Depois da Bélgica ter revelado detalhes sobre o seu televoto, a emissora estatal da Irlanda revelou que continua a aguardar resposta ao pedido efetuado à União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) relativamente ao televoto do Festival Eurovisão 2025.
Após a Final do Festival Eurovisão 2025, onde Israel venceu, de forma destacada, o televoto da edição, foram vários os países que solicitaram, junto da EBU/UER, detalhes sobre a sua votação do televoto na Grande Final. Semanas depois da gala, a ministra belga da Mídia, Cieltje Van Achter, revelou, no parlamento, que a emissora belga VRT já havia recebido os resultados detalhados (AQUI), com Israel a vencer a votação com 25% dos votos registados no país.
Contudo, questionada pela imprensa irlandesa, um porta-voz da emissora estatal da Irlanda RTÉ revelou que, apesar do pedido formal à União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) e à empresa responsável pelo televoto Once, não receberam ainda qualquer resposta sobre os resultados do país. Nas declarações, a RTÉ reafirmou o apoio à revisão do processo de votação anunciada por Martin Österdahl, Supervisor Executivo demissionário do Festival Eurovisão, mas sublinhou a urgência de reforçar a transparência com a divulgação dos dados específicos por país. A emissora frisa que o silêncio das entidades após dois meses apenas agrava o clima de desconfiança entre fãs e delegações.
Estreante em 1965, a Irlanda conta com 58 participações no Festival Eurovisão, contabilizando um total de 7 vitórias (70, 80, 87, 92-94 e 96). Em Basileia, EMMY representou o país com "Laika Party", tendo alcançado o 13.º lugar na semifinal com 28 pontos, falhando o acesso à Grande Final.
Fonte: RTÉ / Imagem: Google / Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários
Enviar um comentário