Slider

Olhares sobre o FC2011 - Resultados finais

Com a edição de hoje chega ao fim a inédita e ousada temporada de 2011 do “Olhares sobre o FC”. Este ano a vertente de iniciativa foi distinta da habitual (quisemos saber a opinião dos fãs estrangeiros sobre as canções do FC2011; o método 50/50 foi aplicado dado que dos 12 jurados, 6 são portugueses e os 6 restantes são estrangeiros), e esta não se pode despedir sem demonstrar o profundo agradecimento que todos sentem pelo apoio dado pelos fãs! O “Olhares sobre o FC2011” teve milhares de visitas; foi seguido pelos próprios concorrentes ao certame deste ano, mereceu destaque em variados sites nacionais e internacionais, serviu ainda de inspiração a rubricas da concorrência e foi alvo de elogios que deixam toda a equipa orgulhosa do trabalho que foi feito.


Pelo reconhecimento e sucesso obtido, aqui fica o MUITO OBRIGADO por terem acompanhado este espaço que ao longo de 12 dias avaliou cada uma das participantes no Festival da Canção 2011. Para finalizar, não posso também deixar de agradecer a disponibilidade obtida por parte de todos os colaboradores (conheça-os AQUI) que juntamente comigo (Eurico Alves), tornaram possível a edificação do “Olhares”. São eles: Fabiana Silva e Sanio Silva (JanelaESC), Nelson Costa e Fotis Konstantopoulos (Oikotimes), José Hernández (eurovision-spain), Keith Mills (All Kinds of Everything), Theofilos Toronidis (ESC Daily), André Marques, Gil Silva, Gonçalo Pedrosa e Nuno Carrilho (escportugal). O “Olhares” despede-se, por enquanto... Continue atento!

Bem, vamos então passar à última canção deste ano. "O Mar, o Vento e as Estrelas" será a 12ª canção a pisar o palco do FC2011 e o 12º lugar foi também aquele que lhe calhou na clissificação geral do "Olhares sobre o FC2011". Saiba mais AQUI.

Classificação geral:
1º: Tensão - Filipa Ruas: 103 pontos
2º: Chegar à Tua Voz - Wanda Stuart: 95 pontos
3º: Quase a Voar - Henrique Feist: 94 pontos
4º: Em Nome do Amor - Rui Andrade: 94 pontos
5º: São os Barcos de Lisboa - Nuno Norte: 87 pontos
6º: Sobrevivo - Carla Moreno: 79 pontos
7º: Embalo do Coração - 7saias: 74 pontos
8º: Deixa o Meu Lugar - Inês Bernardo: 67 pontos
9º: Se Esse Dia Chegar - Tânia Tavares: 57 pontos
10º: Luta é Alegria - Homens da Luta: 54 pontos
11º: Boom Boom Yeah! - Axel: 43 pontos
12º: O Mar, o Vento e as Estrelas - Ricardo Sousa: 34 pontos

Nota: Este Top12 demonstra a classificação resultante da opinião independente tida pelos jurados do "Olhares", não significando que seja este o Top12 do site escportugal.pt.vu. O site em si não tem um top definido; o clima de isenção que se deve ter num meio de comunicação como este continua mantido. O escportugal não demonstra qualquer apoio oficial a nenhuma das 12 participantes no FC2011.

Fonte: escportugal / Imagem: escportugal
12
( Hide )
  1. Shevek23:31

    É a primeira vez que estou a seguir secção dos Olhares. Acho uma óptima ideia. Não posso, no entanto, discordar mais da opinião dos convidados sobre a canção que está em 1º lugar. 'Tensão' é uma canção típica do MF (um schlager sueco) que apenas atrairá os fanáticos admiradores deste tipo música. As canções que estão classificadas entre o 2º e o 5º lugares são sem dúvidas as melhores juntamente com 'Embalo do coração'.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:23

    Estou plenamente de acordo com este comentário.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:44

    Pois eu pessoalmente não acredito nada em canções "típicas" de um país. Se fosse realmente esse o caso, teríamos de levar um faduncho ou um corridinho todos os anos.
    Esse tipo de expressões são típicas dos fãs eurovisivos dos sites acerca do ESC.

    Relativamente ao Olhares, acho que faria mais sentido dps da realização da sondagem que está neste momento a decorrer. Apenas pq as opiniões serão de certeza absoluta enviezadas dps do Olhares.

    Tensão,Sobrevivo e São os barcos de Lisboa são as minhas favoritas.

    ResponderEliminar
  4. Shevek00:40

    "Pois eu pessoalmente não acredito nada em canções "típicas" de um país."

    Nem eu, Anónimo das 11.44 PM. O facto é que o MF está repleto de cançãoes assim, que têm sucesso na Suécia e países limítrofes. Eu acredito em boas canções originais, escritas por autores que conhecem Portugal.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo04:14

    Não vejo que Grécia, Turquia e toda a Europa de leste seja limítrofe à Suécia, contudo entendo o teu ponto de vista da originalidade.
    Eu considero "Tensão" bastante original e uns níveis (mtos) acima do género em Portugal e penso que agradará concerteza a muita da audiência que se dá ao trabalho de ligar para votar. E não só nos países limítrofes da Suécia, como nos de Leste, balcãs, centro-europa, etc.
    Só não o afirmo a 100% pq me estou a basear somente em minuto e meio de tema e sem apresentaçaõ visual em palco.

    "Eu acredito em boas canções originais, escritas por autores que conhecem Portugal."

    Eu também, mas não sou tão exigente. Se o fosse concerteza não poderia gostar da "Senhora do mar" feita pelo Babic e a verdade é que amei!
    Assim como gosto mto do "Haba Haba" este ano que de Norueguesa tem muito pouco.

    ResponderEliminar
  6. Shevek12:19

    "Eu também, mas não sou tão exigente. Se o fosse concerteza não poderia gostar da "Senhora do mar" feita pelo Babic e a verdade é que amei!
    Assim como gosto mto do "Haba Haba" este ano que de Norueguesa tem muito pouco."

    Anónimo das 04.14 am,

    Eu quis dizer que a canção que represente um país deve ser interpretada, composta e escrita por uma equipa que conheça a cultura desse país. Isto não quer dizer que tenha de ter nascido lá. Noruega 11 é uma canção que reflecte a herança cultural de uma mulher com origens no Quénia e que cresceu na Noruega. Acho óptimo. Só é pena que a cantora não cante muito bem

    Quanto a 'Senhora do Mar', considero que é uma grande canção.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:13

    Eu prefiro não seguir o caminho de que a canção tem de transmitir necessariamente a cultura de um país, ou que a equipa por detrás tem de ser Portuguesa ou conhecer os costumes portugueses penso que é extremamente limitativo.
    O pré-requesito de ter de ser cantado em Português já nos corta um pouco as asas para ir mais além. Tem vantagens e desvantagens, mas é limitativo.
    Por isso há que abraçar todo o género de ritmos e estilos musicais no palco do FdC.
    Portugal sempre foi multi-cultural e é isso que devemos transmitir aos restantes Europeus.

    ResponderEliminar
  8. Shevek12:48

    Nesse caso, anónimo das 6.13 PM, o ESC deve deixar de ser um conurso de países e passar a ser um simples concurso de canções, em que que equipas de autores apresentam as suas propostas.

    Portugal sempore foi um país multi-cultural, concordo. A nossa música deve reflectir a influência das culturas que connosco conviveram. 'Tensão' e 'Sobrevivo' são meros exercícios superficiais que nada acrescentam ao panorama da música portuguesa. Enfim, discordamos neste ponto e ainda bem que há opiniões diferentes.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:49

    Parabéns pela iniciativa!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:09

    "Nesse caso, anónimo das 6.13 PM, o ESC deve deixar de ser um conurso de países e passar a ser um simples concurso de canções, em que que equipas de autores apresentam as suas propostas."

    E não é assim há mto tempo?
    Estações televisivas a enviar os seus representantes independentemente se transmitem heranças culturais ou não?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo16:27

    Só o 1/2 minuto de "Tensao" acrescenta mais ao panorama musical português do que mais de 50% das representações lusas desde 1964.
    Não vou dar exemplos porque a lista seria extensa!
    Por exemplo o período de 1996 até 2008 foi uma autêntica travessia no deserto com um Oásis pelo meio, Rita Guerra em 2003.
    (Partindo do princípio que o vencedor do FdC é um acrescento ao panorama musical português obviamente).

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:29

    É uma falácia pensar-se que actualmente o vencedor do FdC é um acrescento ao panorama musical português!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.