Slider

[OPINIÃO] Nuno Carrilho comenta a segunda semifinal do ESC2015

Viena aperaltou-se para a segunda semifinal do Eurovision Song Contest 2015! Portugal (novamente) ficou pelo caminho da competição: há mesmo um mar que nos separa dos bons resultados na Eurovisão.



Boa noite a todos os leitores que estão a ler este artigo! Como aconteceu na passada quarta-feira, este artigo é um artigo de opinião onde exponho as minhas meras opiniões como eurofã! Desta vez, ao contrário da anterior emissão, acompanhei o evento pela emissora portuguesa e digamos que, depois do que li nas redes sociais, os comentários foram bastante melhores (ou talvez, menos maus).  

Novamente não me vou debruçar muito sobre os momentos extra-concurso. Achei a chamada ao palco desta semifinal, uma das maiores barafundas dos últimos anos! É que não se entendeu nada... Vê-se a Polónia, desaparece, volta a aparecer... uma perda de tempo! Voltou a 'encher-se chouriços' no primeiro quarto de hora da emissão, se bem que já houve algum suspense no final.

Nem sei por onde começar... Na minha opinião, tudo correu mal na atuação da Lituânia, mas a Europa não achou o mesmo. A interpretação vocal foi tenebrosa (acho que a rapariga não acertou uma única nota) e pareciam baratas tontas de um lado para o outro no palco. As imagens do palco não eram as melhores e tornavam a imagem estranha... Sobre os beijos eram totalmente escusados! Valeu a animação e a boa energia transmitida! Apesar de gostar do tema, por mim ficava fora da Final.

Segue-se o país com maior número de vitórias na competição! Sinceramente, acho que a Irlanda não deve ser a mesma Irlanda das sete vitórias. Que canção sem graça! Apesar da tenra idade (admito que só descobri pela emissão portuguesa), não gostei nada de a ouvir! O timbre da voz foi bastante estranho e foi uma atuação totalmente esquecível... Já ouvi muito melhor e com muito menos! Claramente fora da Final.

'A César o que é de César'! Quem teve a brilhante ideia de levar os miúdos para a Eurovisão? Melhor: Não haverá mais compositores no mundo para compor as entradas de São Marino? Que coisa medíocre! Foi tudo abaixo de péssimo! A música é má, a atuação não resultou e as vozes não conjugaram! Por favor, deixem os participantes do JESC no JESC e peçam, mas peçam mesmo, para o Ralph Siegel simplesmente se reformar (ou alguém deixar de o contratar)! Mau! Provavelmente a última classificada da semifinal!

Željko Joksimović! É só o que tenho a dizer! Montenegro soube olhar para os vizinhos e apostou na sua fórmula de sucesso da Sérvia! Tema bastante agradável e com uma boa prestação vocal! Simplesmente faltou carisma ao cantor nos planos que destacavam o seu rosto! De resto foi tudo 'Željko Joksimović'! Duvido que consiga um grande resultado no próximo sábado, mas foi um apuramento mais que merecido!

Tanto mexeram no tema de Malta que ficou uma coisa sem jeito algum... A Amber esteve bastante bem vocalmente, simplesmente as mudanças no tema tiraram-lhe os momentos de brilhar! A atuação foi totalmente esquecível! Soube mesmo a pouco... Saudades dos tempos de ouro do arquipélago! Para o ano há mais! Afastamento merecido!


A Noruega soube mostrar que a simplicidade quando é bem feita, é melhor que clichés atrás de clichés! Não foi preciso levarem os perús voadores para o palco, para mostrarem que são uns dos candidatos à vitória! Talvez seja o dueto mais consistente deste ano! Já gostava imenso do tema, mas que subiu exponencialmente na minha consideração! A imagem foi terrivelmente perfeita! Provavelmente foi um dos três temas mais votados na semifinal.


Seguiu-se Portugal no alinhamento. Falar do nosso país sem 'puxar a brasa à nossa sardinha' é sempre muito complicado! Gostei! Tive orgulho em ver e dizer: 'Este é o meu país'. A Leonor esteve muito bem em palco e, pela primeira vez, gostei de ouvir a nova versão do tema! A nível de visual foi talvez o mais arriscado e ousado que já levámos ao concurso, mas que resultou na perfeição! Apenas achei que houve um excessivo uso das luzes! Merecíamos o apuramento! De qualquer forma, OBRIGADO LEONOR!

Nunca dei um chavo pela República Checa, talvez porque nunca ouvi o tema com atenção suficiente para o desconectar ao país (e aos seus maus resultados) que representa! Gostei imenso do que ouvi, mas a nível visual deixaram muito a desejar! Tanto os figurinos como os planos das câmaras deixaram muito a desejar, especialmente quando comparados com a interpretação vocal apresentada e os planos projetados! Espero sinceramente que não tenha sido o último classificado na semifinal! Sobre o apuramento? É claramente um pau de dois bicos!


Israel seguiu-se no alinhamento, lutando pelo primeiro apuramento desde 2010. Era à partida um dos meus temas favoritos e a atuação não desfraldou as minhas expectativas! Nadav não esteve mal a nível vocal, apesar da agitada atuação, mas o tema não exige muito esforço vocal. A interação com o público e a animação foram as palavras-chave da atuação e louvo o visual escolhido (PS: Adoro os ténis). Felizmente, a Europa aderiu e Israel está na final! Ficará arredado do top10 da Grande Final.

A Letónia é, na minha opinião, o tema mais difícil de comentar nesta semifinal! Gosto do tema, mas ao mesmo tempo, acho-o completamente irritante e saturante. A cantora esteve muito bem em palco, mas como disse anteriormente, ontem estava num dia 'não'. O visual é o mais medonho da semifinal! Sinceramente, mereceu o apuramento.

'Hour of the wolf' era um dos temas que inicialmente não me dizia nada... No entanto, nos últimos dias, a candidatura do Azerbaijão tornou-se uma das mais ouvidas no meu MP4. Depois do erro de casting do ano passado, o país do fogo apostou forte tanto a nível musical como a nível interpretativo! Cuidado a quem diz que o país está fora da luta pelo título: Elnur venceu o The Voice Turquia, num dos países com maior diáspora na Europa... Sem dúvida, mereceu um lugar de grande destaque na Final! Um dos meus favoritos!

Desafinação atrás de desafinação! A Islândia trazia um tema que sabia a pouco e não tinha nada de novo... Mas a cantora ainda mostrava algum potencial! No entanto, não mostrou nada ontem! Aliás mostrou: desafinou a música toda e foi, sem dúvida alguma, a atuação mais irritante das semifinais! Afastamento mais que merecido!


Seguiu-se a grande favorita da noite: Suécia. Gosto imenso do tema, mas a atuação não trouxe nada de novo para os eurofãs que acompanharam a sua prestação no Melodifestivalen. No entanto, a grande maioria dos votantes viu a atuação pela primeira vez na noite passada... e adorou! Prestação muito bem conseguida, exceptuando alguns planos escolhidos que, inicialmente, pensei que fossem erros de produção! Um dos candidatos ao título!

A Suíça levou a Viena um daqueles temas que, apesar de ser inédito, parece que o andamos a ouvir há 20 anos... A atuação foi bastante bem conseguida, digamos, mas na minha humilde opinião, tirava os backsingers do palco! O nervosismo esteve bastante em destaque e notou-se que a cantora esteve aquém do que demonstrou anteriormente. Afastamento merecido...

Digam o que disserem, acho o tema de Chipre uma das maiores secas do ano... Já sabia que iria passar e que, provavelmente, estará na primeira parte da classificação no próximo sábado, mas acho-a secante! Não é má nem boa: é chata! John esteve bastante bem vocalmente e mereceu o apuramento, apesar de tudo! Espero que me conquiste até sábado!

A Eslovénia segue-se no alinhamento e, apesar do favoritismo e de ser uma das minhas preferidas, estava bastante reticente quanto à atuação do duo Maraaya... A 'falta de qualidade musical', como comentada, não se fez notar e, apesar de 'o timbre da cantora ser estranho', esteve bastante bem vocalmente! Simplesmente, eliminava alguns planos que destacavam o elemento masculino do duo e tentava corrigir aquele cabelo despenteado com os headphones, algo que ficou bastante estranho. Apesar de 'pouco inspirada', a Eslovénia está (e muito bem) na Grande Final!

Da Polónia veio a última atuação das semifinais. Depois do interregno, o país já aprendeu que tem de tocar as pessoas para conseguir singrar na competição. Desta vez levaram Monika Kuszyńska, cantora paraplégica, com um dos piores temas da edição e extremamente, mas extremamente, mal cantada. Estava à espera de muito melhor... As imagens da cantora antes do acidente eram escusadas: estamos num concurso de músicas, não de sentimentos! Não merecia o apuramento.



Sobre os resultados, pouco ou nada há mais a dizer: é a Eurovisão no seu pior melhor! Há que levantar a cabeça e orgulharmo-nos da nossa participação, mas acima de tudo, pensarmos em fazer melhor e aprender com os erros! De nada serve andarmos, agora, no conhecido 'malhão'. De nada serve 'malharmos' se não apresentarmos propostas melhores! Orgulhe-mo-nos da nossa participação e comecemos a pensar no próximo ano.

Da minha parte: OBRIGADO LEONOR! OBRIGADO MIGUEL GAMEIRO! OBRIGADO A TODA A COMITIVA!


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: EUROVISION
9
( Hide )
  1. muito bem comentado Nuno Carrilho.
    eu apenas acho que esta edição do ESC exagerou na produção... por vezes o jogo de luzes é tanto que não se percebe quem está a cantar... só se vê vermelho, branco ou azul... visualmente é péssimo a meu ver.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:16

    culpa de não termos passado foi da RTP que apostou em 0 na divulgação

    ResponderEliminar
  3. Ticarv23:00

    Realmente a cada cabeça sua sentença...opiniões bastante diversas das minhas...cada um que fique com a sua...so tinha musicas da 2ª semifinal no mp3, incluindo a de portugal...todas as que tinha (5) excepto aquela que ja sabem passaram por isso nao devo ter gostos muito diferentes da europa... algumas musicas passaram porque sao de um determinado pais como sempre acontece...qualquer dia podem tambem mudar para LGBTvision porque o evento claramente deixou de ser uma reuniao "familiar" para ser uma demonstraçao dos valores "alternativos" e musicas com "significado"...sobretudo visivel na 1ª semifinal...enquanto portugal nao cantar em ingles e portugues esta claramente visivel que nao vamos a lado nenhum...a RTP bate palmas de felicidade

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:32

    É só não sei porquê tanta implicância nos comentários do Ramon...de facto ele falava como se percebe-se daquilo a potes...mas na verdade percebe mais do que aquilo que eu imaginava só não sei o que é que ele está à espera de produzir uma musica ao nivel da eurovisao. Em certos pontos do comentador ele tinha razão sejamos sinceros...e contudo não é nada que outros países não façam tambem. Só acho que a EBU deveria de proibir os tipicos programas televisivos como se nota nos paises nordicos...suecia e dinamarca...em comentarem as propostas de cada país...é que só não estão já a incitar em quem devem votar...como são eles mesmos tambem os jurados...deviam ter mais cuidado com esse aspecto...este ano fomos arrasados!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:47

    Obrigada á Leonor e ao Miguel sem duvida(já ao resto...ñ obrigada).

    Na 1ªsemifinal concordei a 100% com todos os comentários feitos pelo Nuno...já aqui no geral concordo com quase tudo mas uma ou outra coisa... :)

    San Marino esteve muito melhor que uma Islândia e Polónia vocalmente claro e o palco também estava giro (Mas sim o Siegel tem de ser posto andar o mais rápido possível pq aqueles 2jovens mereciam melhor)Na verdade ficavam giros era a cantar a musica da Lituânia :p
    A Eslovénia teve maus planos de cameras(sempre em foco na cara da Marjetka coisa estranha) o que é uma pena mas ainda bem que se safaram...e a Suécia também faltou ali qualquer coisa(acho que ñ foi tudo exactamente igual ao MF).
    Enfim nem vou dizer mais nada...venha a final :)

    ResponderEliminar
  6. Desta vez não estou de acordo em muita coisa com o Nuno. Houve canções com grafismos espetaculares como a de Chipre que parece ser o patinho feio para alguns mas que eu acho até que vai dar um certo toque de classe à final cheia de naftalina, daquela de muito mau gosto.Lituânia Azerbaijão, Eslovénia, Montenegro, Albânia, só para dar alguns exemplos da irmandade a leste que vai mais uma vez infestar uma final que tinha todas as probabilidades de ser grandiosa mas que afinal não será mais do que mediana. A canção portuguesa nesta final merecia perfeitamente ficar no top 5 e nem sequer vai lá estar, o que é uma enorme injustiça.

    ResponderEliminar
  7. Filipe Coelho08:23

    Gostei deste comentário sincero e critico do Nuno Carrilho, apenas discordo na parte da musica letonia, acho uma musica sem nexo nenhum, e devia ter ficado pelo caminho, concordo com a evolução da musica na eurovisão mas particularmente não gosto deste ritmo, apenas o do refrão. Parabéns.
    Cumprimentos Filipe Coelho

    ResponderEliminar
  8. Pedro Carvalho13:44

    A Lituania foi excelente. A melhor abertura dos ultimos anos

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:32

    Concordei sobretudo quando falou que se engane quem pensa que o Azerbaijão não irá lutar pela vitória. Foi sempre o meu favorito e se a prestação vocal dele for como a da semifinal, vai arrasar.
    E sou tentado a acreditar que os 3 beijos da actuação da Lituânia a ajudaram a passar (o que é triste...).

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.