Slider

Áustria: Artistas e instituições culturais lançam apelo à ORF devido ao financiamento da Eurovisão

 

620 artistas e 90 instituições da Áustria assinaram uma carta aberta a apelar que a ORF não efetue cortes nas transmissões culturais para financiar o Festival Eurovisão 2026.


Sob o título "Kein Wegsparen von ORF–Kulturnachrichten und ORF-Kulturprogrammen" (em português, "Sem cortes nas notícias culturais e nos programas culturais da ORF"), vários escritores, músicos, organizadores de festivais e outros profissionais das artes criativas escreveram à emissora estatal austríaca ORF para apelar que não sejam feitos cortes na programação cultural do próximo ano para permitir que o Festival Eurovisão 2026 seja realizado na Áustria.

A campanha acontece depois de várias notícias apontarem para a necessidade de cortes no orçamento da emissora estatal, algo agravado com a necessidade de custear a próxima edição do Festival Eurovisão. Em resposta, a ORF confirmou que cancelará alguns programas e adiará outros para 2027 para poder organizar a 70.ª edição do Festival Eurovisão.

Numa pequena nota enviada à imprensa, o diretor geral Roland Weißmann respondeu à carta afirmando que a ORF continua a ser "a parceira mais confiável do cenário artístico e cultural nacional", realçando as mais de 500 horas de conteúdo cultural previstas para este verão.

Estreante em 1957, a Áustria conta com 57 participações no Festival Eurovisão, tendo vencido em três ocasiões (1966, 2014 e 2025). Em Basileia, o país foi representado por JJ e "Wasted Love": depois do 5.º lugar na semifinal, a candidatura austríaca alcançou o 1.º lugar na Grande Final com 436 pontos, fruto do 1.º lugar no júri (258) e o 4.º no televoto (178), recebendo 13 pontos de Portugal (7 do público e 6 do júri).

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem: Eurovision.tv / Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.