Slider

Festival OTI celebra hoje 40 anos

No dia 25 de novembro de 1972 acontecia, em Madrid, a 1.ª edição do Festival OTI, Grande Prémio da Canção Iberoamericana. Um festival, inspirado na Eurovisão, e que reunia países que falam castelhano e português e que conseguiu reunir grandes nomes da música. Homenageamos, neste breve artigo, um festival que marcou gerações e que teve, à época, uma comunidade de fãs muito assinalável.

O Palácio de Congressos e Exposições de Madrid recebeu o primeiro Festival OTI, Grande Prémio da Canção Iberoamericana em 1972, que pretendia homenagear a comunidade de países que falam castelhano e português. Nasceu inspirado no Festival Eurovisão, tendo tido 17 edições, uma das quais em Lisboa. 40 anos depois, o festival já não existe, apesar de algumas tentativas de o reanimar. A última edição, realizada no ano 2000, pecou por ter sido realizada em condições técnicas muito fracas, tendo como consequência uma má transmissão televisiva, baixas audiências e o desinteresse dos países participantes. A par disso, diversas catástrofes naturais assolaram os países latinos, motivando a sua interrupção definitiva.

Portugal foi representado por diversos cantores bem conhecidos da nossa praça, alguns dos quais saídos do Festival RTP da Canção. Na 1.ª edição de 1972, Portugal foi representado por Tonicha, com o tema que se segue, com autoria de José Cid. Alcançou o 6.º lugar:


Durante as dez primeiras edições, entre 1972 e 1981, a votação era por via telefónica, mediante jurados em cada país, tal como na Eurovisão. A partir de 1982, um só jurado de sala avaliava as canções, o que originou diversas polémicas. Ao longo das suas edições, alcançou o máximo de 25 países participantes.

Em 2000, precisamente no sua última edição, o festival contou pela primeira vez com um país africano, a Guiné Equatorial. O objetivo seria abrir o festival, a partir dos anos seguintes, aos países africanos de língua portuguesa.

Espanha e México foram os países com maior número de vitórias, concretamente seis cada um. Argentina ganhou quatro vezes e o Brasil três vezes. Portugal não alcançou qualquer vitória, contudo, conseguiu atingir melhores resultados do que no festival Eurovisão: Uma vez em 2.º lugar, três vezes em 3.º lugar e uma vez em 6.º lugar.

A melhor posição de Portugal foi, então, a conquista de um 2.º lugar em 1984 por Adelaide Ferreira, com o tema “Vem no meu sonho”. No ano seguinte, viria a ganhar o Festival da Canção e representar Portugal na Eurovisão:


Os terceiros lugares foram conquistados por Beto, José Cid e Anabela.

Festival OTI 1979 – Portugal 3.º lugar (vídeo da OTI não disponível):


Festival OTI 1993 – Portugal 3.º lugar:


Festival OTI 1998 – Portugal 3.º lugar:


Em 1987, Portugal foi anfitrião deste festival, realizado no Teatro São Luís, em Lisboa. Foi considerada uma das mais bem produzidas edições de sempre. Nessa edição, ganha pela Venezuela, o nosso país foi representado por Teresa Mayuco.


O "nosso" Festival OTI foi apresentado pela dupla Ana Zannati e Eládio Clímaco, outros dois nomes muito ligados às seleções nacionais para a Eurovisão.

De entre os artistas que representaram Portugal contam-se diversos representantes de Portugal na Eurovisão como Paulo de Carvalho, Simone de Oliveira, Dora e Dulce Pontes. Lena d’Água foi a última representante portuguesa no ano 2000.

Alguns dos temas portugueses acabaram por fazer sucesso entre nós. É o caso de "Abandonada", canção muito conhecida de Ágata,  representante portuguesa da OTI 1997. Veja ou reveja o vídeo.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL, AEV, WIKIPEDIA / Imagem: GOOGLE
11
( Hide )
  1. Anónimo13:47

    Foi no Teatro São Luíz e não Tivoli :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:10

    Muito bom este artigo. Parabéns a quem o escreveu. Duas pequenas curiosidades: a canção de Tonicha teve pouco tempo depois uma versão em inglês, por um cantor britânico. Por vezes o Brasil atuava em... castelhano!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:38

    Muito bom artigo. Muito científico e teórico, bem documentado quer textual quer imajamente.

    Só falta dizer que, na prática, este festival da OTI acabou por ser o Festival da Otite, tal era a fraca qualidade das canções.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:05

    Que bom recordar!!! Mas, ao mesmo tempo, fiquei triste porque tudo está a morrer: a OTI e agora tb o ESC

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:25

    Ai a Agata... não possssssooooo

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:55

    Portugal nunca teve muito sucesso neste OTI mas quando a Ágata foi, em 1997, foi a bomba de água, o canto do cisne, o esgalhar furioso do peru à frente do machado: ficou tudo perdido para sempre.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo22:56

    Ai a Tereza Maiúkco! Ke ke feito dela?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:30

    Ainda bem que me fizeram recordar o Festival da OTI. Este festival marcou imensamente a minha vida.

    Aliás, a RTP costumava transmiti-lo sempre que se rezalizava?

    Sidónio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Ramos01:37

      Sim, a RTP transmitia sempre. Não transmitia em direto devido à diferença horária

      Eliminar
  9. Anónimo08:59

    anonimo das 10.55: Portugal nunca teve muito sucesso no OTI? Então o 2.º lugar e os 3.º lugares não são bons resultados?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:08

    Adorei recordar este festival. VOLTAAAA

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.