Slider

Luxemburgo: Ministra da Cultura favorável ao regresso do país à Eurovisão

Na gala vencida pela portuguesa Inês Pinto com a interpretação de 'Senhora do Mar', a ministra da Cultura do Luxemburgo mostrou-se favorável ao regresso do país ao certame europeu.

O Chapito Hall of Casino 2000 recebeu, na noite passada, a Eurovision Gala Night Luxembourg. Com cerca de mil espetatores no salão, entre eles a ministra da Cultura Maggy Nagel, e o vice primeiro ministro Etienne Schneider, a sétima gala da competição mostrou-se um 'verdadeiro êxito quando comparado com as anteriores galas', afirmou o organizador. A noite começou com a transmissão de um vídeo de Conchita Wurst, vencedor do ESC2014, que cancelou a sua presença na gala na semana anterior devido a atrasos na gravação de um videoclip, o que levou a que o público mostrasse o seu descontentamento. 

16 concorrentes subiram ao palco, em representação de 16 países distintos, e interpretando uma música que passou pelo certame europeu, tendo o vencedor sido escolhido pelo júri de sala e pelo público. No entanto, a vitória foi unânime: Inês Pinto, em representação de Portugal, arrecadou a pontuação máxima de todas as parcelas com a sua interpretação de 'Senhora do Mar', tendo sido presenteada com um troféu e com a possibilidade de realizar um cruzeiro.

Loreen, Alexander Rybak, Marion Welter e Linda Martin foram os convidados especiais da gala, tendo a vencedora do Eurovision Song Contest 1992 causado o grande momento da noite. Aquando da sua atuação, a cantora irlandesa questionou Maggy Nagel, ministra da cultura do Luxemburgo, que estava sentada na primeira fila: 'Não é hora do Luxemburgo regressar à Eurovisão? É hora de meter mãos à obra e recolher fundos e colocar o Luxemburgo onde ele pertence: na Eurovisão.'. A ministra concordou com a cantora, tendo esta repetido sucessivamente: 'Ela disse que sim', o que levou o público ao rubro. Lembramos que o Luxemburgo, país fundador do ESC, participou por 37 ocasiões, obtendo 5 vitórias no certame, mas tendo desistido do concurso em 1993.

Recorde, de seguida, a atuação de Inês Pinto com Senhora do Mar e aceda AQUI às atuações dos convidados especiais:


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: Luxemburger Wort / Vídeo: Youtube

25
( Hide )
  1. Miguel Matias14:54

    Muito bem. Então que passe das palavras aos atos. Se não me engano, o Luxemburgo em 37 participações nunca levou um artista que fosse natural do país. Isso levou ao descrédito do ESC no país e à perda de audiencias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel Matias,pelo menos em 1971 e 1992 o Luxemburgo foi representado por artistas luxemburguesas,respectivamente MONIQUE MELSEN e MARION WELTER. Alem dasrazoes por si mencionadas,o declinio da francofonia no ESC e os fracos resultados apos meados dos anos 80,afastaram o pais do ESC.0

      Eliminar
    2. Miguel Matias-tambem em 1984 foi uma cantora luxemburguesa q representou o seu pais no ESC, Sophie Carle - alias um dos mais incriveis shows de "desafinaçon" da historia do ESC. Vale a pena ir ver,porque ate e divertido!

      Eliminar
  2. Pedro Carvalho15:09

    Será este o país que a EBU disse que ainda estava em negociações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:58

      Creio/julgo/penso/suponho que o pais que ainda esta em negociaçoes e a Grecia.

      Eliminar
    2. Anónimo14:25

      Esse país é a Bulgária. Segundo fontes da BNT (o canal estatal búlgaro) o "Não" a Viena não é, ainda, definitivo. Ao que parece vai tudo depender do resultado que a Bulgária obtiver no Júnior deste ano.

      A participação da Bulgária deste ano resulta de uma parceria entre a BNT e um canal privado, um dos mais vistos do país, sendo tal participação patrocinada por um dos cantores de maior renome na Bulgária, Slavi Trifonov. Se a Bulgária ficar bem classificada no Júnior, pode haver a possibilidade deste país se juntar à lista de participantes e dar origem a mais uma parceria entre esses dois canais televisivos.

      Eliminar
    3. Grecia,Bulgaria...gosto de ambos os paises,gosto da cultura musical,mas em certas coisas continuam imersos na cultura bizantina do sim,nao,talvez...existe ou nao dead-line?A estaçao tv tem ou nao de ser membro da EBU?Regras iguais pra todos pleeaase!

      Eliminar
  3. Anónimo15:11

    eu creio que sim, as pessoas já disseram que gostariam de ver o país na eurovisão mas a emissora RTL está sempre a dizer que não, é um dos países fundadores do ESC e tiveram sempre boas classificações, não percebo porque que não quer participar, logo que já não participa já cerca a 21 anos, mas o Jon Ola Sand diz que vai haver 40 países ele disse no Twitter, espero bem que seja o Luxemburgo. LUXEMBURGO REGRESSA AO ESC JÁ. A EBU pode deixar-lhes participar nesta edição não pode?.

    ResponderEliminar
  4. Pedro Carvalho15:16

    Anonimo das 15.11: A RTL é membro de pleno direito da UER, por isso pode participar no ESC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:17

      Eu anonimo das 15:11 - Pedro Carvalho, eu sei que o luxemburgo pode participar quando quiser mas o prazo das inscrições terminou, é isso que me estava a referir.

      Eliminar
  5. Agradar-me-ia IMENSO o regresso do Luxemburgo ao ESC. Apesar de ter estado ausente todos estes anos,o Luxemburgo continua a ser para muitos de nos um pais elemento basico na familia do ESC. Ines Pinto deu uma interpretaçao excelente da senhora do mar,sem se colar ao original da Vania Fernandes.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:19

    O ESCPORTUGAL continua a distanciar de todos os outros websites da temática, mostrando um enorme rigor e uma estrondosa qualidade (e diga-se rapidez) na apresentação de artigos ainda não difundidos no meio, em vez de aderir ao regime de copy paste de outros sites! Há que enaltecer isso! Obrigado Nuno Carrilho, Nelson Costa, João Diogo! Obrigado ESCPORTUGAL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Carvalho17:06

      100% de acordo. Se tivessem uma versão em inglês, ultrapassavam rapidamente os sites estrangeiros. Bem hajam

      Eliminar
    2. Um amigo meu na Finlandia tem no PC dele uma funçao que lhe permite ver/ler o ESCPORTUGAL traduzido para ingles.Nem ele proprio sabe donde vem aquela funçao - sera do operador? Ele considera o ESCPORTUGAL o melhor de todos os sites eurovisivos!

      Eliminar
    3. Anónimo18:17

      AGREED. Parabéns ESCPortugal! (h) :)

      Eliminar
    4. Anónimo23:11

      RG, right-click na página e... o google traduz, não é nada de novo nem magia negra

      Eliminar
    5. Obrigado pelo esclarecimento,mas fiquei na mesma.Right-click para mim nao significa nada.Talvez seja magia cor-de-rosa. :-))

      Eliminar
    6. Anónimo11:13

      anonimo das 23.11: o google translator traduz mal, mal, mal... essa não pode ser a solução

      Eliminar
  7. Anónimo20:51

    Ficava feliz se o Luxemburgo volta se mas eles nao nos deram muitos pontos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:35

      Ficava feliz se o Luxemburgo VOLTASSE

      ou

      FICO feliz se o Luxemburgo VOLTAR

      Eliminar
    2. Anónimo14:01

      E bom poder constatar que nao sou o unico a corrigir,de vez em quando,calinadas gramaticais aqui na secçao de comentarios. Infelizmente o meu teclado nao inclui acentos ortograficos portugueses.De qualquer modo BEM HAJA,Anonimo das 10:35!

      Eliminar
  8. A par com a França,o Luxemburgo era dos melhores "clientes" de Portugal no ESC e,ATENÇAO!!, antes de ter sido introduzido o televoto!Com a percentagem d populaçao d origem portuguese q ha la,creio q Portugal beneficiaria de mais uma fatia de efeito diaspora,caso o Luxemburgo voltasse ao ESC.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo02:23

    luxemburgo tem 100.000 portugueses, era bom que voltasse

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:44

    Parabens, é curiosos porque a lingua portguesa no Luxemburgo é extremamente importante, devido à grande quantidade de população portuguesa que la vive, a tal ponto de ja exigirem em alguns empregos o se falar portugues (aconteceu a um familiar meu, exigirem como pre-requesitos o portugues)

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:50

    Maior percentagem de emigrantes no Luxemburgo é portuguesa, equivalente a 16%
    Com o televoto Portugal leva os 12 pontos a brincar! Agora o júri, já não sei bem como será, caso a sua participação aconteça! Mas fico muito feliz pelo interesse em voltar! Vá lá! É a edição 60!
    PS: A Andorra e o Mónaco também poderiam regressar!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.