Slider

Teresa Radamanto: "O meu tema é a fusão de dois estilos musicais"

Teresa Radamanto falou com o ESCPortugal acerca da sua terceira participação no Festival da Canção. A cantora está de volta à música após uns anos de interregno.


17 anos depois de participar pela primeira vez no Festival da Canção e 8 anos após a segunda tentativa, Teresa Radamanto vai voltar a tentar a sua sorte na final nacional portuguesa. A cantora assumiu que a participação no FC2015 marca o seu regresso à música depois de alguns anos de pausa.

Questionada pelo ESCPORTUGAL, antes da conferência de imprensa da passada quinta-feira, sobre o facto do que mudou musicalmente nestes 17 anos da sua vida, Teresa, em resposta, não hesitou: "Tem sido uma viagem muito interessante desde 1998 quando participei pela primeira vez no Festival da Canção. A minha maturidade como cantora cresceu, está muito diferente!" Como já foi referido, esta será a terceira vez que Teresa Radamanto participa na seletiva portuguesa "mas é como se fosse a primeira", garante.

O seu tema intitula-se "Um Fado em Viena", foi composto por Fernando Abrantes e tem letra de Jorge Mangorrinha. Dando algumas pistas sobre o mesmo, a cantora disse que "é um tema que retrata a universalidade da música e as raízes da portugalidade. A música pode unificar diferentes credos e diferentes culturas. Vai ao encontro do lema desta edição da Eurovisão. É um tema calmo e é a fusão de dois estilos musicais".

Teresa Radamanto mostrou-se contente por regressar ao Festival da Canção para "reencontrar amigos e celebrar a música". Um Fado em Viena será ouvido na 2.ª semifinal, sendo o 3.º tema a ser interpretado nessa noite.

Enquanto não é conhecido o tema de 2015, recorde as anteriores prestações de Teresa Radamanto no Festival da Canção. Tanto em 1998, com O Mar Ficou, como em 2007, com Ai De Quem Nunca Cantou, a cantora alcançou  2º lugar na seleção portuguesa.



Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPortugal  / imagem: RTP
23
( Hide )
  1. Anónimo12:06

    A Teresa já mostrou que canta muito bem, aí acho que não teremos problemas. Uma vez que o tema é calmo espero que a composição seja de alta qualidade e interessante para impactar senão ficará apagado. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Miguel Matias12:10

    O tema de 2007 foi muito bem interpretado, mas era muito datado, muito old fashion. Ate ficou muito bem classificado. Sobre este ano, o título não me cria grandes expectativas, espero ser surpreendido

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:14

    E que, se ganhar, seja cantada em Inglês, já ninguém pode com tanta tradição de cantar em Portguês.

    ResponderEliminar
  4. Porque sera que quando se trata do FC começa tudo a falar de portugalidade, almas lusitanas etc.? E depois toca de encaixar a martelo guitarra portuguesa aqui e acola,so para dar o toque ARTIFICIAL da tal portugalidade...Estamos a procurar o melhor possivel para o ESC!? A serio!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Carvalho12:53

      Porque o Festival da Canção deveria ser separado da Eurovisão, Ambas não combinam

      Eliminar
    2. Anabela Banana13:02

      RG, só posso dizer uma coisa em resposta ao que escreveste: BOCA SANTA! Falaste verdade e não podias escrever melhor. Comentário do dia, pela positiva! Beijão!

      Eliminar
    3. Anónimo05:33

      exacto festival da cançao de portugal não tem nada a ver com a Eurovision... Portugalidade?Fado? Lingua portuguesa?... Tanta gente jovem em PTque poderia participar... Os mesmos... que pouco fizeram... RTP sempre em cima da hora... Todos programas de musica em PT a lingua dominante dos cantores é o Inglês...Poucos cantam em Portugues. Fachada

      Eliminar
  5. Anónimo12:37

    "Um fado em viena", juro, adoro este titulo!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:38

    Tem razão o comentador das 12:33. Parece que o ESC é o fórum indicado para defendermos a nossa identidade. Esperemos, pelo menos, que não haja nenhuma canção com aquele toque de história de Portugal habitual numa ou duas, a que não faltam as referências aos Descobrimentos. É certo que, por enquanto, só temos os títulos. Um é "Lisboa, Lisboa". Sinceramente teríamos, à partida, grandes expetativas se um dos temas da final norueguesa se chamasse "Oslo, Oslo" ou da Bielorrússia nos brindassem com "Minsk, Minsk" (já há uns anos houve um patriótico tema chamado "I love Belarus"...)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:01

      não vejo nenhum comentário às 12:33...

      Eliminar
    2. Anónimo14:00

      Tem razão, desculpe. Quis dizer 12.23 (de RG).

      Eliminar
  7. Anónimo13:34

    mais do mesmo... aposto que é uma musica chata a falar do povo como é habitual zzzz

    ResponderEliminar
  8. Anónimo13:35

    A Teresa continua muito bonita

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:54

    é esse problema que portugal tem, com tanto tradicionalismo e músicas falanda da alma lusitania que os resultados são o que são.
    As musicas que ganham o ESC não falam do seu país , não falam nas tradições do seu país, pq razão temos nos que levar uma musica assim?
    RTP não percebe qe basta uma musica em ingles super animada, comercial e diferente para ganharmos isto?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:15

    aposto que vai ser uma seca esta musica.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:16

    Tenho muito boas expectativas para esta canção.

    A Teresa é uma excelente cantora.

    O título da canção é um dos mais sugestivos e mais bem pensados (demonstra que foi feita de propósito para o festival e que houve preocupação em saber onde era a eurovisão e jogar com isso).

    Da canção, espero uma valsa com as sonoridades do fado/ da música tradicional portuguesa. Será sem dúvida uma proposta à eurovisão muito original.... não me parece que apareça por lá mais alguma valsa.

    Devo dizer kue adorei a canção de 2007. Para mim, teria sido a mais justa vencedora nesse ano e no meu entender teria conseguido chegar à final (veja-se que foi o ano das baladas balcânicas/étnicas).

    Por fim, devo dizer que não compreendo a aversão às baladas. Baladas não são necessariamente músicas chatas. E os compositores portugueses mais depressa fazem uma grande balada do que uma música dance.

    Acho que nos devemos afirmar por aquilo em que nós somos realmente bons e não ir atrás das modas dos outros.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:01

    O problema nunca são os cantores mas sim as musicas. Temos sempre grandes cantores, as musicas é que deixam a desejar. A Teresa tem uma grande voz mas se for pelo caminho da Vanessa Silva uma excelente voz não chega

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:45

      "Alvorada" era só uma das melhores canções do FC2010. Quiçá, melhor que "Há Dias Assim"! E a interpretação da Vanessa foi soberba!

      Eliminar
    2. Anónimo14:14

      A segunda parte sim, mas até lá chegar as pessoas podiam mudar de canal, mas sim também preferia a alvorada à Há dias assim

      Eliminar
  13. A Teresa é de facto uma excelente cantora. Isso ninguem tem duvidas mas como disse aqui ha dias não sou adepto de baladas. Prefiro canções animadas e que nos façam estar feliz e dançar ( nos tempos que correm precisa-se).

    ResponderEliminar
  14. Anónimo21:44

    Gostava muito de "Ai de quem nunca cantou" e era a minha preferida... e pronto, depois lá foi a Sabrina!!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo05:44

    3ª Vez? Muito certinha... sem sal... Um boa voz e?... (Boa para coros) mas sem carisma energia...e parece que não aprende a pegar no microfone...(Ai Deus dos Céu RTP) Tanta gente talentosa que vi no Voice no factor X .. tantos portugueses

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.