Em entrevista ao Il Sole 24 Ore, o diretor-geral da emissora são marinesa SMRTV, Roberto Sergio, declarou que a estação está a ponderar não participar mais no Festival Eurovisão da Canção. Na entrevista, o Roberto Sergio manifestou a sua frustração com a votação no Festival da Eurovisão: "a situação não nos pareceu nada clara. Pouca transparência na televotação, nos votos dos júris, nos resultados. Nestas condições, estamos a considerar seriamente não participar nas próximas edições do Festival Eurovisão da Canção".
São Marino é o terceiro país a levantar questões sobre a sua futura participação no Festival Eurovisão da Canção. A VRT, emissora flamenga na Bélgica, declarou que irá reconsiderar a sua participação futura se a UER não rever o sistema de votação. Já a RTVSLO, da Eslovénia, declarou que irá reconsiderar a sua participação se a UER não responder adequadamente às preocupações sobre a votação.
A SMRTV de, São Marino, já tinha levantado preocupações sobre a votação no Festival Eurovisão da Canção, mas antes focou-se na forma como o seu televoto era calculado, uma vez que a pontuação de São Marino é determinada por um algoritmo.
Gabry Ponte representou São Marino no Festival Eurovisão da Canção 2025 com "Tutta L'Italia". Levou São Marino à sua primeira participação numa final desde 2021. Na final, o país ficou em 26º lugar, último, com 27 pontos.
Sem comentários
Enviar um comentário