Slider

Rita Seidi: “A canção tem um beat para abanar o corpinho”.

Rita Seidi fez virar as 4 cadeiras no programa The Voice Portugal e hoje está no Festival da Canção a convite da sua musa inspiradora Sara Tavares. “Sinto-me bastante lisonjeada por estar aqui”, afirmou em entrevista ao ESCPORTUGAL. A 3 de março vai ser a primeira a estrear o palco deste Festival da Canção 2015.




Aos 9 anos de idade já estudava no Conservatório de Albufeira mas antes, aos 5, já cantava em inglês. De Albufeira, no Algarve, aprendeu a viver no meio de músicos, até porque os tem na família, como é o caso de Liliana Almeida, que ganhou o Festival da Canção 2006 como membro das Nonstop. No programa “The Voice Portugal” surpreendeu os 4 jurados na “Prova cega”, mas preferiu Anselmo Ralph. Ali, conseguiu voar alto até à 3.ª gala. 




Rita Seidi, em entrevista ao ESCPORTUGAL, mostrou-se entusiasmada “e bastante lisonjeada” por participar no Festival da Canção. “Está tudo a acontecer-me tão rápido, mas estou a viver cada momento”, afirmou ao site eurovisivo português, não sem antes agradecer a oportunidade e o convite de Sara Tavares: “É uma inspiração para mim cantar um tema da Sara e do Kalaf… duas grandes referências”. Por outro lado, “vai ser uma honra partilhar o palco com alguns ‘monstros’ da música… vai ser um festival muito diferente pela diversidade!”

Sobre a canção “Lisboa, Lisboa”, que a fará subir ao palco na semifinal 1, Rita hesita ao ser convidada a falar da canção: “É um ritmo muito diferente… nem eu sei em que ritmo se enquadra! Acho que vamos estrear um ritmo novo”. Bastante divertida, a cantora fala em influências africanas mas também do fado, “mas com um beat para abanar o corpinho”. Curiosos? Só mesmo esperando para a semifinal 1.

Sobre os seus objetivos neste concurso, “é claro que eu gostava de ganhar o festival”, responde confiante, “mas se não conseguir nem sequer passar à final, fico feliz por ter tido a oportunidade de ter um tema tão bom e tão diferente!”.

“Sempre vi o Festival”

Falando um pouco do Festival da Canção, e não obstante e sua tenra idade, a jovem cantora conhece muitas das canções que passaram pelo histórico programa da RTP, mesmo as mais antigas. “Vejo sempre o festival em família, desde que me lembro”, disse a sorrir. Contudo, há um ano especial: “O ano maior para mim foi 2006 quando a minha prima participou. Vibrei mesmo!” No youtube pesquisa as canções mais antigas, parando em especial na canção “Chamar a Música” da sua Sara Tavares. “Eu tenho agora praticamente a idade que ela tinha na altura”, recorda, chamando até si outras coincidências como as referências musicais e a partilha de gostos de estilos diferentes.

Na Eurovisão defende que “Lisboa, Lisboa” seja cantada em português – "pelo tema da canção e por estarmos a representar Portugal não faria sentido outra coisa.”

“O Lisboa, Lisboa é para motivar as pessoas, dar o feeling positivo, para as pessoas curtirem o som. É um tema alegre… para puxar ao sentimento!” Para conhecer um pouco mais da temática do tema, leia a entrevista de Sara Tavares e Kalaf AQUI.
Podemos também adiantar que Rita Seidi será vestida por Samissone, marca de vestuário contemporânea que utiliza tecidos com prints africanos.



Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Youtube

34
( Hide )
  1. Não estou com grandes expectativas em relação às músicas concorrentes, isto porque os compositores não pensam no facto de que a música que estão a trabalhar é para representar Portugal num concurso internacional, onde o público que vota não aprecia nem valoriza raízes ou tradições, mas sim o que é original, diferente, inovador e acima de tudo, comercial. É aqui que os compositores Portugueses falham, só pensam no Festival da Canção, e não na Eurovisão, o principal motivo pelo qual se organiza o primeiro.
    Sem ter escutado as músicas, e analisando apenas os nomes dos compositores, interpretes e respectivos temas, posso dizer que poucas são as que despertaram a minha curiosidade, e dessas apenas uma ou duas terá chances de conseguir algo em Viena. Os temas que mais se destacam pelos títulos e cantores, e em que deposito a minha confiança para chegarem à final do Festival da Canção, são:

    - Filipa Baptista - A Noite Inteira
    - Gonçalo Tavares - Tu tens uma mágica
    - Adelaide Ferreira - Paz
    - Rubi Machado - Quando a Lua voltar a passar
    - Filipe Gonçalves - Dança Joana
    - Diana Piedade - Maldito Tempo

    No meu entender, acredito que estes serão os finalistas, e Filipa Baptista poderá ser a grande vencedora. Independentemente de tudo, o que mais desejo é que Portugal faça uma boa figura na Eurovisão deste ano, e que a escolha da canção representante seja uma decisão unânime dos telespectadores, sem suspeitas de votos fraudulentos, desilusões e revoltas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:21

      Como é que vc pode dizer uma coisa dessas se ainda nao conhece os temas? Não faz a minima ideia de como sao... eu por exemplo nao crio mts expectativas para nao me desiludir. E é isso q vai acontecer consigo, vai-se desiludir na certa..

      Eliminar
    2. Anónimo12:33

      =)) =p~

      Eliminar
    3. Anónimo13:33

      concordo!! mas pronto, as cunhas da RTP são para isso mesmo, em vez de abrirem o concurso a todos...

      Eliminar
    4. Anónimo16:55

      Mas por exemplo, o estereótipo de música para Eurovisão está cada vez mais diluído e por isso também me faz confusão alguns compositores (A. MAdureira, por exemplo) dizerem que construíram um tema para a Eurovisão.... provavelmente será mais um tema para as OGAES (duas realidades completamente diferentes) dançarem e pularem por essa Europa fora. A última canção a que venceu o certame carregada de clichés eurovisivos foi a Grécia, há já 10 anos, e mesmo assim não era uma canção completamente estereotipada porque tinha uma roupagem grega bastante acentuada. A eurovisão mudou, apenas mts dos grandes fãs da eurovisão querem preservar a imagem da eurovisao como um festival carregado de música pop dance e "divas".

      Eliminar
    5. Anónimos 12:21 e 12:33... Eu não tenho culpa que os senhores não entendam Português na sua forma mais correta. Mas posso aconselhá-los a estudar um pouco para melhorar as vossas capacidades de compreensão. Ler livros ajuda imenso. Que tal as Cinquenta Sombras de Grey? Dizem que é interessante.

      Eliminar
    6. Anónimo19:33

      Já li meu caro , agora leia o senhor , que eu cá tenho uma boa formação!!!

      Eliminar
    7. Claro... Passar bem.

      Eliminar
  2. Gostei muito desta entrevista com Rita Seidi. Espero muito do trabalho final desta equipa.Em referencia a parte do q Claudio Silva escreveu,receio muito que este ano venha a haver grande estrilho com as votaçoes,especialmente as dos compositores. O televoto deveria ser limitado a 3 chamadas por nº.

    ResponderEliminar
  3. Ate agora só mesmo a Filipa Batista que me despertou um grande interesse na canção. Acho que é uma canção pop dance e poderá vencer .
    Para quê que os compositores continuem a bater na mesma tecla : Falar sobre Portugal e os descobrimentos; falar sobre as cidades. Tipo estão a ver aqueles panfolhetos quando visitamos alguma coisa? É a mesma coisa mas cantado! (O que a maioria faz? Deita fora ou guarda sem sequer ter lido.)
    Os europeus ja sabem o que Portugal fez, o que descobriu, o que temos. Portugal tem muito turismo, felizmente! :)
    Chega de bater na mesma tecla! Ja foi dito por outros , mas imaginem um ESC com titulos das capitias de cada país . LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bobby09:45

      Interessante...

      Em 2010, a canção sérvia chamava-se "Ovo je Balkan", e tinha excertos da letra onde se ouvia "Beograde, Beograde"... Nesse ano, ai de quem falasse mal da canção sérvia, pois os portugueses eram logo os primeiros a defender esta "magnífica peça musical étnica".

      Eliminar
    2. Em 1980 a Holanda com "Amsterdam" classificou-se em 5º lugar. Em 1978 o Monaco levou "Les jardins de Monaco". Em 1963 a Suecia levou "En gang i Stockholm ("Uma vez em Estocolmo", fantastica balada jazz por Monica Zetterlund"),que levou 0 pontos.

      Eliminar
  4. Anónimo13:32

    epá a serio.. todos só querem cantar em portugues, até dá raiva...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:35

    e lá por representar portugal tem que ser um tema em portugues? enfim até agora meu voto vai para a adelaide, a unica que diz que não tem problema de cantar em ingles no ESC.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:40

    mais uma canção lusitana que fala do nosso país, mais do mesmo, é tipo homens da luta em versão feminina... enfim
    Este FC vai ser a mesma coisa que no ano passado, das 12 musicas apenas 1 ou 2 são boas para o ESC.
    Mas tambem a rtp faz de prepósito, convidou apenas compositores tradicionais e antiquados que só falam de portugal e tal... onde ja se viu em pleno 2015 apostar ainda uma lingua que não o inglês? sendo que no ultimo ano todas as musicas do top 10 eram em inglês?
    Volta Andrej Babic e carlos coelho!! VOLTEM!!
    (Espero que para o ano a carla dê chance a TODOS participarem no FC, a qualidade ia ser muito superior).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu digo sempre, o festival sem o Andrej Babic e o Carlos não é a mesma coisa.

      Eliminar
  7. Anónimo13:45

    com este pensamento está explicado como nunca ganhamos o ESC e mais não digo.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:19

    fico chocado como uma rapariga de 17 anos, diz com orgulho que portugal deve cantar em portugues num concurso internacional em que ninguem fala portugues! Duvido muito que no mp3 dela oiça musicas tradicionais que falem das cidades portuguesas, duvido mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:53

      Fico mesmo chocado por alguem ficar chocado por alguem ,seja de que idade for,ter gosto por cantar em portugues.Para mim nao se trata tanto de ser especificamente em portugues,mas sim de como alternativa ser so o ingles!Pessoalmente estou farto da lingua inglesa!

      Eliminar
    2. Anónimo16:16

      isso é vc, que tem uma mentalidade pequena, já eu amo musicas em ingles, e os europeus também

      Eliminar
    3. Anónimo17:00

      Concordo plenamente! Até parece que ninguém sabe que, exceptuando os Moonspell, os artistas portugueses que fazem sucesso no estrangero cantam em português. Até parece que ninguém sabe que a nossa melhor classificação na eurovisão foi com recurso a uma sonoridade muito portuguesa. Que raio de fixação por músicas dance, em inglês e divas.... querem é pular e dançar!!!!

      Eliminar
    4. Sim, ok... Mas compreendo o que o anónimo 14:19 disse, será que ela ouve música portuguesa? Será que o mp3 dela tem músicas tradicionais portuguesas? Ou será que lá vamos encontrar Beyoncé, Rihanna, Lana Del Rey, entre outras?

      Eliminar
    5. Pedro Carvalho17:44

      O problema de se cantar em portugues, é que o Festival da Canção devia ser separado da seleção portuguesa para a Eurovisão. Como não ha nenhum programa para novos talentos da composição e escrita das canções, tudo vai cair no FC

      Eliminar
    6. Não é preciso ficar chocado!
      O claudio Silva tem razão: ninguem sabe se no mp3 tem musicas tradicionais portuguesas ou tem Beyoncé, Rihanna, Lady Gaga , etc.
      O inglês é universal. Toda a gente sabe cantar em inglês, todos ouvem canções inglesas.

      Eliminar
    7. O que tem a ver para o caso qual a musica existente no mp3 de Rita Seidi? Sera que isso e relevante para a questao da lingua e ,antes de tudo mais,para um bom desempenho e performance tanto no FC como no ESC? Vale a pena nao nos"espraiarmos" demais e sermos logicos.

      Eliminar
    8. Diogo,numa coisa estas errado: Nem toda a gente sabe cantar em ingles!E nao me refiro so a Portugal... No caso de Portugal vale a pena lembrar que continuamos a ter cerca de 3% de analfabetos e dos que nao sao analfabetos uma percentagem grande nao fala NADA de ingles.

      Eliminar
    9. Anónimo00:13

      Anonimo 16:16, Se um de nos tem mentalidade pequena ,talvez seja voce com o seu "amor"pela musica em ingles. Eu gosto de musica em frances,crioulo,portugues,yoruba,lingala,turco,grego,arabe,espanhol,russo e ,sim,tambem em ingles. Mas nao so em ingles.Sou europeu!

      Eliminar
  9. Anónimo16:37

    para termos um top 10 no ESC, basta levarmos uma POWER BALADA EM INGLES!!! olhem a espanha em 2014!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:38

    ESC portugal em que dia vão ser os ensaios? só assim para sabermos as musicas...

    ResponderEliminar
  11. Miguel Matias22:07

    Muito bom o titulo da entrevista. :)

    ResponderEliminar
  12. jose joao23:35

    é impressionante estes comentarios dos "velhinhos do restelo", ainda em conhecerem as musicas. leiam os titulos das musicas que já estão selecionadas para a eurovisão e eu diria que o titulo só por si não diz nada.
    sou fã da sara e não há que ter medo do seu bom gosto musical.
    tb tenho lido muitos ataques a simone e a adelaide ferreira. ambas têm uma capacidade interpretativa que poucos artistas têm e por isso ficaria muito contente que qq uma delas ganhasse o festival da canção e repreentasse portugal com uma boa canção. por isso ouçam as canções primeiro e depois comentem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém disse que a Sara tem mau gosto, nem nada parecido, o que está aqui em causa é o facto das músicas, por muito bonitas que sejam, não se enquadrarem no Festival Eurovisão da Canção. Os compositores Portugueses, por muito bons e por muita experiência que tenham, não conseguem (ou não querem) criar músicas que sejam competitivas o suficiente para ficar bem classificadas no concurso. E sim, basta ler "portugalidade", "cultura portuguesa", "Lisboa, Lisboa" para saber que as músicas não vão estar ao nível de competir contra um Azerbaijão, Grécia, Arménia, Suécia e por aí fora.
      Meu caro, respeito a sua opinião, mas precisa de ver o que se passa lá fora para falar sobre este assunto. São precisos muitos anos a "virar frangos" para se falar de Eurovisão.

      Eliminar
  13. Anónimo03:28

    representar portugual tem que ser em português? RTP fez uma lavagem cerebral esta gente,,,

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.