" de forma correcta os compositores), que não preparamos as coisas antempadamente e que o resultado final são audiências miseráveis para a RTP e um resultado péssimo na participação. Agora se a RTP acha normal, se a RTP diz que fez tudo, se a RTP não vê nenhuma diferença entre a participação da Suécia e a Portuguesa, bem então meus amigos não vale a pena. Como disse Carla Bugalho " é a RTP que decide", "é a RTP que escolhe", "é à RTP que cabe", bem se calhar mais vale que seja a RTP que fique a ver e a votar nas canções, porque afinal o serviço público é isto, não é trabalhar para o público mas antes para o seu umbigo.

    E uma privatizaçãozinha que ia tão bem! Estou farto de pagar com os meus impostos uma televisão que é igual às outras só que em versão piorzinha. E que nem tem qualidade nem audiências, mas enfim.

    "Lisbon calling. Lisbon? Where are you Lisbon?" É mais um problema técnico alheio à RTP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 10:03 - Sim,a atitude de Carla Bugalho deixou muito a desejar.Foi do principio ao fim uma atitude algo arrogante e sem um minimo sinal de vontade para melhorar.Nao sei ate que ponto ela se tinha preparado para o programa...se calhar foi avisada 5 minutos antes de estar frente as camaras... :-))

      Eliminar
    2. Anónimo22:35

      Bravo (h)

      Eliminar
  44. Ticarv10:44

    A Carla deve andar esquecida que o Babic ganhou duas vezes, uma delas nem ia ser convidado sequer...ficou duas vezes em segundo lugar, um bocadinho mais respeito por quem faz alguma coisa ainda pelo FC...que não é com certeza o Fernando Martins nem o Ramon...lembre-se também quem era (e é e pelos vistos de lá nao sairá) o Juri de Pre-seleçao...de vozes de cancçoes nos anos em que era "aberto ao publico"...cheira tudo a mofo e a culpa não é do formato... (o deste ano era grave em regulamento, igualdade e transparencia) é das pessoas que estão de volta dele...Quando o Ramon comentava que já tinha experienciado umas seis ou sete vezes o que era estar na green room e viver a eurovisao todo o país deve ter percebido o porquê de nunca enviarmos alguma coisa que, no minimo, chegue sempre à final...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ticarv,OBRIGADO pelo teu excelente comentario.Tocas no ponto fulcral: as pessoas que estao/tem estado a volta do FC,bem como ,no caso extremo deste ano,um regulamento turvo e nitidamente feito as tres pancadas em cima do joelho! Resultado de se fazer tudo a ultima da hora?!

      Eliminar
    2. Ticarv10:26

      Obrigado...é bom sentir que no geral todos percebemos onde está o cerne do fracasso...claro que é mais facil na vida em geral contactarmos as pessoas que conhecemos e que se calhar até temos boa relação (neste caso a RTP falar com os que ja conhece: produtores musicais, cantores para coro, empresas de luz e som), num país pequeno percebe-se... MAS isso não significa que sejamos orgulhosos ao ponto de pensar que chega... na vida em geral temos de aprender a encontrar o momento para sair da "zona de conforto" (onde a RTP se colocou e claramente nao esta interessada em sair)... a industria musical em Portugal é fraca sim...lançar CDs é coisa rara... vejam que quem sobrevive no mercado tem a sua própria empresa ou apoio de fora...mas isso nao invalida que se experimentem pessoas novas, visoes novas, opinioes diferentes... uma opiniao minha, matem-me se quiserem: chega de pedir ao Nuno Feist...(um grande maestro sim)...que tal pedir ao KURA (não sei se neste momento da vida dele aceitaria...mas até há bem pouco tempo..) atualizem-se... temos tantos DJ's aí a crescerem...vejam o que agrada ao ESC (Chega de musica desatualizada...nao me venham com a Conchita e a musica (NAO GANHOU A MUSICA, GANHOU A PERSONA)....não sei...nem continuo...EXIGIMOS UM PROS E CONTRAS SOBRE O TEMA: O FRACASSO DA MUSICA PORTUGUESA NO ESTRANGEIRO: O CASO ESPECIFICO DO FESTIVAL EUROVISAO DA CANÇÃO... se calhar ia incomodar muito velho do restelo...

      Eliminar
  45. Santa ingenuidade. É tão fácil dizer mal.O segredo não está em saber cozinhar uma boa canção, Portugal é dos países que melhores composições tem apresentado ao longo destes 60 anos, o que tem falhado é a grande falta de interesse em ganhar e para isso só tem que imitar os outros que é encher-se de coragem e força de vontade e começar a entrar em negociações para a compra de votos. E assim ainda poderíamos ser nós a bater a barreira dos 400. Mas, sonhos que sonhei...

    ResponderEliminar
  46. Anónimo13:11

    falar é facil! mas criar petiçoes contra a RTP e contra a carla bugalho ninguem cria pois nao?
    Se acham que comentando aqui e na pagina do facebook algo vai mudar estão enganados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:55

      isso, façam uma petição, quando acabarem a petição, ela dá entrada na RTP, o director geral, olha para aquilo e diz assim... para o ano não vamos participar! o dinheiro que há para participar é so este, se querem milagres, então ficamos em casa que é bem melhor.

      Eliminar
    2. 15:55 - Nao concordo.O que custa planear bem as coisas tais como regulamento e votaçao?Para que ter uma horrorosa banda ao vivo,destruidora de cançoes,quando no ESC e tudo pre-gravado?Publicidade e divulgaçao do FC CUSTARIAM O QUE,EM TERMOS DE TEMPO DE ANTENA?

      Eliminar
    3. Anónimo22:32

      Não tem apenas a ver com dinheiro mas sim tem a ver com ESTRATÉGIA

      Nomeadamente:

      - Que produtores a participar na selecção portuguesa? Feists, Emanuel, Ramon Galarza!?!?! Ou produtores/DJs modernos, cujos temas tocam nas rádios?
      - Músicas também em inglês
      - Performance em palco ambiciosa - isso não custa rios de dinheiro, mas sim exigência da equipa e tempo de ensaio.

      Só para enumerar alguns pontos. E o RG tem toda a razão: para quê uma banda ao vivo se no ESC não existe nenhuma banda ao vivo? LOL. Simplesmente ridículo. Uma de muitas decisões sem pés nem cabeça desta equipa "festivaleira" da RTP...

      Eliminar
  47. Anónimo14:36

    E ainda acham que trabalham... Incompetentes... Todos incompetentes!
    Nada vai mudar porque a RTP não mexe uma palha. Não quero ver mais nem o FC nem o ESC. Só tachos.
    Serviço público? Não, aquilo é sustento de incompetentes com o nosso dinheiro, que faz-nos muita falta para o pão na mesa.
    Fim à RTP, aquela gente não presta qualquer serviço público. Serve-se apenas! Por mim pode fechar já.

    ResponderEliminar
  48. Anónimo17:38

    Seleção interna com uma boa música em inglês, ou então um festival da canção com a abertura do meledifestivalen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:49

      Vocês e a imitação do Melodifestivalen (liga a MTV que é igual) .... Claro, cantar em inglês é a solução (se os Homens da Luta tivessem cantado em inglês tínhamos ganho)

      Eliminar
    2. 22:49 - Estou totalmente de acordo contigo.

      Eliminar
    3. Anónimo10:10

      Em 2011 mandavas o Rui Andrade à Eurovisão, fazias uns planos de camara a mostrar bem os olhinhos azuis dele, ele fazia umas produçoes interessantes sem roupa e na final estavamos de certeza... continuo a defender que está na hora de mandar um bonzão à eurovisao por portugal... chega de pseudo divas e rockeiras... a lgbtvision quer um gajo bom por Portugal... ahahahh

      Eliminar
  49. Anónimo20:17

    PETIÇAO, DEMIÇAO DA CARLA BUGALHO JA! QUE MULHER MAIS IRRITANTE! ACHA QUE TEM RAZAO EM TUDO QUE DIZ! PIOR QUE O POIARES! DEMIÇAO DELA JÁ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:20

      volta susy emanueis e pioraes
      estandos perdoados

      Eliminar
  50. Anónimo01:52

    Mas eu estou tão chocado com esta Carla Bugaralho... Como se atreve? A RTP é dos PORTUGUESES e não dela nem dos Ramons e criaturas afins!

    ResponderEliminar
  51. Anónimo14:09

    que tl a sic ou a tvi entrar com o esc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa era a melhor coisa que a RTP podia fazer ... passar a pasta. Tenho a certeza que tanto a TVI como a SIC faziam um FC muito melhor e com mais qualidade

      Eliminar
  52. Anónimo01:29

    Parabens aos fãs que falaram neste programa. Senti-me muito bem representado

    ResponderEliminar
  53. Vejo este artigo em 2018 e nem percebem que ganhamos em 2017 :)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.