Slider

[AO VIVO] Rita Guerra voltou a surpreender o Coliseu do Porto

O Coliseu do Porto recebeu na noite passada o concerto de Rita Guerra, que interpretou muitos dos seus sucessos de 30 anos de carreira, temas do mais recente disco Volta e ainda surpreendeu o muito público presente com fado. O ESCPORTUGAL também esteve na mais emblemática sala de espetáculos da cidade invicta.


A voz de Rita Guerra é distinta, poderosa e transmite paixão em todos os registos, da mais comum das baladas, ao pop, passando pelo rock e também pelo inusitado fado. Foi desta viagem de sons que se fez o espetáculo de uma das mais conhecidas cantoras femininas a solo do país. Foi a sua filha Madalena que se ouviu a anunciar o espetáculo, não deixando ninguém indiferente com a ternura das voz e das palavras. “Sejam felizes”, pediu a pequenina em off, antes de a mãe subir ao palco e logo abraçar o piano. E de imediato provocou uma enorme ovação com Sentimento, êxito de 2007 mas que ninguém dispensa nos seus concertos.

Foram 30 anos de carreira que encheram o Coliseu do Porto em 90 minutos de concerto, numa viagem por duas dezenas de temas que todos conhecemos desde o seu primeiro álbum de 1990 Pormenores sem a mínima importância, até ao mais recente Volta lançado no final de 2014. A cantora foi alternando nos momentos mais intimistas, sentada ao piano, e outros mais ritmados que fizeram levantar o público das cadeiras.


E apesar de ter afirmado, no concerto de Oliveira de Azeméis em outubro passado (e ao qual reportámos AQUI), que não voltaria a interpretar Deixa-me sonhar (só mais uma vez), tema com o qual participou no Festival Eurovisão 2003, o mesmo fez-se ouvir no Coliseu, transformando-se num dos momentos mais intimistas da noite.

A voz inconfundível e incomparável de Rita Guerra surpreendeu também ao trazer novas roupagens de temas de sempre, como Só tu, tema do álbum Rita e que, em 2005, atingiu quatro discos de platina, ou No meu canto, o primeiro tema escrito e composto pela própria intérprete. E o público não se fez rogado ao acompanhar a cantora em coro. “É sempre rejuvenescedor voltar aqui”, respondeu Rita em jeito de agradecimento ao público do norte.

Em homenagem ao seu pai, cantou Nem às paredes confesso, celebrizado por Amália Rodrigues, e, numa brincadeira, Fado do Embuçado com os membros da banda e o público a responderem ao desafio da cantora com “Olha o pincel, tem tinta azul”.


Mikkel Solnado foi o convidado da noite. “É terceira vez que venho ao Porto este mês, mas é a primeira que estou à frente de tanta gente”, afirmou o músico e produtor do álbum Volta, antes de cantar um acústico de Get up, êxito do verão de 2014.

Aqui fica um pequeno excerto do concerto da noite passada:




Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte, Imagens e Vídeo: ESCPORTUGAL

11
( Hide )
  1. Que portento de voz! Que saber de como usar esse mesmo portento de voz,sem se deixar levar na onda do entusiasmo e arrebatamento. Gostei. Rita Guerra merece contudo melhor repertorio.Muitas das cançoes sao ligeiramente chatas e dao muitas reviravoltas antes de chegar ao destino final.

    ResponderEliminar
  2. Rita Martins16:45

    fantastico. amei o vídeo (k)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:46

    Grande artigo. Vi em Lisboa e Gostei imenso

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:16

    Eu não gosto. De nada do que ela produz. Que me desculpem todos (ela em particular) mas quando ouço o nome dela associo imediatamente a música chata, voz monótona, e não me desperta o mínimo de interesse. Mas pelo menos há quem goste e muito e ainda bem. Eu não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:53

      A voz da Rita chata e monótona?! Lol Rita é das melhores interpretes portuguesas, se não a melhor. Se referires o seu ar baladeiro, bom isso já é discutível. Como fan da Rita gostaria de a ver noutros géneros mas naõ é por causa disso que eu ache das melhores artistas nacionais.

      Eliminar
    2. Rita Guerra e uma "corredora de fundo",nao e do tipo um hit agora e depois adeus ate ao dia de S.Nunca. Pode gostar-se ou nao da voz e/ou do estilo,evidentemente. Eu valorizo sobretudo a voz,a tecnica vocal e todo o profissionalismo de Rita Guerra.

      Eliminar
  5. Anónimo17:59

    A voz de Portugal, a única não fadista com verdadeiro sucesso em Portugal. Muito bom

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:23

    rita ja se mostrou disponivel em regressar ao ESC, e que a RTP faz? ignora.
    Enquanto a RTP ignorar as pessoas com mais talento disponiveis para participar e convidar sempre os mesmos... nunca sairemos da serpa torta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:03

      Gosto dessa da "serpa" torta...Trata-se dalguma vila alentejana? Ou querias dizer "cepa" torta? :-))

      Eliminar
  7. Anónimo20:04

    As vossas reportagens ao vivo são sempre de grande qualidade. Obrigada!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:27

    Adorei tudo e tudo. Beijinhos

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.