Slider

São Marino: SMRTV confirma conversações com a emissora luxemburguesa

Após as notícias sobre uma eventual parceria entre a emissora estatal de São Marino e a emissora estatal do Luxemburgo para uma participação no Eurovision Song Contest, o diretor geral da SMRTV confirmou as conversações entre ambos.


Após as declarações da Ministra da Cultura do Luxemburgo na Eurovision Gala Night do passado sábado, como pode ver AQUI, muito se tem escrito sobre um possível regresso do Luxemburgo ao certame europeu. Apesar de Maggy Nagel ter desmentido as supostas conversações com a EBU para o regresso à competição, os media luxemburgueses avançam com uma possibilidade para um "regresso" do país à competição.

Segundo alguns diários do país, a emissora luxemburguesa RTL encontra-se em conversações com a emissora de São Marino SMRTV com o intuito de chegarem a acordo no envio de um candidato comum na próxima edição do Eurovision Song Contest, em 2015. O cantor luxemburguês Thierry Mersch explicou que tem sido proposto junto da emissora SMRTV uma entrada no ESC2015 com um dueto: ele "representaria" o Luxemburgo e uma cantora seria a representante de São Marino, apesar de ambos representarem o pequeno estado da península itálica. 'São Marino está realmente interessado em levar o Luxemburgo de regresso à competição' afirmou o cantor.

Quanto à questão dos custos, a maioria do gastos estariam a cargo da emissora São Marino, não tendo sido revelado o valor correspondente à emissora do Luxemburgo. No entanto, Thierry Mersch afirmou que aquando dos primeiros contactos com a SMRTV foi-lhes apresentado um valor demasiado elevado, 'A quantia correspondente à RTL era muito grande... uma quantidade impossível para um país que está de fora do Eurovision'. Porém, uma empresa de produção do Grão-Ducado ofereceu-se para suportar uma porção dos custos, ficando a faltar 50.000 euros para alcançar o valor exigido. O cantor e a sua equipa já contactaram o Ministério da Cultura do país com o intuito de ser o governo a sustentar o restante valor para a parceria, sendo que atualmente esperam a resposta final. Apesar da demora da resposta, Thierry acredita que a emissora SMRTV ainda não tomou nenhuma decisão, visto que tem outras propostas, porque a decisão da colaboração com o Luxemburgo tem sido 'extremamente atraente'.

O diretor geral da SMRTV, Carlo Romeo, confirmou, ontem, a realização de algumas conversas entre os dois países, com o intuito de uma "participação conjunta" em Viena, mas que existem outras propostas a ser analisadas. A sua decisão sobre a estratégia para o ESC2015 será apresentada publicamente após a realização do Junior Eurovision Song Contest 2014, a 15 de novembro.

O Luxemburgo, país fundador do ESC, participou por 37 ocasiões, obtendo 5 vitórias no certame, mas tendo desistido do concurso em 1993. Por outro lado, São Marino estreou-se em 2008, tendo participado por cinco ocasiões no concurso, conseguindo o primeiro apuramento para a Grande Final na última participação. Recorde as últimas participações do dois países de seguida:






Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: Luxemburger Wort/SMRTV / Imagem: SMRTV
22
( Hide )
  1. Anónimo11:07

    "Quanto à questão dos custos, a maioria do gastos estariam a cargo da emissora São Marino, não tendo sido revelado o valor correspondente à emissora do Luxemburgo"

    Então a montanha pariu um rato. Um país pequeno e pobre vai pagar ao país mais rico da europa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A televisão é que decide e se um pais do tamanho do Luxemburgo tem que pagar o mesmo que a de Portugal por exemplo é normal que pais pense 2 vezes antes de ir, e quem é rico é o governo não quer dizer que a TV com 500.000 habitantes que tem o pais seje rica.

      Eliminar
  2. Miguel Matias11:24

    Estranho... pq é que o Luxemburgo - país tão rico e com tantas vitórias no ESC - precisa de uma espécie de "estágio" ou "padrinho" chamado São Marino, um país sem história de relevo no certame?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:27

    Credo o Luxemburgo é uma vergonha, têm que pedir a um país bem mais pobre do que eles e o San Marino ainda vai na cantiga deles lol

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:43

    só sei que com a participação do Luxemburgo viriam mais uns pontinhos para Portugal!!!

    ResponderEliminar
  5. Nao sei se entendi bem,mas parece q 2 paises actuariam juntos em comum durante 3 minutos,uma especie de porompompero casado com a casa da Mariquinhas(humor,va la).Na minha opiniao so isto: ABSURDO TOTAL!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:18

    Mas que salada Luxemburguesa Marinada ,possivelmente com molho Ti Valentina! Sera possivel a EBU aceitar uma salsada destas?!?!Eu acho que querem destruir o ESC...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo19:23

    O Luxemburgo mete nojo! Como é possível um pais tão bem financeiramente que é tão bem falado a tantos níveis...esteja a ponderar o regresso pela mão do pobre e ingenuo São Marino?! Deixei de querer Luxemburgo de volta ao Esc...São Marino nem percebe bem no que se está a pôr. Acho isto vergonhoso

    ResponderEliminar
  8. Anónimo20:33

    Será tão difícil separar as afirmações de uma ou dois pessoas do geral da população do país donde provêm? Leio frases como "O Luxemburgo é uma vergonha" ou "O Luxemburgo mete nojo" e costuma-me a crer como é possível alguém as escrever a partir da notícia acima fornecida pelo ESCPortugal. No princípio do séc. XX, quando se eliminava a participação dos países cujas canções haviam ficado nos últimos lugares, no festival alemão permitiu-se (e incentivou-se) a apresentação de uma canção ("The power of trust") interpretada por uma cantora alemã, outra da Suíça e outra da Áustria, dado estes dois países não poderem participar em resultado de más classificações no ano anterior. Acabou classificada em segundo lugar, mas poderia ter ganho. Quanto a cantores de países não participantes entrarem no ESC em representação doutros, os exemplos têm sido mais do que muitos, desde Nana Mouskouri atuando ESC antes de a Grécia participar até intérpretes canadianas. Não vejo nisso nojo nem vergonha extensivos a todo um país... Se passarmos rapidamente ao mundo do futebol, o que dizer de nacionalidades atribuídas à última da hora a jogadores estrangeiros para poderem integrar a seleção nacional de um determinado país?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22:03

    essas conversasões são um cócó, com o perdão da má palavra. Que pais pode vir a ser? São Luxemb? Ou Luxemrino? Que tristeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro para nome da parceria S. MARILUX

      Eliminar
  10. Anonimo 20:33-Desculpe la o termo,mas v. ta a fazer uma misturada colossal c coisas q nao tem nada a ver c a questao ESSENCIAL:-a participaçao em parceria de 2 paises ou seja uma actuaçao conjunta S.Marino/Luxemburgo.No principio do seculo XX nem havia TV,,ja pra nao falar de ESC...Grande confusao!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:56

      Tem razão no que diz respeito ao século: errei e queria dizer/escrever séc. XXI. Duvido, porém, que tenha feito uma "confusão colossal" ao referir que foram escritas (porque foram!) expressões como "o Luxemburgo mete nojo" ou "o Luxemburgo é uma vergonha". Pelo que li na notícia do ESCPortugal e num artigo doutro país, trata-se de uma representação de São Marino, feita, porém, em resultado de uma conjugação de esforços, chamemos-lhe assim, de dois países - aliás a notícia do ESC está bem redigida na seguinte passagem: 'ele "representaria" o Luxemburgo e uma cantora seria a representante de São Marino, apesar de ambos representarem o pequeno estado da península itálica'. O país a ser anunciado no ESC seria São Marino, como no exemplo que apresentei (verídico) teria sido a Alemanha, se "The power of trust" tivesse ganho. Há uns anos a canção vencedora pelo Azerbeijão era de autores suecos - representou um só país, pelo que, em teoria, nada havia a apontar. Esta, a concretizar-se a parceria, representaria São Marino, mas teria a nível autoral, interpretativo, financeiro, etc., uma contribuição luxemburguesa. A notícia está bem escrita (eu só não chamaria a São Marino uma "península") e a haver confusão no que eu escrevi, refere-se repito ao erro (pelo qual peço desculpa) da numeração romana do século. Apesar de tudo, espero que tenha a generosidade de o considerar menos grosseiro do que chamar nojento ou vergonhoso a um país, que, por acaso (se se pode falar de acaso), em termos de respeito pelos direitos humanos está bem acima de outros, participantes ou não no ESC.

      Eliminar
    2. AnonimoZ01:47

      Sou anonimo 22;41.nao sou nenhum dos q insultou o Luxemburgo,pais civilizado e respeitador dos direitos civicos de todos.E um gosto dialogar consigo prq v.nao e grosseiro,v.tem atitude humanista.Noto bastante em comum comigo,Abraaaaço grande!

      Eliminar
    3. Anabelle Banana11:44

      Como sempre concordo com o RG... sim senhor, ganda argumento meu! Ganhaste aos pontos ao anónimo das 20:33

      Eliminar
    4. Sempre BOM constatar que Tu,Anabela/Anabelle,mas sempre Banana,andas por aqui.Es como as estrelas que nem sempre se veem ,mas estao sempre la! Quando menos esperoTUFA! das-me sinal da tua presença.

      Eliminar
    5. Anónimo16:02

      Como sempre certa, Anabela. O das 20:33 deve ser do Luxemburgo e um ganda malcriado que nem respeita os outros.

      Eliminar
    6. Anonimo 16:02- O Anonimo 20:33 NAO E MALCRIADO,bem pelo contrario.So um pouco confuso c esta historia da parceria"S.Marilux". Sem duvida,o Luxemburgo nao merece ser enxovalhado!O Luxemburgo e pais respeitador dos direitos humanos e isso e primordial!!!

      Eliminar
    7. Anónimo20:51

      Curioso, caro anónimo das 16:02: a (eventual) decisão de algumas pessoas de uma estação de televisão levou a que se usassem palavras como "nojo" e "vergonha" em relação a todo o país e o mal-educado sou eu. Há artistas que cantam por países onde não residem, há autores até de outros continentes (Alemanha 2010, por exemplo), há uma verdadeira indústria sueca de autoria de canções para outros países (Azerbeijão 2011, por exemplo), a canção vencedora deste ano tem vários autores nenhum dos quais austríaco... Não vejo nenhum problema por a canção de São Marino ter apoio do Luxemburgo. Porque, como a notícia (não só do ESCPortugal) refere, a representação seria de São Marino, nunca oficialmente apresentada como de dois países. O festival de seleção da canção irlandesa sempre foi aberto à Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido - a canção vencedora em 1970, All kinds of Everything, tinha autores e intérpretes da Irlanda do Norte. Por outras palavras: quando também o Reino Unido fazia uma seleção nacional, autores da Irlanda do Norte poderiam escrever para o festival britânico e para o irlandês (canções diferentes, obviamente).

      Eliminar
  11. Anónimo23:17

    A sério?...o Luxemburgo precisa assim tanto de uma "muleta" para voltar a participar...ainda por cima San Marino? @-)

    De facto é anedótico e ridículo....um cantor representar um pais que ñ seja o seu é uma coisa(aiii tantos),agora juntar estes 2 numa participação epá nem sei que lhe chame.Anda tudo doido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a ideia pegar,ainda vamos ver Portugal em parceria com Andorra (Portorra...hm nem soa muito mal). Agora a serio,espero que esta LAMENTAVEL ideia da parceria nao va avante.Poderia ser o principio do fim do ESC.

      Eliminar
  12. Anónimo03:04

    Sou o anonimo que chamou nomes ao Luxemburgo...e só os retiro porque interpretei mal a noticia. Percebi que esta parceria seria mesmo em conjunto, onde por exemplo caso participassem, apareceria no grafismo que o pais no esc seria Luxemburgo/ São Marino. Não percebi de todo que a parceria seria da forma que afinal esta-se a tentar fazer. Não tenho nada contra cantores e compositores que enviam musicas para outros países, que tratam das atuações de outros e tudo isso. Sou sim é contra a parceria da maneira que já mencionei. E sim se a parceria fosse da maneira que referi, seria uma vergonha por parte de Luxemburgo por várias razões. E sim meteria-me nojo, não pela maneira como o pais funciona, mas sim porque acho que um regresso deles ao Esc pode ser autônomo e não necessita deste tipo de jogos. Por exemplo no Turkvision, este tipo de parcerias acontecem....mas é uma parceria em conjunto, o representante representas duas regiões, nem países são, por isso aceito. Agora isso no Esc e ainda por cima, só participam países, e neste caso Luxemburgo, um dos fundadores do Esc, uma países com o perfil e caraterísticas que tem, seria uma tristeza fazer a parceria da maneira que julguei.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.