Slider

Anastasiya Prykhodko: "Não volto a cantar para invasores"

Anastasiya Prykhodko, a cantora ucraniana que representou a Rússia no ESC2009, tem sido alvo de uma campanha difamatória nos meios de comunicação russos, devido à sua posição a favor da Ucrânia nos conflitos entre os dois países.

'Não volto a cantar para invasores! Nem volto a cantar nem sequer faço intenções de regressar ao país'  afirmou Anastasiya Prykhodko à Radio Free Europe. A cantora, filha de pais russos mas nascida em Kiev, que em 2009 fez história ao adquirir o direito de representar a Rússia no Eurovision Song Contest, em Moscovo, tem sido alvo de uma campanha difamatória nos meios de comunicação russos, intitulada como 'um dos maiores inimigos russos no estrangeiro'

Toda esta revolta para com a cantora deve-se, ao facto de esta ter demonstrado o apoio à Ucrânia no conflito que esta trava com a Rússia: 'Eu demonstrei pela primeira vez a minha posição política, quando cantei na Praça da Independência em dezembro. No momento, Yanukovycg ainda era presidente e sabia que corria o risco de perder tudo. Mas o futuro do nosso povo, tem de ter prioridade perante o nosso.". A 31 de agosto, a estação russa NTV emitiu um programa chamado '17 amigos da Junta', onde Anastasiya foi considerada uma rebelde anti-Rússia, sendo que a emissão contou com imagens da sua avó russa a chorar e a descrever a neta como uma 'fonte de vergonha' para toda a família. Separadamente, o cantor russo Iosif Kobzon descreveu a sua prestação no Eurovision 2009 como 'uma vergonha' e que a cantora é 'uma menina de rua, que jura como uma prostituta'.

Nos últimos meses, Anastasiya Prikhodko juntou-se a um grupo de estrelas eurovisivas ucranianas, como Mariya Yaremchuck, Ruslana e Zlata Ognevich, visitando o leste do país, onde os conflitos com as forças separatistas russas tiveram os maiores estragos, tendo colocado diversas fotografias nas redes-sociais com símbolos ucranianos, o que reacendeu a polémica nos media russos. No entanto, a cantora continua contra a Rússia no conflito, sendo uma das pioneiras no apoio à proibição de emissão de programas russos em território ucraniano: 'Já chega de hipocrisia, ódio e estupidez. Já chegam de programas televisivos altamente propagandistas! Sou completamente a favor de uma televisão meramente cultural'. Anastasiya revela ainda que 'não tem amigos russos e que as poucas amizades que tinha com colegas do país deterioraram-se rapidamente' e que no início não foi fácil ler 'ameaças de morte, injúrias e ataques pessoais' nas redes sociais. A terminar a entrevista, Prykhodko enfatizou a sua posição 'Eu já disse que, para mim, a maior traição possível é cantar para um povo invasor! Vou permanecer fiel a esta posição! Para Sempre!'.

Como dito anteriormente, Anastasiya Prykhodko venceu a final nacional russa em 2009, depois de ter sido eliminada na seletiva ucraniana, tornando-se a primeira estrangeira a representar as cores russas no palco eurovisivo. Com o tema Mamo, a cantora recebeu 91 pontos, tendo alcançado o 11.º posto na Grande Final. Recorde a sua prestação, de seguida:


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: wiwibloggs/radiosvoboda e Imagem: eurovision.tv
9
( Hide )
  1. Anónimo19:23

    Valente coragem! Uma heroina

    ResponderEliminar
  2. Toda a minha solidariedade para com Anastasiya e a grande naçao que se chama UCRANIA. Dum ponto de vista eurovisivo" Mamo" foi,para mim,uma performance de arte audio-visual,do melhor que a Russia tem enviado ao ESC,junto com 94 e 2003.Mas esta Russia de HOJE...E o regresso do czar ou da URSS?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:40

    É mesmo uma mulher com M grande, parabéns Anastasiya!

    ResponderEliminar
  4. Pedro Carvalho21:43

    Adorei esta cantora no ESC e agora gosto ainda mais!!
    PS: Será que o Rui Andrade tem a mesma opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunta MUITO PERTINENTE e com toda a RAZAO DE SER. Compartilho!

      Eliminar
  5. Anónimo22:04

    BRAVO!!!! (h)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo04:01

    Seria uma pergunta pertinente se a Rússia tivesse invadido Portugal, o que não foi o caso lool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Invasor e sempre invasor,infractor de direitos civicos e sempre infractor de direitos civicos, seja onde for, e deve ser boicotado.Sem lol.

      Eliminar
    2. Anónimo03:59

      Invasor é sempre invasor, e querem me ver que a Rússia invadiu a Ucrânia a mando do Rui Andrade?! (com um grande loooool)

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.