Slider

[LIVE BLOG] ESC2025: Acompanha connosco o primeiro ensaio geral da semifinal 2

O ESCPORTUGAL está no St. Jakobshalle para acompanhar o primeiro ensaio geral da semifinal 2 do Festival Eurovisão 2025


[14h26]  Já estamos no St.Jakobshalle, arena sede do Festival Eurovisão 2025, para acompanhar o primeiro ensaio geral da semifinal 2 do concurso. Os 16 países concorrentes (bem como os três finalistas automáticos - Reino Unido, Alemanha e França) sobem ao palco. Não é permitida a recolha de imagens nem vídeos pela imprensa na arena, mas iremos fazer um resumo de todas as atuações da tarde.

[14h27] A imprensa acreditada já está na arena para acompanhar o primeiro ensaio geral da edição. Faltam poucos minutos para o ensaio geral desta tarde. De realçar que, esta noite, os artistas voltam a ensaiar no jury show: ainda que o júri não vote nas semifinais, todos os painéis votarão nos seus favoritos, sendo que a votação apenas será utilizada em casa de falha no televoto.

[14h30] O vídeo de introdução da semifinal é diferente do que vimos ontem e mostra alguns dos momentos da Turquoise Carpet. Em palco, um membro da produção (não deverá ser ele amanhã) transporta um coração luminoso com a bandeira da Suíça. Um problema técnico leva à repetição do momento.

[14h34] Temos pirotécnia no momento... um tanto inesperada. As duas apresentadoras surgem do fundo do palco. Pareceu-nos que haverá algo mais por aqui na abertura de amanhã...

[14h37] A estrutura da atuação da Austrália é realmente grande e a sua montagem poderá levar algum tempo adicional (hoje ficou pronta mesmo no momento certo...). Go-Jo começa a prestação fora da mesma sendo acompanhado por uma bailarina e na televisão parece um anúncio televisivo. No primeiro refrão, o cantor entra na estrutura e muda de figurino, chegando posteriormente uma nova bailarina vestida de velha que muda igualmente de figurino. Go-Jo termina a atuação em tronco nu e vem até à passadeira da frente do palco. Diversão na abertura da gala.

[14h42] Segue-se Montenegro no alinhamento. Nina surge sozinha em palco, com um figurino branco e uma venda (Neon Soho são vocês?), fazendo uso das várias máquinas de fumo disponíveis. Um grande jogo de luzes, com Nina a mostrar o seu poder vocal. Nota negativa para o figurino escolhido: o efeito desejado na televisão não resultou e pareceu, em vários momentos, que a cantora estava "presa" no mesmo... Na parte final a cantora segue para a parte da frente do palco e a "capa" do vestido é-lhe retirado. Será uma surpresa na hora dos apurados?

[14h46] Outra estrutura enorme é usada na Irlanda com EMMY a iniciar a atuação no seu topo. Quatro bailarinos acompanham a artista, enquanto um DJ está na dianteira da estrutura que se assemelha a uma nave espacial. O palco recorre às cores azul e rosa (parece ser tendência este ano) e temos pirotecnia no final da atuação.  A Laika é recordada numa constelação na parede LED. Uma atuação muito estática para aquilo que esperávamos... 

[14h51] Uma das apresentadoras intervem para o palco da Irlanda ser desmontado e a enorme cortinha de fios da Letónia ser suspensa. As cantoras surgem no meio dos fios e fazem uso dos mesmos durante toda a atuação. Com o jogo de luzes, a cortina assemelha-se a chuva, com o palco a ganhar também os tons laranja e vermelho nalguns momentos. Um reparo: algumas cantoras ficaram com alguns fios presos nos adereços da cabeça, algo que não nos parece ter sido suposto... Conseguiu captar a atenção de toda a imprensa, o que poderá ser um bom presságio.

[14h56] A Arménia segue-se no alinhamento, com uma passadeira a ser montada na parte dianteira do palco. PARG surge na ligação entre as duas partes do palco, em tronco nu, com as luzes a descerem. (O palco da Letónia não ficou desmontado a tempo e foi necessário um curto intervalo). A atuação da Arménia conta com alguns efeitos na televisão, sendo que PARG faz praticamente toda a atuação na passadeira. Temos fumo e fogo preso na atuação e o cardio feito durante os três minutos não afetou o desempenho do artista.

[15h01] O barco à vela da Áustria é montado no centro do palco (No meu país há um rio... que corre sem parar!) e foi preciso algm tempo adicional para a conclusão da montagem. JJ surge embrulhado numa espécie de lençol e um candeeiro está aceso. Um barco de papel desce na sua direção, com a atuação a preto e branco. Aquando do primeiro refrão, o mastro subiu (Ok, pode parecer estranho, mas foi o que aconteceu) e a vela começou a ser içada, com os LEDS e a máquina de fumos a simularem uma tempestade. O facto da atuação ser integralmente a preto e branco parece não ter agradado a todos... Um grande momento de televisão está garantido. Se vence? Veremos...

[15h06]  Um vídeo, transmitido no intervalo, mostra algumas imagens do Eurovillage da edição deste ano, enquanto temos o palco do Reino Unido a ser preparado.

[15h09] As representantes do Reino Unido começam a atuação na parte dianteira do palco, de costas para o público, com uma estrutura a imitar a cabeceira de uma cama.Temos pirotecnia no arranque do primeiro refrão. Os figurinos das cantoras podem fazer referência a histórias de princesas da Disney... A meio da atuação, as artistas seguem para o centro do palco onde está um candelabro tombado com algumas velas. Há muita interação com as câmaras (provavelmente a atuação que mais faz isso) e a atuação termina no início. 

[15h13] O palco da Grécia também precisou de tempo adicional. Temos uma pedra gigante em palco e uma espécie de passadeira atrás. A cantora surge com um vestido escuro com alguns brilhos, num palco completamente escuro. Os LED's abrem no arranque do primeiro refrão e ganham imagens de fogo, com uma bailarina a entrar no palco. A meio da atuação, a passadeira com a bailarina em cima, é levada, e Klavdia continua a atuação em cima da pedra, enquanto os LEDs ganham novas cores: já tivemos azul, em represtação da água, e depois o vermelho, com referências a lava na parede. O palco escurece e a artista aparece no último plano com um vestido branco. 

[15h17] A banda da Lituânia é a próxima a atuar. Os figurinos são os cinza que nos habituaram e a atuação conta com o palco todo cheio de fumos. Nos LED's vemos uma casa e uma floresta, tudo em tons cinza. Os ecrãs da arena estão na maioria do tempo desligados, o que não nos dá percepção de como a imagem passa para casa. O vocalista e dois músicos seguem para a parte de frente do palco a meio da canção. É uma grande atuação... mas que parece não ser consensual.

[15h21] Malta aposta tudo nesta atuação. Temos uma semi bola de espelhos e uns lábios insufláveis, enquanto Miriana surge com um vistoso vestido amarelo com apontamentos em preto. (O palco não ficou pronto e há um compasso de espera). Dois bailarinos surgem em palco e tiram a artista da estrutura, juntando-se duas bailarinas. No primeiro Serving, Miriana tira o vestido amarelo e começa a coreografia com os bailarinos. Temos leques e fumo preso, bem como muita interação com as câmaras. Na parte final, as bolas de pilates ganham protagonismo na parte dianteira. "Diva not Down" pode ler-se no final no LED. As opiniões, contudo, dividiram-se...

[15h27] A Geórgia é o país que se segue no alinhamento, com a artista a iniciar a atuação no topo de uma estutura branca. Quatro bailarinos protagonizam os primeiros instantes da atuação, contando com algumas bandeiras brancas na segunda parte da canção. A cantora sai da estrutura, deixando o vestido branco, e desloca-se para a parte da frente do palco. 

[15h31] Uma das apresentadoras visita as cabines dos comentadores, enquanto o palco de França é montado com uma enorme (mas enorme mesmo!) carpete preta. Um saco de areia é aberto no centro do palco, sendo espalhada por vários técnicos. Um espelho é colocado na areia, com a montagem a demorar vários minutos. Independentemente do alinhamento na final, França contará com um intervalo antes.

[15h34] Louane inicia a atuação deitada na areia com uma ampulheta na mão. No início da atuação de França começa a cair areia do teto, o que se mantém durante toda a prestação de Louane. A meio da prestação, a cantora encontra o espelho na areia com uns dos melhores planos de câmara. É uma das atuações mais intensas e bem conseguidas do ano, sem sombra de dúvidas. Os momentos finais são muito fortes! Uma possível vencedora da edição.

[15h38] As apresentadoras surgem em palco com vassouras e aspiradores para ajudar a limpar a areia.

[15h40] Continua a montagem para a atuação da Dinamarca com alguns problemas técnicos na entrada das apresentadoras.

[15h42] Sissal começa a atuação numa pequena estrutura redonda no centro do palco com cortinas até cima. O palco ganha as cores azuis e o longo casaco que usava da lugar ao figurino que vimos nos ensaios. Bailarinos entram na atuação e fazem mover as cortinas, com auxílio da máquina de fumos e de vento. Os bailarinos seguem para umas pequenas estruturas para os pés com muito pano a esvoaçar na parte final da atuação. Não nos parece suficiente para terminar com o enguiço dinamarquês…

[15h47] Segue-se o cantor da Chéquia. Sozinho em palco, ADONXS não mudou o figurino que vimos nos ensaios individuais. Temos vários momentos à Lena Philipsson, com o palco dominado pela cor branca. Quatro bailarinos juntam-se ao cantor e retiram-lhe parte do figurino. No momento dance temos muitas cores laranja e vermelha, seguindo  o cantor sozinho para a parte da frente com a máquina de vento perto do máximo de potência. 

[15h50] Temos o Luxemburgo em palco. Laura começa a atuação deitada no chão do cenário. Cinco bailarinos juntam-se à artista que, após o primeiro refrão, Segue para a parte dianteira. O rosa domina o palco, com os LEDs de fundo a mostrarem uma casa de bonecas. Temos uma mudança de figurino na parte final da canção.

[15h55] Yuval começa a atuação na ligação do palco, com uma enorme estrutura a ser colocada no centro do mesmo.  Todo o cenário assemelha-se a um céu estrelado. A cantora de a Israel contorna a enorme estrutura após o primeiro refrão, entrando posteriormente. É uma grande atuação, com os LEDs a mostrarem imagens de água corrente, terminando a atuação com todo o cenário em branco 

[16h01] A atuação da Alemanha começa com uma enorme cortina e uma estrutura em forma de coluna gigante atrás da mesma. A cantora começa a atuação em cima da estrutura, com parte da atuação a decorrer no seu interior onde temos bailarinos. No final, o duo trocou de lugar e a cantora dirige-se para a ligação do palco. O palco usa efeitos psicadélicos brancos e toda a iluminação da sala é utilizada. Temos pirotecnia e fogo preso.

[16h06] A Sérvia é o país que se segue. princ está em palco com a máquina de fumos ligada e os bailarinos ocultos pelo mesmo. A coreografia é um dos pontos fortes da prestação  que conta ainda com fogo. Na parte final, o cantor é literalmente arrastado para a parte da frente do palco, onde termina a sua atuação.

[16h09] A Finlândia encerra o alinhamento da semifinal. Erika Vikman começa a atuação no fundo do palco, com uma estrutura a ser colocada no centro do mesmo. Tivemos algumas falhas de câmara mas que não impediram o desenrolar normal do ensaio. Erika segue para a parte da frente do palco, com muita interação com as câmaras. O microfone gigante é colocado em palco e Erika sobe para o mesmo, terminando a atuação suspensa. Temos pirotecnia e uma forte candidatura a encerrar a semifinal 

[16h11] Terminadas as atuações, temos o primeiro recap da transmissão. 

[16h12] Após todas as atuações, os três elementos do ESCPORTUGAL presentes no ensaio selecionaram as três piores e as três melhores atuações do dia (incluindo os finalistas automáticos):

Emanuel Nabais: Geórgia, Sérvia e Dinamarca (piores) & Finlândia, França e Lituânia (melhores)

João Diogo: Geórgia, Dinamarca e Sérvia (piores) & França, Letónia e Finlândia (melhores)

Nuno Carrilho: Irlanda, Geórgia e Dinamarca (piores) & França, Arménia e Israel (melhores)

[16h15] O restante ensaio decorre já sem a presença da imprensa acreditada no recinto. Relembramos que logo, a partir das 20h00 (hora de Lisboa), estaremos em direto nas redes sociais para reagir ao jury show, com comentários da Patrícia Gargaté.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL , Imagem e Vídeo: Eurovision.tv


0 0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.