A emissora belga VRT revelou que não enviará equipa de comentadores para o Festival Eurovisão 2026, com Peter Van de Veire a comentar o evento a partir dos estúdios da VRT em Bruxelas.
Com a emissora belga de língua francesa RTBF a assumir a participação da Bélgica no Festival Eurovisão 2026, a emissora pública belga de língua neerlandesa VRT anunciou que não enviará equipa de comentadores a Viena, com Peter Van de Veire, comentador eurovisivo desde 2014, a fazer os comentadores eurovisivos a partir dos estúdios em Bruxelas. Contudo, a VRT NWS, divisão de notícias da VRT, enviará uma equipa a Viena para a produção de reportagens jornalísticas sobre o evento.
"Com essa abordagem, a VRT pretende cumprir o seu papel numa sociedade democrática: não como uma guardiã que decide o que o público pode ou não ver, mas como um guia confiável que ajuda as pessoas a entender o que está a acontecer, porque é algo delicado e quais questões isso levanta. (...)Dentro da EBU, a VRT tem criticado repetidamente e explicitamente a forma como o Festival Eurovisão da Canção é organizado atualmente. A VRT defende um evento que dê mais espaço à solidariedade, à conexão e à paz. A emissora acredita que a EBU não leva suficientemente em conta o contexto social e as sensibilidades existentes em grande parte do público. A VRT adota, portanto, a mesma postura crítica em relação à EBU que vários outros países da Europa Ocidental que não participam, mas transmitem o evento."
Estreante em 1956, a Bélgica com 66 participações no Festival Eurovisão, tendo vencido o concurso de 1986. Em Basileia, Red Sebastian representou o país com "Strobe Lights", não tendo ido além do 14.º (e penúltimo) lugar na semifinal com 23 pontos, sem nenhum ponto dado por Portugal.
Fonte: VRT/ Imagem/Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários
Enviar um comentário