Slider

ESC2015: Embaixador de Israel protesta contra tema da Hungria

O embaixador israelita Ilan Mor enviou um protesto escrito para a televisão húngara onde mostrou o seu desagrado pelo facto da canção húngara condenar, na sua perspetiva, a atuação israelita na Faixa de Gaza. 


Israel protestou contra a escolha húngara para o Festival Eurovisão da Canção de 2015. Segundo o embaixador israelita Ilan Mor, a apresentação em palco do tema Wars For Nothing, na final húngara, incluía frases que condenavam a operação de Israel em Gaza e mencionava o número de crianças palestinianas mortas. As frases em causa referem-se à Operação Protective Edge (Fronteira Segura) que teve lugar em 2014.

Wars For Nothing (Guerras para Nada, em português) interpretada pelo grupo Boggie ganhou a final nacional húngara. A música tem uma mensagem anti-guerra com foco nas vítimas de violência e guerras pelo mundo.

Na apresentação em palco, durante a final nacional, é possível ver nos led's várias frases e números relacionados com conflitos por todo o globo. Uma delas refere-se à guerra israelo-palestiniana afirmando 2014 - Gaza - dois terços das vítimas eram civis, incluindo mais de 500 crianças.

Embora o nome de Israel não seja diretamente mencionado, o embaixador Mor pediu à televisão pública húngara que esta frase fosse retirada, tendo explicado que é uma mensagem política inconveniente para Israel. Um membro da MTVA já veio dizer, publicamente, que a frase será retirada da apresentação em palco em Viena. Ilan Mor finalizou a sua carta pedindo um encontro com a banda Boggie para explicar as razões do seu pedido.

Este caso foi revelado pela agência noticiosa YNetNews, sediada em Telavive, a versão online do jornal mais vendido em Israel. 


Veja, de seguida, o vídeo de atuação do Boggie na final húngara:

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: YNetNews / Imagem: google
11
( Hide )
  1. Anónimo17:27

    muitos criticam a musica da hungria, mas esta musica vai ser a surpresa do ano, tal como foram em 2013.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:55

    Bem, depois Israel queixa-se.. Adorei as músicas de 2013, 2014 e a de 2015 também não é má.. mas Israel não pode esquecer o fator geográfico e as suas atitudes.. e portanto é bom que tenham cuidado se não fica outra vez afastado da final..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:10

      Israel não tem que ter cuidado nem nenhum pais!! O ESC é um concurso de canções e apesar de muitos governos se intrometerem, não deveria ser dado destaque a essas atitudes politicas

      Eliminar
    2. Anónimo18:17

      Então se assim é, explica-me o porquê de Israel ter ficado fora da final em 2013 e 2014??

      Eliminar
  3. Uma canção de que não gosto. No meu top 40 , esta em 37. Muito chata!
    Quanto a canção de Israel, está no meu top 10!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:37

    nem gosto duma nem doutra.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:12

    A "intenção" é boa MAS musiquinhas chatas acerca de paz no mundo...não obrigado,pq depois como se pode ver ainda aparece esta gente ligada há politica(Espera aí desde quando os políticos vêm finais nacionais para saber o que lá se passa?) :p

    Ah e Boggie é um grupo?Acho que é só a cantora...ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 223:12 - Politicos,ministros,presidentes,1ºs ministros...enfim fans do ESC ha-los em todos os extractos sociais.So que muita gente tem um embaraço estranho em admitir que vibram com finais nacionais e ESC.Concordo,estas musicas de paz,amor e solidariedade sao chatas e artificiais.

      Eliminar
  6. Anónimo23:18

    Me parece totalmente desnecesario a atitude do embaixador de israel, inconveniente e matar inocentes

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:32

    Je Suis Charlie

    ResponderEliminar
  8. Anónimo22:45

    A Hungria levou ao Esc em 2013 e 2014 péssimas canções, até hoje continuo a não entender as tais boas classificações, volto a repetir, péssimas canções.
    Já Israel, apesar de ter levado ao Esc em 2012 uma belíssima canção e deveria até ter ganho o Esc (muito melhor que a canção vencedora parva da Suécia), as canções de 2013 e 2014 também não são más, mas são piores que a de 2012 a até piores que a de 2011.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.