Slider

EBU/UER: Nenhum país solicitou formalmente a exclusão de Israel do Festival Eurovisão

 

Apesar do amplo debate em torno da situação, a EBU/UER revelou que nenhuma emissora exigiu formalmente o afastamento de Israel do Festival Eurovisão 2026.


A participação de Israel na próxima edição do Festival Eurovisão tem sido um dos assuntos mais marcantes e fraturantes da pré-temporada com vários países a tomarem posições distintas sobre a situação. Contudo, uma reportagem da neerlandesa RTL Nieuws, citando a EBU/UER, frisa que nenhuma emissora solicitou formalmente a exclusão de Israel do Festival Eurovisão 2026: "Isso é impressionante, já que no início do processo vários países se manifestaram contra a participação de Israel" é citado no artigo.

A publicação enfatiza também que a EBU/UER está em contacto com todos os membros ativos para "obter informações sobre a sua participação no Festival Eurovisão", sendo esperado que, em dezembro, exista uma decisão sobre a participação de Israel no Festival Eurovisão do próximo ano na Assembleia Geral da EBU/UER.

Estreante em 1973, Israel conta com 47 participações no Festival Eurovisão, tendo vencido as edições de 1978, 1979, 1998 e 2018.  Representado por "New Day Will Rise" e Yuval Raphael, o país ficou em 2.º lugar na Grande Final do Festival Eurovisão 2025, fruto do 15.º lugar no júri (60) e do 1.º lugar no televoto (297). No total, a candidatura israelita venceu o televoto de 13 países (Alemanha, Austrália, Azerbaijão, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Resto do Mundo, Suécia e Suíça)

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: RTL / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.