A RTP anunciou, nas redes sociais, os principais detalhes do Festival da Canção 2026. Além da livre submissão, a competição deste ano contará com uma Prova de Acesso.
Depois de ter confirmado a realização do concurso a 1 de setembro, a RTP anunciou, esta manhã, os principais detalhes do Festival da Canção 2026, com algumas novidades para a edição do próximo ano que contará com 16 concorrentes.
O grande destaque é a estreia da Prova de Acesso, plataforma que dará acesso a um candidato para o alinhamento do Festival da Canção. Para a edição de 2026, a RTP é parceira da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, de Lisboa e a ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Porto, com cada escola a ter indicado alunos/grupos, tendo um júri selecionado os cinco finalistas. Cada candidato apresenta um cover e um tema original (que não será concorrente), com o público a escolher, até 30 de setembro, um dos candidatos AQUI.
Além disso, a RTP volta a dar a oportunidade ao vencedor em título do Festival da Canção de atribuir um lugar à sua escolha, tal como aconteceu em 2018 com janeiro a ter sido escolhido por Salvador Sobral. Por outro lado, a livre submissão de temas atribuirá seis vagas no alinhamento do Festival da Canção, estando as inscrições abertas até 31 de outubro, com mais detalhes AQUI. As restantes oito vagas serão oriundas dos convites diretos da RTP.
Estreante em 1964, Portugal conta com 56 participações no Festival Eurovisão, tendo 47 presenças na Grande Final e a vitória de 2017 como melhor resultado. Em Basileia, os NAPA representaram o país com "Deslocado": depois do 9.º lugar na semifinal, onde alcançaram o inédito quinto apuramento consecutivo para Portugal, a banda madeirense alcançou o 21.º lugar na Grande Final com 50 pontos, fruto do 21.º lugar no televoto (13) e o 19.º no júri (37).

Que logótipos tão feios!
ResponderEliminar