Slider

Itália e Alemanha terão ameaçado retirar-se do Festival Eurovisão caso Israel seja afastado

 Amir Alon, antigo membro da delegação israelita, afirmou que as emissoras públicas de Itália e Alemanha ameaçaram retirar-se do Festival Eurovisão caso Israel seja excluído "sem fundamentos legais claros".


Com a participação de Israel no Festival Eurovisão a ter sido discutida na última Assembleia Geral da EBU/UER e a votação sobre o assunto a ter sido adiada para dezembro, começaram a ser reveladas algumas posições dos membros ativos da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) sobre o assunto.

Em declarações à N12News, Amir Alon, antigo membro da delegação de Israel, afirmou que as emissoras públicas de Itália e Alemanha ameaçaram retirar-se do Festival Eurovisão caso Israel seja excluído do evento "sem fundamentos legais claros". Segundo avança Amir, os representantes das emissoras insistiram, na Assembleia Geral, que não tolerarão a remoção do país a menos que haja uma base legal legítima para tal, argumento também usado pela emissora israelita.

A KAN, em comunicado no seu site oficial, afirma cumprir integralmente os regulamentos da EBU/UER e realçou a independência editorial em relação ao governo israelita, ponto que foi reconhecido pela própria EBU/UER numa declaração oficial após a Assembleia Geral, situação que distingue o caso de Israel dos casos da Rússia e Bielorrússias, cujas emissoras públicas foram consideradas instrumentos de propaganda dos respetivos regimes.

"Enquanto a guerra em Gaza continuar e as imagens do conflito chegaram ao público europeu, será difícil para países como Itália e Alemanha defenderem Israel publicamente. Esses dois países estão entre os maiores contribuintes financeiros do concurso, mantêm contacto com a EBU/UER e apoiam a KAN" declarou Amir Alon, realçando que "se a KAN for excluída, eles também ameaçaram abandonar o concurso - algo que a EBU/UER quer evitar".

Conforme foi revelado anteriormente, o futuro do conflito desempenhará um papel crucial na permanência (ou não) de Israel no concurso, com a votação prevista para a Assembleia Geral de dezembro, cujo resultado determinará a permanência ou afastamento do país por um ano no certame. Islândia e Espanha apoiaram publicamente o afastamente de Israel, enquanto a Eslovénia também concordou com a decisão ainda que não tenha emitido qualquer declaração oficial. Por outro lado, Suíça e Áustria expressaram apoio pela permanência pela manutenção de Israel, tal como Alemanha, Itália, Grécia, Azerbaijão e Chipre.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte, Imagem e Vídeo: EurovisionFun

1
( Hide )
  1. Anónimo15:54

    Isto vai acabar com o concurso e tenho cada vez menor vontade de assistir a próxima edição

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.