Slider

[ÁUDIO] Portugal: Acede às canções concorrentes do Festival da Canção 2026

 


Já são conhecidas as 16 canções concorrentes do Festival da Canção 2026. 


Depois da revelação dos concorrentes da edição deste ano, a RTP, emissora pública portuguesa, divulgou as dezasseis canções do Festival da Canção 2026. O anúncio aconteceu na conferência de imprensa que teve lugar esta manhã, em Lisboa, sendo que os candidatos disputarão as duas semifinais do formato, agendadas para 21 e 28 de fevereiro, com dez candidatos a marcarem presença na final de 7 de março.

Oiça-as aqui:

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte, Imagem e Vídeo: RTP
12
( Hide )
  1. Anónimo14:06

    Os youtubers têm muito mais informações que o escportugal, que já desistiu de ser o site eurovisivo portigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que saudades suas, caro Anónimo que todos sabemos quem é :) Obrigado por continuar a visitar-nos para estes comentários :) Seja feliz

      Eliminar
  2. Anónimo15:07

    A RTP, ao contrário do que alguns dizem, até faz um esforço para diversificar os cantores quando lança convites. Quando chama artistas mais ou menos conhecidos, a ideia é que levem o seu próprio estilo e não que façam uma música “a pensar no festival”, muitas vezes idealizada como uma balada ou algo desse género.
    Um bom exemplo é o Djodje: tem grandes produções, colaborações com o David Carreira e outros duetos, além de músicas mais modernas. No entanto, para o festival, parece que mudam o chip e alteram o registo.
    O mesmo aconteceu há alguns anos com o Carlos Costa, quando interpretou uma canção do João Só ( aí porque o sorteio obrigou) mas mostra o resultado quando um cantor muda o seu registo quando tem músicas com potencial no seu repertório) .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:21

      Esta é a responsabilidade da RTP, pois criaram um ambiente em que este é o único tipo de música que se enquadra no FdC (quer em termos de género, quer por serem apresentadas num estúdio pequeno). O júri escolhido pela RTP reforça ainda que não estão a procurar premiar nada que fuja ao esperado, e é por isso que Henka foi ignorada. Assim, temos artistas de World Music mais radiofónicos, como NoMaka, Karateus e Ivandro, a apresentarem-nos músicas que agradam à RTP, mas sem qualquer sal e sabor para nem só para a Europa—mas tambem para Portugal que por longe não lhes dão atenção.

      Eliminar
  3. Anónimo16:22

    Ainda consegue ser inferior ao ano passado.... Muito mau...

    ResponderEliminar
  4. Este ano com os boicotes e estes lotes de canções (talvez boas composições para ouvir... ??...) com a falta de canções muito fortes; é desanimador. O Ano passado foi bem mais forte na minha opinião.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:17

    As musicas são particularmente más este ano - mais um ano a descer e deste vez um passo atrás gigantesco na qualidade. É incrível como alguns dos artistas até têm musicas boas no seu reportório , mas depois trazem o absoluto desastre a concurso. São os próprios artistas a escolherem musicas fracas. Há algo de errado no Festival da Canção e não é só porque estamos a falar de uma edição com as particularidades que conhecemos.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:22

    Com estas canções é melhor não perder tempo e viajar até Viena.Que miséria sempre peor.Será que não têm um pouco de imaginação.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:30

    Nenhuma canção orelhuda ou com vibes típicas da eurovisão, mas não é por isso que deixa de haver propostas capazes de nos representar de forma muito digna e autêntica. Aliás, acho que a nossa sina e imagem de marca no ESC é precisamente a de não tentar copiar nenhuma fórmula mais que batida na Eurovisão. Prova disso, são os recorrentes comentários dos estrangeiros a elogiar a nossa simplicidade e sonoridade tão "portuguesa". Posto isto, depois das primeiras audições que fiz, partilho aquele que considero ser o lote das canções com maior potencial de vender o FdC e de fazer muito boa figura no palco do ESC (dependendo ainda, claro, das autações ao vivo):
    1. "Dá-me a tua mão" - André Amaro
    2. "Doce ilusão" - Gonçalo Gomes
    3. "Rosa" - Bandidos do Cante
    4. "Chuva" - Marquise
    5. "Disposto a tudo" - Sandrino

    ResponderEliminar
  8. A que eu gostei mais foi a Sprint da ENAYA

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:56

    É obvio que quem ira representar Portugal são os Bandidos do Cante. Para além de serem dos poucos a não boicotar a eurovisão estão dentro do registo lento e dormente a que a RTP nos habituou desde que o Sobral ganhou. Ate para o junior eurovision o registo é o mesmo...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.